FUNÇÕES PRECÍPUAS DOS ADMINISTRADORES II
PROMOVER A ADORAÇÃO A DEUS, DO MODO PRESCRITO NAS SAGRADAS ESCRITURAS, O QUE INCLUI O CULTO PÚBLICO E A CELEBRAÇÃO DAS ORDENANÇAS
[O Senhor Jesus] manda que as pessoas assim chamadas caminhem juntas, formando sociedades locais, as igrejas, para a edificação mútua e a devida performance do culto público que Ele requer dos seus neste mundo.
Todos os crentes têm a obrigação de congregar-se em igrejas locais, no lugar que lhes seja possível, e quando lhes seja possível.
A adoração religiosa deve ser dada a Deus, com a “oração com ações de graças” , “a leitura das Escrituras; a pregação e o ouvir da Palavra de Deus; o ensino e a advertência mútua; o louvor, com salmos, hinos e cânticos espirituais... a administração do batismo, e a Ceia do Senhor: todos são partes da adoração religiosa, que devem ser cumpridos em obediência a Deus, com entendimento, fé, reverência e temor piedoso. Além disso, em ocasiões especiais devem ser usados a humilhação solene, com jejuns, e as ações de graças, de uma maneira santa e reverente” .
Deus deve ser adorado... Muito mais solenemente nos cultos públicos, os quais não devem ser intencional ou inconsequentemente negligenciados ou esquecidos, pois Deus mediante sua Palavra e providência, nos conclama a prestá-lo.
O Batismo e a Ceia do Senhor são ordenanças que foram instituídas de maneira explícita e soberana, pelo próprio Senhor Jesus – o único que é legislador. Ele determinou que sejam continuadas em sua igreja estas ordenanças, até o fim do mundo.
No cumprimento da ordenança [da Ceia do Senhor], o Senhor Jesus determinou que seus ministros orem e abençoem os elementos, pão e vinho , separando-os de seu uso comum para um uso sagrado. Os ministros devem tomar e partir o pão; tomar o cálice e, participando eles mesmos desses elementos, dá-los também, ambos, aos demais comungantes.
• João 4.23 – "Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores."
• Romanos 1.25 – "...pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura, em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém."
• Salmo 95.1-7 – "Vinde, cantemos ao Senhor, com júbilo, celebremos o rochedo da nossa salvação. Saiamos ao encontro, com ações de graça, vitoriemo-lo com salmos. Porque o Senhor é o Deus supremo, e o grande rei acima de todos os deuses. Em suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois ele o fez; obras de suas mãos os continentes. Vinde, adoremos e prostremo-nos, ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto, e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirdes a sua voz..."
• 1 Timóteo 4.13 – "Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino."
• Colossenses 3.16 – "Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão, em vossos corações."
• Efésios 5.19 –"... Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais..."
• Atos 2.42 – "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações."
Atos 20.7 – "No primeiro dia da semana, estando nó s reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir de viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até a meia-noite."
• Marcos 16.16 – "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado."
• Mateus 26.26,27 – "Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, abençoando-o, o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos."
• 1 Coríntios 11.26 – "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha."
O que você tem feito no sentido de promover a adoração a Deus, do modo prescrito nas Sagradas Escrituras ? O que você tem feito pela manutenção do culto público e das Ordenanças de Cristo ? Você crê que tem responsabilidades pessoais com isto ? E sua igreja, o que tem feito? Como você tem se colocado na igreja diante deste dever ?
---------------------------------------------------------------------------------
Bíblia Sagrada Texto - Com Harpa Cristã
Essa edição da Bíblia Sagrada contém texto bíblico na tradução Almeida Revista e Corrigida, capa dura ilustrada e harpa cristã.
Tradução: Almeida Revista e Corrigida / Idioma: Português / Tamanho da Letra: Normal / Capa: Ilustrada / Acabamento: Capa dura / Medida: 13,5 X 21,0 cm / Formato: Médio / Páginas: 1024 páginas / Índice: Não / Indicado para: Jovens - Adolescentes / Peso: 0.7500 Kg
Compre agora pelo link: COMPRAR AGORA
----------------------------------------------------------------------------------------------
PRESTAR ASSISTÊNCIA MATERIAL AOS MINISTROS DA IGREJA
Uma Igreja local, reunida e completamente organizada de acordo com a mente de Cristo, consiste de membros e oficiais. Os oficiais designados por Cristo serão escolhidos e consagrados pela igreja congregada. São eles os anciãos (ou bispos) e os diáconos.
