O MINISTÉRIO DE ADMINISTRAÇÃO
OBJETIVOS:
Ao concluir este capítulo, você será
capaz de:
•Escrever o versículo-chave de memória.
•Definir administração.
•Identificar os recursos espirituais
sobre os quais os crentes são administradores.
•Identificar o requisito principal para
mordomos.
•Identificar o maior exemplo de liderança.
•Resumir o que está incluído no
ministério de administração.
VERSÍCULO-CHAVE:
" ... Se alguém aspira a
administração, deseja uma excelente obra" (1 Tm 3.1, Tradução do original
da Nova Bíblia Inglesa).
INTRODUÇÃO
Este capítulo introduz o ministério de
administração na igreja. Quando nós falamos de administração nós não estamos
falando sobre a administração secular como ela acontece no mundo comercial. Nós
estamos falando de recursos espirituais administrados para a obra do
ministério.
Se você aprende o ministério de
administração, você se tornará um bom mordomo do Evangelho e do ministério que
Deus lhe deu. Você poderá trabalhar com Deus para alcançar Seus propósitos.
A DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
"Administração" é outra
palavra para "mordomia" ou "direção". "Mordomos"
ou "administradores" são responsáveis sobre algo confiado a eles por
alguém mais. A direção é o processo de alcançar os propósitos de planos de Deus
através do uso apropriado dos recursos humanos, materiais e espirituais. A
administração é avaliada por estes planos e propósitos, se eles são cumpridos
ou não. A Bíblia declara:
"Todos nós andávamos desgarrados
como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele
a iniqüidade de nós todos" (Is 53.6).
Como as ovelhas devem ser guiadas para
seguir um só caminho, assim também as pessoas necessitam de direção para que
seus esforços e energias alcancem os propósitos e planos de Deus.
OS RECURSOS ESPIRITUAIS
Todos os crentes são mordomos de certos
recursos dados por Deus. Estes são listados na seção "Para Estudo
Adicional" desta lição. Além destes recursos, os líderes são mordomos
sobre os recursos especiais que incluem:
O EVANGELHO: Nós devemos
compartilhar sua mensagem com outros.
DINHEIRO: Cada crente é um
mordomo de suas finanças pessoais, porém os líderes que controlam o dinheiro de
uma igreja ou organização cristão também são mordomos destes fundos.
RECURSOS MATERIAIS DO MINISTÉRIO: Estes incluem
coisas como os edifícios da igreja, propriedades e equipamentos.
DONS ESPIRITUAIS: Cada crente tem
pelo menos um dom espiritual pelo qual ele é responsável como um mordomo. Um
líder também é responsável para ajudar a outros a desenvolverem seu s dons
espirituais.
OUTROS CRENTES: Se você é um líder,
você é responsável por outras pessoas. Você deve ajudá-las a amadurecer
espiritualmente e a envolver-se na obra do ministério. Deus usa as pessoas, não
os programas, para construir o Seu Reino. A administração envolve fazer com que
as coisas sejam feitas para Deus através das pessoas.
A PRIMEIRA MENSAGEM SOBRE ADMINISTRAÇÃO
A primeira mensagem de Deus ao homem
foi sobre o assunto da administração. Deus disse a Adão e Eva:
"E Deus os abençoou e lhes disse:
Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeita i-a; dominai sobre os
peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela
terra" (Gn 1.28).
Três tarefas importantes para os
administradores se encontram neste versículo:
• Aumentar ao máximo os recursos por
meio de "multiplicar", para alcançar o propósito e os planos de Deus.
• Minimizar a desordem por
"subjugar".
• Manter a ordem por "ter
domínio" (governar).
O MAIOR EXEMPLO
O maior exemplo de administração é o
Senhor Jesus Cristo. Ele é o modelo para todos os líderes cristãos. Você
aprenderá depois neste curso sobre o exemplo que Ele estabeleceu liderando como
um servo e um pastor.
