terça-feira, 21 de abril de 2020

TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO - CONCEITO GERAL - INTRODUÇÃO - OS PERÍODOS HISTÓRICOS / DIVISÕES DA TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO - A DOUTRINA DA CRIAÇÃO - A DOUTRINA DE DEUS


TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO - CONCEITO GERAL - INTRODUÇÃO - OS PERÍODOS HISTÓRICOS

Teologia é a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus, e das coisas divinas. A teologia abrange vários ramos, vejamos:

Teologia Exegética

Exegética vem da palavra grega que significa extrair. Esta teologia procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras.

Teologia Histórica

Envolve o Estudo da História da Igreja e o desenvolvimento da interpretação doutrinária.

Teologia Dogmática

É o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresentam nos credos da igreja.

Teologia Bíblica

Traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia e descreve a maneira de cada escritor em apresentar as doutrinas mais importantes.

Teologia Sistemática

Neste ramo de estudo os ensinamentos concernentes a Deus e aos homens são agrupados em tópicos.

INTRODUÇÃO

O Antigo Testamento é a parte preparatória de Deus para revelações maiores e mais profundas ao homem. Por isso é especial. Deus providenciou uma revelação e mostrou seus diferentes métodos:

Sonhos - Jl 2:28 E háde ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

Jr 23:32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.

Visões - At 7:31 Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor, ( Uma Visão espiritual)

Aparições - Is 6:1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.

Histórico - A Melhor forma de revelação de Deus ao homem sem dúvida é através da história. Através da convivência com Deus, através das experiências com Ele.

OS PERÍODOS HISTÓRICOS DA TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO

Assim como os apóstolos do NT com suas epístolas, eram de muitas maneiras, os intérpretes dos Atos e dos Evangelhos, assim também a teologia do AT poderia semelhantemente começar com os profetas por um motivo bem semelhante. No entanto, mesmo para o fenômeno da profecia bíblica, havia a realidade sempre presente da história de Israel. Toda a atividade salvífica de Deus em tempos anteriores tinha que ser reconhecida e confessada antes de alguém poder ver mais firme a revelação adicional de Deus. Devemos, portanto, começar onde começou: na história — história verdadeira e real.

A Era Pré-Patriarcal

Sem dúvida, Abraão ocupou um lugar de destaque no auge da revelação. O texto avança da extensão desde a criação e descreve a tríplice tragédia do homem como resultado da queda, do Dilúvio e da fundação de Babel para a universalidade da nova provisão da salvação da parte de Deus para todos os homens, através da descendência de Abraão.

A palavra principal é "Benção" repetida da parte Deus — que existia apenas no estado embrionário. No inicio, trata-se da "Bênção" da ordem criada. Depois, é a "Bênção" da família e da Nação, em Adão e Noé. O auge veio na quíntupla "Bênção" para Abraão em Gn 12:1-3, que incluía bênçãos materiais e espirituais.

A Era Patriarcal

Esta era foi tão significativa que Deus Se anunciava como "Deus dos patriarcas", ou "Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó". Além disto, os patriarcas eram considerados "profetas" (Gn 20:7; SI 105:15). Aparentemente era porque pessoalmente recebiam a palavra de Deus. Freqüentemente, a palavra do Senhor "veio" a eles de modo direto (Gn 12:1; 13:14; 21:12; 22:1) ou o Senhor "apareceu" a eles numa visão (12:7; 15:1; 17:1; 18:1) ou em aparição de Anjos (22:11,15).

Os períodos de vida de Abraão, Isaque e Jacó formam outro tempo distintivo no fluxo da história. Estes três privilegiados da revelação viram, experimentaram e ouviram tanto, ou mais, durante o conjunto de dois séculos representado pelas vidas combinadas deles, do que todos aqueles que viveram durante os milênios anteriores! Como conseqüência, podemos, com toda a segurança, delinear Gn 12-20 como nosso segundo período histórico no desdobrar da teologia do AT, exatamente como foi feito por gerações posteriores que tinham o registro escrito das Escrituras.