A incumbência dos pastores é atender constantemente à obra de Cristo nas igrejas, no ministério da Palavra e da oração, zelando pelo bem espiritual das almas que lhes foram confiadas, e das quais terão de prestar contas a Cristo. As igrejas têm a incumbência de prestar todo o respeito que é devido aos seus ministros; e fazê-los participantes de todas as boas coisas materiais, de acordo com as possibilidades de cada igreja, para que os ministros possam viver confortavelmente e não tenham que emaranhar-se em ocupações seculares, podendo também exercer hospitalidade para com os outros. Isto é requerido pela própria lei da natureza, e pelo mandato expresso de nosso Senhor Jesus, que ordenou “aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho”.
Embora a tarefa de serem diligentes na pregação da Palavra seja, por definição de ofício, uma incumbência dos bispos (os pastores) das igrejas, a pregação da Palavra não está confinada exclusivamente a eles. Outras pessoas, que tenham sido dotadas e preparadas pelo Espírito Santo, e que também tenham sido convocadas pela igreja, podem e devem ocupar-se com a obra da pregação.
• Atos 6.4 – e, quanto a nós, nos consagraremos à o ração e ao ministério da palavra.
• Hebreus 13.17 – Obedecei aos vossos guias, e sede submissos para com eles; pois velam por vossas almas, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.
• 1 Timóteo 5.17,18 – Devem ser considerados merece dores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o grão. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.
• Gálatas 6.6,7 – Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que homem semear, isso também ceifará.
• 2 Timóteo 2.4 – Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.
• 1 Timóteo 3.2 – É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar...
• 1 Coríntios 4.1 – Assim pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
• 1 Coríntios 9.6-14 – Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar ? Quem jamais vai à guerra à sua própria custa ? Quem planta a vinha e não come do seu fruto ? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho ? Porventura falo isto como homem, ou não o diz também a lei ? Porque na lei de Moisés está escrito : Não atarás a boca ao boi que debulha. Acaso é de bois que Deus se preocupa ? Ou é seguramente por nós que ele o diz ? Certo que é por nós que está escrito, pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que debulha, faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida. Se nós vos semeamos as cousas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais ? Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida ? Entretanto não usamos desse direito; antes suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados, do próprio templo se alimentam; e quem serve ao altar, do altar tira o seu sustento ? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.
O que você tem feito no sentido de assistir materialmente os ministros da Igreja ? Em termos práticos, qual a importância atribuída por você ao Ministério da Palavra ? Você tem contribuído para a manutenção de um Ministério fiel da Palavra em sua Igreja ? Você crê que tem responsabilidades pessoais com isto ? E sua igreja, o que tem feito ? Como você tem se colocado na igreja diante deste dever ?
-------------------------------------------------------------------------
Bíblia Sagrada Aves do Céu
Bíblia Sagrada Econômica com beira pintada em amarelo e capa dura. Capa Aves do Céu (LANÇAMENTO)
Por seu valor acessível, é ideal para ações de evangelização.
Tradução: Almeida Revista e Corrigida / Idioma: Português / Tamanho da Letra: Normal / Capa: Capa Dura / Acabamento: Capa dura / Medida: 13,5 X 21,0 cm / Formato: Médio / Páginas: 864 páginas / Índice: Não / Indicado para: Evangelização / Peso: 0.4500 Kg
Compre agora pelo link: COMPRAR AGORA
----------------------------------------------------------------------------------------------
FUNÇÕES PRECÍPUAS DOS ADMINISTRADORES III
EXPRESSAR A COMUNHÃO DOS SANTOS, INCLUINDO A ASSISTÊNCIA AOS "DOMÉSTICOS DA FÉ"
Estando unidos uns aos outros no amor, [todos os santos] têm comunhão nos dons e nas graças de cada um; e têm a obrigação de cumprir os deveres públicos ou particulares que, de uma maneira ordeira, conduzam ao bem-estar comum, tanto em questões espirituais quanto materiais.
Os santos, ao fazerem sua profissão de fé, comprometem-se a manter uma santa associação e comunhão para adorar a Deus e prestar outros serviços espirituais, que tendam à sua mútua edificação; também têm compromisso de socorrer uns aos outros em coisas materiais, de acordo com as habilidades e as necessidades de cada um.