Todos princípios ensinados neste curso
são demonstrados no que Jesus fez e ensinou. Cada tarefa que um líder deve
realizar foi ilustrada por Ele. Ele estabeleceu um exemplo para treinar líderes
e discípulos.
O REQUISITO PRINCIPAL
Deus não considera os mordomos
vitoriosos devido a sua educação, habilidade natural ou personalidade. Eles têm
êxito devido a sua fidelidade. O requisito principal aos mordomos é que eles devem
ser fiéis:
"Ora, além disso, o que se requer
dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel" (1 Coríntios
4.2).
Jesus deu uma parábola em Mt 25.14-30
sobre os servos cujo amo lhes deu recursos chamados "talentos", que
neste caso era dinheiro. Eles receberam instruções para ser bons mordomos e
usar os fundos sabiamente. Aqueles que fizeram isto foram chamados de
"fiéis" e foram premiados. Aqueles que falharam foram julgados e
responsabilizados.
O MINISTÉRIO DE ADMINISTRAÇÃO
O ministério de administração ou
liderança envolve levar outros a alcançar grandes coisas para Deus. A direção
inclui as seguintes áreas que você estudará neste curso:
RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA UNÇÃO PARA
LIDERAR:
Unção de Deus para administrar é mais
importante que educação, talentos e experiência.
CUMPRIR AS QUALIFICAÇÕES BÍBLICAS PARA
A LIDERANÇA:
A administração do ministério começa
com a administração de si mesmo.
APRENDER A LIDERAR COMO UM SERVO:
A administração bíblica não é relações
públicas vistosas ou uma personalidade carismática no púlpito. É serviço
humilde àqueles a quem você lidera. Servir é que separa a direção cristã da
direção mundana.
APRENDER A LIDERAR COMO UM PASTOR:
As qualidades de um pastor no mundo
natural eram o que Jesus usava para descrever a direção espiritual.
ENTENDER AS TAREFAS BÁSICAS DOS
LÍDERES:
Estas incluem as áreas difíceis de
tomar decisões e resolver conflitos e problemas de disciplina.
TREINAR LÍDERES E DISCÍPULOS:
Todos nós lideramos em certas
situações, porém todos somos seguidores em outras situações. Os líderes devem
ter seguidores ou discípulos. Tanto os líderes quanto os seguidores (ou
discípulos) devem ser treinados.
APLICAR OS PRINCÍPIOS DO ÊXITO
ENSINADOS NA PALAVRA DE DEUS:
Estes princípios asseguram u ma direção
vitoriosa dos recursos espirituais.
EVITAR AS VIOLAÇÕES QUE CAUSAM O
FRACASSO NA ADMINISTRAÇÃO:
Fracassar em liderar e seguir resulta
das violações aos princípios bíblicos.
COMPREENDER OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS DE
ADMINISTRAÇÃO OU ORGANIZAÇÃO:
Estes incluem as posições de liderança
estabelecidas por Deus e aquelas desenvolvidas devido às necessidades práticas
da igreja.
A BASE DA ORGANIZAÇÃO BÍBLICA
A organização ministerial não é fixa,
rígida, ou baseada nos modelos mundanos. A organização é flexível para acomodar
a direção do Espírito Santo. A direção do ministério existe com o propósito de
alcançar os propósitos e planos dados por Deus, não para criar uma sociedade
rígida, uma estrutura institucional. A organização na Igreja está muito mais
para um organismo vivo. A Bíblia compara a Igreja ao corpo hum ano, com cada
parte funcionando conjuntamente.
Você não pode ser eleito para liderar
na organização de Deus. Você pode ser eleito ou estabelecido pelo homem para um
cargo, porém nenhum líder nunca é feito por intimação ou voto. Você deve ser
chamado e equipado por Deus para a obra do Reino.
A liderança envolve posições, por
exemplo, porções como apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre. A
liderança também envolve função. Sua função principal é equipar outros para a
obra do ministério. A liderança também diz respeito às relações dos líderes com
seus liderados.