A Era Mosaica

Israel foi então chamado "reino de sacerdotes e nação santa" (Êx 19:6). Deus, com todo o amor, delineava os meios morais, cerimoniais e civis de se cumprir tão alta vocação. Viria no ato primário do Êxodo, com a graciosa libertação de Israel do Egito, operada por Deus, a subseqüente obediência de Israel, em fé, aos Dez mandamentos, a teologia do tabernáculo e dos sacrifícios, e semelhantes detalhes do código da aliança (Êx 24-7:8) para o governo civil.

Toda a discussão quanto a ser um novo povo de Deus se derivava de Êxodo Capítulos 1 à 40;

Lv 27-2; e Números 1-54. Durante esta era inteira, o profeta de Deus foi Moisés — um profeta sem igual entre os homens (Dt 34-10).De fato, Moisés foi o padrão para aquele grande Profeta que estava para vir, o Messias. (Dt 16:15-18)

A Era Pré-Monárquica

Uma das partes da promessa de Deus que recebeu uma descrição detalhada foi a conquista da terra de Canaã.

Esta história se estende ao longo do período dos juízes para incluir a teologia das narrativas da arca da aliança em 1 Sm 4-7 os tempos se tornaram tão distorcidos e tudo parecia estar em tantas mudanças subsequentes devido ao declínio moral do homem e à falta da revelação da parte de Deus. De fato, a palavra de Deus se tornara "rara" naqueles dias em que Deus falou a Samuel (1 Sm 3:1). Conseqüentemente, as linhas de demarcação não se escrevem tão nitidamente, embora os temas centrais da teologia e os eventos-chave sejam bem registrados historicamente.

A história de Josué, Juízes e até Samuel e Reis, são momentos significantes na história da revelação deste período, são usualmente reconhecidos pela maioria dos teólogos bíblicos de hoje.

O melhor que se pode dizer do período pré-monárquico é que era um tempo de transição. o surgimento de exigência de um rei para reinar sobre uma nação que se cansou da sua experiência em teocracia conforme ela era praticada por uma nação rebelde.

Depois da Lei até Davi não há avanço teológico. Neste período, Deus é revelado como Santo, como Espírito Santo, como Eterno. A vida de Cristo é mais precisamente predita, nos sacrifícios, e ofertas e no propiciatório.

A Era Monárquica

O pedido do povo no sentido de lhe ser dado um rei, quando Samuel era juiz (1 Sm 8- 10). e até o reinado de Saul nos preparam negativamente para o grandioso reinado de Davi (1 Sm 11 —2 Sm 24:1 Rs l-2.)

A história e a teologia se combinavam para enfatizar os temas de uma dinastia real continuada, e um reino perpétuo com um domínio e alcance que se tornaria universal na sua extensão e influência. Mesmo assim, cada um destes motivos régios foi cuidadosamente vinculado com idéias e palavras de tempos anteriores: uma "descendência"" um "nome" que "habitava" num lugar de "descanso", uma "bênção" para toda a humanidade, e um "rei" que agora reinava sobre um reino que duraria para sempre.

Este período é caracterizado historicamente pela prática desenfreada do pecado e declínio de Israel.

Os quarenta anos de Salomão foram marcados pela edificação do templo e por outro derramamento de revelação divina. A Sabedoria. Assim, a lei mosaica pressupunha a promessa patriarcal e edificava sobre ela, assim também a sabedoria de Salomão pressupunha a promessa Abraão-Daví como a lei de Moisés. O conceito-chave era "o temor do Senhor" — uma idéia que já começou na era patriarcal (Gn 22:12; 42:18; Dt.10:12; Js 24:14).

Agora que a "casa" de Davi e o templo de Salomão tinham sido estabelecidos, sendo assim, os profetas poderiam agora focalizar sua atenção sobre o plano e reino de Deus no seu alcance mundial. Infelizmente, porém, o pecado de Israel também exigiu boa parte da atenção dos profetas.

Com essas revelações o mundo deveria esperar até que chegasse a " Plenitude dos Tempos " , Gl 4:4; Pe 1:10-12.

Questões Importantes Sobre Revelação

1) Distinção entre revelação e apreensão: A compreensão vinha a medida que o homem ponderava a revelação feita.