Esta comunhão, segundo a norma do evangelho, deve especialmente ser exercida no âmbito familiar e nas igrejas; mas, conforme Deus ofereça oportunidade para isso, também deve ser estendida a toda a família da fé, a todos os que, em todo lugar, invocam o nome do Senhor Jesus.
Entretanto, a comunhão de uns com os outros, como santos, não destrói nem infringe o direito ou a propriedade de cada pessoa, seus bens e possessões.
• 1 João 3.17,18 – "Ora, aquele que possuir recursos deste mundo e vir a seu irmão padecer necessidade e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus ? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade."
• Gálatas 6.10 – "Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé."
• Hebreus 10.24,25 – "Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima."
• 1 Pedro 4.10,11 – "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que em todas as cousas seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém."
• Tiago 2.14-17 – "Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras ? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo ? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser : Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso ? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta."
• 2 Coríntios 9. 1,5-15 – "Ora, quanto à assistência a favor dos santos, é desnecessário escrever-vos... Julguei conveniente recomendar-vos aos irmãos que me precedessem entre vós e preparassem de antemão a vossa dádiva já anunciada, para que esteja pronta como expressão de generosidade e não de avareza. E isto afirmo : aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito : Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça; enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus, visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos, enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós. Graças a Deus pelo seu dom inefável !"
O que você tem feito no sentido de expressar a comunhão dos santos, com a beneficência aos “domésticos da fé” ? Em sua prática, isto é algo regular e frequente ? Você crê que tem responsabilidades pessoais com isto ? E sua igreja, o que tem feito ? Como você tem se colocado na igreja diante deste dever ?
BATALHAR PELA PROSPERIDADE E EXPANSÃO DE TODAS A S IGREJAS DE CRISTO, EM TODO LUGAR E EM TODAS AS OCASIÕES
Os membros de cada igreja local devem orar continuamente pelo bem e pela prosperidade de todas as igrejas de Cristo, em todo lugar. E devem trabalhar para a expansão da Igreja, em todas as ocasiões, exercendo cada um os seus dons e graças, na sua área de atuação, e de acordo com o seu chamado.
As igrejas – quando dispostas pela providência de Deus de uma maneira em que isto seja possível – devem desfrutar da oportunidade e vantagens de manterem comunhão entre si, a fim de promoverem a paz, o amor, e a edificação mútua.
(...) Segundo a mente de Cristo, muitas igrejas devem reunir-se em comunhão, mediante representantes, para considerar e opinar sobre o assunto de divergência; e o seu parecer deve ser comunicado a todas as igrejas envolvidas.
• Romanos 16.1,2 – "Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia, para que a recebais no Senhor como convém a santos, e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos, e de mim inclusive."
• Atos 11.29,30 – "Os discípulos, cada um conforme a s suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia; o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo."
• 1 Coríntios 16.1,2 – "Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for."
• 2 Coríntios 8.1-4, 11 – "Também, irmãos, vos fazem os conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos... Completai, agora, a obra começada, para que, assim como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a termo, segundo as vossas posses."
• Filipenses 4.10, 14-17 – "Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade... Fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. E sabeis bem vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para minhas necessidades. Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito. Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus."
O que você tem feito em prol da prosperidade e expansão das igrejas de Cristo, em todo lugar ? Tem batalhado sempre, e em todas as ocasiões ? Você crê que tem responsabilidades pessoais com isto ? E sua igreja, o que tem feito ? Como você tem se colocado na igreja diante deste dever?
-------------------------------------------------------------------------
Bíblia Sagrada Capa Leão
Com um visual moderno e atual, capa dura e texto bíblico na Nova Almeida Atualizada (NAA), essa edição é indicada especialmente para o público jovem.
Tradução: Nova Almeida Atualizada / Idioma: Português / Tamanho da Letra: Grande / Capa: Ilustrada / Acabamento: Capa dura / Medida: 13,5 X 20,0 cm / Formato: Médio / Páginas: 1400 páginas / Índice: Não / Indicado para: Jovens - Adolescentes / Peso: 0.7500 Kg
Compre agora pelo link: COMPRAR AGORA
----------------------------------------------------------------------------------------------
FUNÇÕES PRECÍPUAS DOS ADMINISTRADORES IV
O dia de descanso é santificado ao Senhor quando os homens... ocupam o tempo em... deveres de necessidade e de misericórdia.