A seleção e promoção de um líder vêm de
Deus:
"Porque não é do Oriente, não é do
Ocidente, nem do deserto que vem o auxílio. Deus é o juiz; a um abate, a outro
exalta" (Sl 75.6-7).
"Sede, pois, imitadores de Deus,
como filhos amados" (Ef 5.1).
Se as atividades de Deus não se
caracterizam pela confusão, os ministérios de Seus servos não devem
caracterizar-se por ela de maneira alguma.
PERMITE DECISÕES APROPRIADAS:
As decisões determinam seu destino.
Isto, inclusive, é verdade sobre a salvação. Você faz uma decisão de aceitar ou
rejeitar o evangelho e seu destino eterno é determinado por sua decisão.
Sua vida e ministério atual são
determinados pelas decisões anteriores que você tem tomado. Você tomou as
decisões através do planejamento pensativo ou no impulso do momento. A boa
direção lhe permite tomar as decisões apropriadas com a direção do Senhor.
ESTABELECE AS PRIORIDADES PARA O
MINISTÉRIO:
Prioridades são aquelas coisas que são
mais importantes do que outras. Elas são as coisas que possuem o primeiro lugar
em seu tempo e atenção. Você terá prioridades na vida, não importa se você as
determina conscientemente ou não. Você estabelecerá as prioridades deixando-se
levar por hábitos que se tornam um estilo de vida ou devido à pressão das
circunstâncias ou pelas pessoas ao seu redor, ou por uma decisão definida
baseada nos propósitos de Deus.
PERMITE A AÇÃO EM LUGAR DA REAÇÃO:
Muitos ministérios estão ocupados em
reagir aos assuntos urgentes no presente em lugar de planejar para o futuro.
Isto leva os líderes a reagir em lugar de agir com sabedoria e propósito.
Sem uma estratégia ou plano você não
sabe o que está fazendo no ministério, por que você está fazendo-o, ou como
será feito. Por que você não tem nenhuma organização e direção, você não tem
nada com que se comprometer, nenhuma maneira de avaliar sua efetividade para
Deus, e você é facilmente persuadido a reagir e abandonar as coisas em tempos
de crise.
A boa administração transforma o desejo
de demonstração e versões em realidade. Ajuda-lhe a determinar o que você deve
fazer e como fazê-lo para cumprir os propósitos de Deus.
ESTABELECE A RESPONSABILIDADE:
Na parábola dos talentos em Mt
25.14-30, os servos eram responsáveis por tudo o que foi confiado a seu
cuidado. Seu amo tinha um plano, o comunicou a eles e eles deveriam cumpri-lo
investindo os fundos que eles receberam. Você não somente é responsável por
conhecer a vontade de Deus para sua vida e ministério, porém também por
cumpri-Ia:
"Aquele servo, porém, que conheceu
a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será
punido com muitos açoites" (Lc 12.47).
Se você não administra sabiamente o
ministério que lhe foi confiado, você será considerado culpado.
PERMITE AVALIAÇÃO:
A administração inclui a avaliação para
ver se você está cumprindo o propósito e o plano de Deus. Compreender os
princípios bíblicos do êxito e as razões para o fracasso permite tal avaliação.
PERMITE O USO SÁBIO DOS RECURSOS
ESPIRITUAIS:
A boa administração ajuda-lhe a manejar
os recursos espirituais adequadamente e permite-lhe que seja um mordomo
apropriado dos fundos, possessões materiais, pessoas, e dons espirituais para a
obra do Reino de Deus.
PREPARA-LHE PARA ENTRAR EM PORTAS
ABERTAS:
"Porque uma porta grande e
oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários" (1 Co
16.9).
Quando Deus abre as portas, você deve
estar pronto para atravessar e enfrentar os novos desafios. Isto não é possível
sem a preparação apropriada. Leia a parábola das virgens sábias e néscias em Mt
25.1-13. Deus abre as portas, porém elas não ficam fechadas para sempre. Elas
se abrem e esperam que você entre. Depois elas se fecham, às vezes para nunca
mais abrir de novo.
HARMONIZA O MINISTÉRIO COM A VONTADE DE
DEUS:
A primeira pergunta do apóstolo Paulo
depois de sua conversão foi, "que queres que eu faça?" Ele estava
pergunta a Deus, "qual é o Seu plano para minha vida e ministério". A
mordomia sábia coloca sua vida e ministério em harmonia com o propósito e
planos de Deus.
DEUS BUSCA LÍDERES
Deus disse ao Rei Saul:
".Já agora não subsistirá o teu
reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que
seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te
ordenou" (1 Sm 13.14).
Deus ainda busca homens a quem Ele
possa usar como líderes:
"Busquei entre eles um homem que
tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para
que eu não a destruísse; mas a ninguém achei" (Ez 22.30).
"Porque, quanto ao SENHOR, seus
olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo
coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora,
haverá guerras contra ti" (2 Cr 16.9).
Tornar-se um bom administrador leva
tempo e esforço:
"Manifesta se tornará a obra de
cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual
seja a obra de cada um o próprio fogo o provará" (1 Co 3.13).
Madeira, feno ou palha, todos crescem
sobre a terra. Eles são produzidos facilmente e podem ser vistos facilmente
pelos homens, porém também são facilmente destruídos. Ouro e prata e pedras
preciosas são produzidas sob a terra. Eles não são vistos facilmente pelos
homens, porém são mais duradouros.
Liderança reluzente, popular, secular é
como madeira, feno e palha. Ela é vista pelos homens e facilmente produzida
através dos talentos e habilidades naturais. A liderança piedosa é como ouro e
prata. É produzido pelo poder do Espírito Santo no homem interior, oculto.
Porém, é infinitamente precioso e durável.
PARA ESTUDO ADICIONAL
1. Jesus ensinou mais sobre a mordomia
das possessões do que sobre o céu, inferno, ou salvação. Das 40 parábolas, 19
trataram das possessões.
2. Liderança é uma grande
responsabilidade porque você influi sobre os outros. Por exemplo, quando Pedro
disse "eu vou pescar", aqueles que estavam com ele disseram
imediatamente, "nós também vamos com você". A liderança também é importante
porque um líder é mensageiro de Deus. Veja Ml 2.7.
3. Estude estas comparações de
administração mundana e espiritual:
• Na administração mundana, o poder é
determinado pela habilidade, capacidade e conhecimento. Na administração
espiritual, o poder é determinado pela unção e autoridade de Deus.
• Na administração mundana, a seleção
de líderes é feita baseando-se em fatores como habilidade e educação. Na
administração espiritual, a seleção de líderes é feita baseando-se na unção,
chamado e revelação da vontade de Deus.
• Na administração mundana, o
treinamento é dado nas áreas de habilidades e conhecimento. Na administração
espiritual, o treinamento deve ser dado em um estilo de vida baseado na Palavra
de Deus, à qual as habilidades devem se encaixar.
3. Deus coopera com aqueles que
administram o ministério. Paulo disse:
"Quem é Apolo? E quem é Paulo?
Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.
Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus" (1 Co
3.5-6).
4. A administração mundana dá ênfase a:
• Dinheiro • Produção • Informações •
Profissionalismo • Regras • Habilidades • personalidade • Intelecto •
Manipulação • Tarefas • Vontade Própria • Competição
A administração espiritual a:
• Ministério • Oração • Fé • Unção •
Amor • Palavra de Deus • Caráter • Condição Espiritual • Orientação • Relações
• Obediência • Cooperação
5. Estude esta lista de
responsabilidades de administração para todos os crentes.
Nós somos responsáveis:
a) Pela criação de Deus - Gn 1. 26-28.
b) Pelos mistérios de Deus - 1 Co 4.1.
c) Pela mensagem do evangelho - 1 Ts
2.4.
d) Pelos dons espirituais - 1 Pe 4.10.
e) Pelo perdão - Mt 6:12; 18:21-22.
f) O amor - 1 Jo 4.7-8.
g) A mente - Fp 4.8.
h) O poder - At 1.8.
i) O tempo - - At 1.8.
j) O ponto de vista - 1 Sm 16.7.
I) A atitude - Fp 2.2.
m) A fé - Tg 2.14-17.
n) O dinheiro - 2 Co 9.6-11.
o) O louvor - Hb 12.15-16.
p) O ministério - Gl 6.2.
q) O corpo - Rm 12.1
r) O caráter - Tt 1. 7 -9.
s) A família - 1 Tm 3.4-5, 12; 5.8.
ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA - CONCEITOS GERAIS
O conceito de Administração é bastante
amplo, mas em todas as definições existem duas palavras-chave: Gerenciamento e
Organização.
Isso pode ser comprovado nas palavras
dos estudiosos Stoner e Feeman, os quais ensinam que Administração é o
"processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos
membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização
para alcançar os objetivos definidos”
A administração é uma ciência social
que está relacionada a todas as atividades que envolvem planejamento,
organização, direção e controle. [... ] a tarefa da administração é a de
interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação
organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de
todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da
organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira mais adequada à
situação.
A administração já foi chamada de “a
arte de fazer as coisas através de pessoas”. Esta definição foi dada por Mary
Parker Follet.
A administração é essencial em toda a
cooperação organizada (e a igreja se enquadra), é a ação de dirigir o bom andamento
dos propósitos estabelecidos. Em nosso caso, como igreja, o pastor tem que
acompanhar os objetivos propostos pela igreja e transformá-los em ação através
de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços
realizados em todas as áreas e em todos os níveis a fim de atingir tais
objetivos.
ORIGEM
Desde o início dos primeiros grupos
sociais, a fim de conduzir bem os trabalhos, surgiu a necessidade de
estabelecer uma escala de comando cuja função seria dirigir e gerir esses
trabalhos coletivos. Diga-se de passagem, que a Igreja é um agrupamento humano
com um objetivo a ser alcançado, um propósito a ser atingi do, um alvo para
cumprir.
A administração é necessária, pois
desde muito cedo se verificou que é impossível ao homem realizar a maioria das
atividades que a própria sobrevivência lhe exigia, sem o auxílio de outras
pessoas. Mas esse auxílio só poderia ser eficaz em determinadas circunstâncias,
que pouco a pouco passou a conhecer. Como resultado imediato, surgiu um
conjunto de atividades e de atitudes que tomaria o nome de administração e que,
com o decorrer do tempo, se transformou num campo definido de conhecimentos
científicos.
Muitos autores têm negado que a
administração constitui uma ciência na exata expressão da palavra. Na verdade,
toda ciência se caracteriza pelo conhecimento metodizado da verdade em relação
a um conjunto definido de fenômenos ou fatos. Se bem que, como todas as
ciências sociais, a administração apresente uma grande complexidade, devido aos
inúmeros fatores integrantes de seus fenômenos.
A administração apareceu como ciência
independente no fim do século XIX. “Todo homem procura obter o máximo com o
mínimo de esforço”. Este princípio determinou a procura do rendimento máximo
para qualquer atividade humana e, consequentemente, o Imagem meramente
ilustrativa estudo de como obter esse rendimento. Frederick W. Taylor nos
estados Unidos já no século XVIII comprovou que a baixa produção em qualquer
atividade se deve à falta de uma metodologia da produção.
A realização de um objetivo, porém, se
faz por meio de um processo divisível em partes ou etapas que, na sua
continuação, levam ao resultado final. Essas etapas podem ser definidas e
caracterizadas por funções específicas, marcadas por um grau maior ou menor de
dificuldades que exigirão um grau maior ou menor de especialização. Assim o
processo de realização de um objetivo pode ser estudado como uma série de
funções especializadas; funções que devem ser reunidas para se obter, da forma
mais eficiente, o resultado almejado. Veja abaixo as diversas teorias da
administração.
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