2) Revelação Parcial: Algumas coisas foram reveladas, mas não foram explicadas. A explicação pode vir mais tarde, ou não vir jamais, Dt. 29:29. Também no Novo Testamento há coisas reveladas mas não explicadas: Nascimento de Jesus através da Virgem Maria, Trindade, Dupla Natureza de nosso Senhor.

3) Revelação Universal: A revelação foi feita com o objetivo de se estender a humanidade toda : "Em ti serão bendita todas as nações", Deus disse a Abraão. (Gn 12:3)

DIVISÕES DA TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO - A DOUTRINA DA CRIAÇÃO - A DOUTRINA DE DEUS

As divisões naturais incluem as grandes doutrinas a serem discutidas:

1 - A Doutrina da Criação 

2 - A Doutrina de Deus

3 - A Doutrina do Homem e do Pecado 

4 - A Doutrina da Salvação.

A DOUTRINA DA CRIAÇÃO

A Constatação de um princípio claramente definido, tanto nas referências cosmológicas quanto bíblicas, podem desencadear novas e fascinantes descobertas que confirmem ainda mais, as sábias palavras das Escrituras.

Podemos dizer que a “Ciência e a religião são como duas janelas na mesma casa, através de ambas contemplamos as obras do Criador.

Teoria Da Grande Explosão

("BIG BANG"). A partir do estudo de Einstein. sobre a Teoria da Relatividade, outros cientistas acreditam que o Universo era uma bola imensa de hidrogênio que se expandiria indefinidamente e alcançaria distâncias quase infinitas. Eles imaginam que, em algum tempo indecifrável. houve uma grande explosão desta imensa bola de hidrogênio. Daí, surgiram os mundos, as galáxias. Na tentativa de definir as origens do Universo, procuram determinar a sua idade, sugerindo a cifra de 12 bilhões de anos. De fato, esta teoria acredita na eternidade da matéria, mas a Bíblia a refuta, quando declara que tudo em algum tempo começou a existir, "No princípio, criou Deus os céus e a terra.

A Teoria Do Panteísmo

O Panteísmo declara que Deus e a Natureza são a mesma coisa e estão inseparavelmente ligados. A ideia básica desta teoria é que o Senhor não cria nada, mas tudo emana e faz parte dEle. Entretanto, a revelação bíblica não aceita, de modo algum, este ensinamento, pois o Criador não é parte do Universo, e , sim, este foi criado por Ele. (Gn 1:1)

A Teoria Evolucionista

Criada por Charles Darwin, ensina que a matéria é eterna, preexistente. A partir daí, mediante processos naturais e por transformação gradual, os seres passaram a existir. Entretanto, a Bíblia declara que Deus criou todas as coisas, isto é, tudo teve um começo. As provas diretas da criação, além da Ciência, estão expostas na Bíblia Gn 1.1.

Teoria Da Criação, A Partir Do Nada ( Catastrófica )

Esta é talvez, a mais difundida, ensinada e pregada no meio evangélico. Declara que Deus criou tudo "do nada", mediante o poder de sua palavra. Utiliza-se como base, para a afirmação desta ideia, o texto de Hb 11.3, o qual diz que "os mundos foram criados pela palavra de Deus, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente’. Ora, entendemos que aquilo qual não é aparente, não quer dizer "do nada", mas pode referir-se à coisas imateriais.

Gênesis 1: 1 No Princípio Criou Deus Os Céus E A Terra.

Uma leitura atenta nos trará importantes informações, sobre a origem do Universo, com poucas palavras este verso nos traz três dados importantes:

1 - O Tempo da Criação

2 - O Ato da Criação

3 - O Autor da Criação

O Tempo Da Criação

Quando tudo começou?

Jo 1: 1 - 2 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.

Pv 8: 23 Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.

O Princípio é o espaço existente antes da criação

O Ato Da Criação

A Suprema precisão com que todos os astros se movem e sua disposição no universo demonstra que tudo isto não apareceu por acaso.

Sl 19: 1 Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

Sl 119: 90 - 91 A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme. Eles continuam até ao dia de hoje, segundo as tuas ordenações; porque todos são teus servos.

A DOUTRINA DE DEUS

Atributos Da Personalidade De Deus

1º Aspecto de sua personalidade INTELECTO

Is 11: 2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de INTELIGÊNCIA, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

Escolhe At 20: 28 - Ensina Jo 14: 26; - Instrui At 10:19–20 - Fala Ap 2: 7

2 º Aspecto de sua personalidade VOLIÇÃO

I Co 12: 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

- Testifica Jo 15: 26 - Envia At 13: 2, 4; - Impede At 16; 6-7 - Intercede Rm. 8: 26; - Revela II Pe. 1: 21

3º Aspecto de sua personalidade SENSIBILIDADE

Rm. 15: 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combateis comigo nas vossas orações por mim a Deus.

- Ama II Tm. 1: 7 - Entristece Ef. 4: 30

Portanto qualquer ser que pensa, que ama, que quer, é uma pessoa.

Os Atributos

Vida: Deus tem vida em si mesmo; Ap 7:17 Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará,e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima. Deus é vida ( Jo. 5:26; 14:26 ) e o princípio de vida ( At. 17:25,28 ).

Sábio: Capacidade de agir, julgar corretamente e prudentemente. Tg 3:17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável,cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. ( Jó 9:14 ; Jo 11:8-9 )

H.B. Smith define a sabedoria de Deus como o Seu atributo através do qual Ele produz os melhores resultados possíveis com os melhores meios possíveis.

Outros Atributos

- Tem Propósito Ef 3:11; - Tem Emoções Sl 103:13; - É Livre Ef 1:11; - É Ativo Jo 5:17.

Atributos De Sua Grandeza

Auto-Existência: Deus existe por Si mesmo. Ele nunca teve início, portanto Deus é absolutamente independente de tudo fora de Si mesmo para a continuidade e perpetuidade de Seu Ser. Deus é a razão de sua própria existência ( Jo 5: 26; Sl 36: 9 ).

Eterno: A infinidade de Deus em relação ao tempo é denominada eternidade. Deus é Eterno (Sl 90: 2; Dt 33: 27 ). A eternidade de Deus significa que Deus transcende a todas as limitações de tempo ( II Pe 3: 8 ) Ele é o Eterno EU SOU. Deus é elevado acima de todos os limites temporais e de toda a sucessão de momentos, e tem a totalidade de sua existência num único presente indivisível (Is.57:15).

Imutabilidade: É o atributo pelo qual não encontramos nenhuma mudança em Deus. A base de Sua imutabilidade sua perfeição porque toda mudança tem que ser para melhor ou pior e sendo Deus absolutamente perfeito jamais poderá ser mais sábio, mais santo, mais justo, mais misericordioso, e nem menos. ( Dt 32: 4; Tg 1: 17 ). O próprio Deus jamais mudará de opinião, mas fará conforme seu plano predeterminado (Is 46:9,10).

Onipresença: Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo ou tudo está em sua presença:

O Panteísmo ensina que tudo é Deus

Os Materialistas ensina que Deus está distribuído em todo o espaço

Imensidão: A infinidade de Deus em relação ao espaço é denominada imensidade. Deus é imenso ( Is 66: 1; Jr 23: 24 ).

Onisciência: Atributo pelo qual Deus, única, conhece-se a Si próprio e a todas as coisas possíveis e reais. Seu conhecimento não é progressivo ou fragmentado e Nem precisa de observar ou de raciocinar para adquirir conhecimento ( Jó 37: 16; Is .40:28 ).

Presciência: Significa conhecimento prévio do futuro. Não é dedução ou previsão ( Mateus 6:8 ).

Onividência: Significa que tudo está ao alcance de Sua visão, isto é, das coisas que existiram no passado, que existem no presente e existirão no futuro.

Onipotência: É o atributo pelo qual encontramos em Deus o poder ilimitado para fazer qualquer coisa que Ele queira, não significa o exercício para fazer aquilo que é incoerente com a natureza ( Rm 7: 15 ). Entretanto há muitas coisas que Deus não pode realizar. Ele não pode mentir, pecar, mudar ou negar-se a Si mesmo ( Nm 23: 19; Hb 6: 18; Tg 1: 13; )

Outros Atributos

- Perfeito Sl 18:30; - Infinito I Rs 8:27; - Soberano Ne 9:6; - Incompreensível Jó 37:5.

Demais atributos e estudo dos Nomes de Deus estaremos analisando na Matéria Teologia Sistemática de Deus.

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