As boas obras, feitas em obediência aos mandamentos de Deus, são os frutos e a evidência de uma fé verdadeira e viva.
• Mateus 12.12-13 – "Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha ? Logo, é lícito fazer bem aos sábados. Então disse ao homem: Estende a tua mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra."
• Tiago 1.27 – "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo."
• Mateus 25.35-36 – "Porque tive fome, e me destes d e comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me."
• Mateus 6.2-4 – "Quando, pois, deres esmola... Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."
• Atos 10.2, 4 – "... piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus... E o anjo lhe disse : As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus."
• Efésios 4.28 – "Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado."
O que você tem feito no sentido de cumprir seus deveres “de necessidade e de misericórdia”? Isto se constitui algo regular, um estilo de vida ? Você crê que tem responsabilidades pessoais com isto ? Você crê que deveria canalizar este esforço, tanto quanto possível, por meio do Corpo de Cristo, que é a Igreja ? E sua igreja, o que tem feito ? Como você tem se colocado na igreja diante deste dever ?
Quando nos referirmos a crentes e igrejas confessionais, devemos nos lembrar que a questão, em rigor, não é : Cremos que temos tais deveres ? Tais deveres já estão pressupostos quando fizemos a confissão pública de nossa fé naqueles termos, tanto como membros individualmente, quanto também na comunhão do Corpo. Mas uma questão é certamente pertinente : Quão importantes tais deveres têm sido para você e sua igreja ? Você tem dado de si mesmo, na proporção do dom de Deus, ou ainda acima das suas posses, a fim de que, para a glória de Deus, tais propósitos sejam atingidos ? Em termos práticos, o quanto lhe tem custado regularmente, de tudo quanto Deus lhe tem colocado para administrar ? Ao recolher os frutos do sustento que Deus lhe tem dado regularmente, você se reconhece despenseiro da graça de Deus ?
No que diz respeito à contribuição financeira, o princípio bíblico de uma participação regular, sistemática, deveria ser assumido. Por que deveríamos pressupor que podemos receber o sustento do Senhor e não contribuir regularmente, na mesma frequência e regularidade, para a obra do Senhor ? Precisamos patentear o compromisso do discípulo com seu Mestre, do membro com o Corpo, das ovelhas com os pastores, da comunidade pactual com os pobres (especialmente os da família da fé), da igreja local diante do mundo sem Cristo... Não deveríamos simplesmente negligenciar nossos compromissos. E o seu compromisso com a Casa de Deus também passa pelo fator financeiro. E neste caso, o desafio básico tem sido o mesmo em toda a Bíblia : a sua renúncia e generosidade, e a priorização do reino de Deus e sua justiça. E a expressão deste compromisso do crente, individualmente, e de nossas famílias, coletivamente, deveria ser tão regular quanto o dom recebido, e tanto quanto a medida de graça e generosidade que Deus coloca em nosso coração. Esse nos parece um bom princípio. O Senhor e Mestre disse :
“Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.21).
Onde está o seu tesouro ?
Devemos reconhecer a suprema verdade de que somos despenseiros, e procurar exercer sabiamente a nossa administração, com o auxílio do Pai.
No reconhecimento desta verdade o crente deve entregar-se ao Mestre e pôr tudo à sua disposição para o crescimento do seu Reino. Assuma um compromisso de ser um melhor despenseiro, achado fiel e prudente pelo Senhor.
------------------------------------------------------------------
Bíblia Sagrada Missionária
Bíblia Sagrada Econômica com capa dura e beira pintada. (LANÇAMENTO)
Por seu valor acessível, é ideal para ações de evangelização. Contém um conjunto de recursos que fazem desta Bíblia uma excelente opção para o dia-a-dia.
Tradução: Almeida Revista e Atualizada / Idioma: Português / Tamanho da Letra: Normal / Capa: Preta / Acabamento: Capa dura / Medida: 13,5 X 21,0 cm / Formato: Médio / Páginas: 896 páginas / Índice: Não / Indicado para: Evangelização, Família, Jovens - Adolescentes / Peso: 0.4500 Kg
Compre agora pelo link: COMPRAR AGORA
----------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário