HOMILÉTICA I

 Homilética - Hermenêutica e Exegese

CURSO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA LÍDERES E OBREIROS

INTRODUÇÃO

É com grande prazer que entregamos nas mãos de nossos obreiros e líderes este material de apoio ao Treinamento de Novos Obreiros. Este material é fruto das pesquisas e esforços de seus palestrantes no afã de conduzir nossos obreiros na exaustiva, porém doce jornada rumo ao conhecimento bíblico / teológico. Já o seminário em si é fruto do desejo da diretoria desta Igreja em proporcionar o crescimento espiritual e desempenho ministerial através do conhecimento teológico. O nosso desejo é que você aproveite cada instante desses dias de ministração do ensino bíblico e compreenda que o assunto não se esgota aqui, pelo contrário, ele só foi lançado como start para que cada um, em seu particular com Deus, busque uma experiência renovadora para sua vida e ministério. Lembre-se do velho adágio teológico: O poço é fundo, o balde é pequeno, a corda é curta, o braço é fraco, mas as águas são abundantes. Mergulhe nesse conhecimento e não esqueça que de graça recebestes, de graça dai. Pelos laços do Calvário, A direção.

Homilética, Hermenêutica e Exegese

Trabalhando as ferramentas de atividade diária do obreiro.

HERMENÊUTICA - É a arte de interpretar textos inseridos no seu contexto

EXEGESE - É a arte da interpretação minuciosa de um texto

HOMILÉTICA - É a arte de se preparar, organizar e apresentar o sermão, palestra, discurso ou estudo

RETÓRICA - É a arte de falar e argumentar em público, através de sermões, palestras, discursos e estudos.

1 - IMPORTÂNCIA DA HOMILÉTICA

Sendo a HOMILÉTICA a "Arte de Pregar", deve ser considerada a mais nobre tarefa existente na terra. O próprio Jesus Cristo em Lucas 16 : 16 disse: Ide pregai o evangelho...

Quando a Homilética é observada e aplicada, proporciona-se ao ouvinte uma melhor compreensão do texto. A observação da Homilética traz orientação ao orador.

2 - ALGUMAS REGRAS DE ELOQUÊNCIA

Procurar ler o mais que puder sobre o assunto a ser exposto. - Conhecimento do publico ouvinte. - Procurar saber o tipo de reunião e o nível dos ouvintes. - Seriedade, pois o orador não é um animador de plateia. - Ser objetivo e claro para não causar nos ouvintes o desinteresse. - Utilizar uma linguagem bíblica.

3 - A POSTURA DO ORADOR

É muito importante que o orador saiba como comportar-se em um púlpito ou tribuna. A sua postura pode ajudar ou atrapalhar sua exposição. A fisionomia é muito importante, pois transmite os nossos sentimentos. Vejamos :

- Ficar em posição de nobre atitude.

- Olhar para os ouvintes.

- Não demonstrar rigidez e nervosismo.

- Evitar exageros nos gestos.

- Não demonstrar indisposição.

- Evitar as leituras prolongadas.

- Sempre preocupado com a indumentária. (Cores, Gravata, Meias)

- Cabelos penteados melhora muito a aparência.

- O assentar também é muito importante. Lembre-se que existem muitos ouvintes, e estão atentos, esperando receber alguma coisa boa da parte de Deus através de você.

4 - CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SERMÃO

O sermão é caracterizado como um bom sermão não pela sua extensão e nem mesmo pelas virtudes do pregador, sejam intelectuais ou morais, mas pela qualidade do sermão :

1. UNÇÃO Todo sermão deve ter inspiração divina. Um sermão sem unção, ainda que tenha uma excelente estrutura, não apresentará poder para conversão, consolação e edificação. Devemos lembrar que ao transmitir um sermão, não estamos transmitindo conhecimento humano, mas a Palavra de Deus e esta é a única que penetra até a divisão da Alma e Espírito, portanto é fundamental a unção.

2. FIDELIDADE TEXTUAL - Fidelidade textual é importante, visto que os ouvintes estão atentos ao texto de referência ou ao tema escolhido. Há muitos pregadores que tomam um texto como referência e depois se esquecem dele.

3. UNIDADE - Todo sermão tem um objetivo a ser alcançado. O seu conteúdo deve convergir para um único alvo. "Há sermões que são uma colcha de retalho, uma verdadeira miscelânea de assuntos, idéias e ensinos".

4. FINAL - Tudo tem um começo e um final. O Pregador deve ter em mente que o ouvinte está se alimentando espiritualmente. Um sermão bem terminado será muito produtivo ao ponto de despertar o desejo de querer ouvir mais.

5 HERMENÊUTICA

O valor da Hermenêutica pode assim ser entendido :

1. Aproxima-nos do texto e do seu sentido e significados corretos.

2. Fortalece a nossa convicção na pessoa de Deus- Deus revelou a eternidade.

3. Enaltece a Soberania de Deus que preservou a escrita até hoje.

4. Coloca-nos na linha da história da igreja.

5. Traz equilíbrio entre o conteúdo (revelação) e comportamento (ética, exigência).

6. Confirmação da credibilidade da revelação.

7. Auxilia-nos para determinar o permanente e o temporário.

8. Base cientifica a vida devocional.

9. Válida a encarnação do Filho de Deus. O texto inserido na história e cultura de um povo.

10. Evita o desvio (sensus plenior).

11. Descobre-se a unidade da revelação.

Antes de começar a pensar na estrutura do sermão propriamente dita, temos que pensar em nossa mensagem como algo que precisa ser cuidadosamente temperada. O livro de Hermenêutica da EPOS, na página 14, traz para nosso conhecimento as quatro análises que devem ser efetuadas em uma mensagem antes de pregá-la. São elas :

- Envolve a compreensão da história e da cultura relacionada ao texto.

- Une o estudo do vocábulo e sua relação com a frase, utilizando-se da gramática e da lingüística para explicar o sentido do texto.

- Procura observar o texto dentro de sua estrutura narrativa e sua relação com o capítulo e o livro como um todo.

- O título Análise Literária deve ser preferível à Contextual, pois esta se desdobra em diversos tipos de contextos, enquanto aquela refere-se à estrutura do texto.

- Compreender que sendo a Bíblia um livro inspirado por Deus, outros recursos gerais de interpretação não são eficazes para entender as bases sobrenaturais das suas narrativas. Portanto, além dos métodos hermenêuticos anteriores, é necessário uma compreensão teológica dos textos bíblicos.

- Devemos considerar também que os termos salvação, pecado, redenção, expiação e Trindade, entre outros, são vocábulos cujos conceitos interpretam-se teologicamente.

6 O QUE É EXEGESE?

Exegese é o trabalho de exposição de um texto bíblico.

Visto que a Bíblia é um documento histórico e a igreja um organismo vivo, a exegese é importante tanto para compreender a mensagem bíblica como para determinar seu significado na atualidade. Questões de data, significados linguísticos, autoria, antecedentes e circunstâncias são essenciais à tarefa de preparar sermões bíblicos. Quanto mais conhecermos as condições político-religiosas e socioeconômicas sob as quais foi escrito certo documento, tanto melhor poderemos compreender a mensagem do autor e aplicá-la de acordo com isso.

7 - DEZ PASSOS PARA UMA BOA EXEGESE

1 - Leia o texto em voz alta, comparando com versões diferentes para maior compreensão.

2 - Reproduza o texto com suas próprias palavras. (Fale sozinho)

3 - Observe o texto imediato e remoto.

4 - Verifique a linguagem do texto (história, milagre, ensino, parábola, profecia, etc.)

5 - Pesquise o significado exato das principais palavras;

6 - Faça anotações;

7 - Pesquise o contexto (época, país, costumes, tradição, etc.)

8 - Pergunte sempre onde? Quem? O que? Por que?

9 - Organize o texto em seções principal e secundárias;

10 - Resuma com a seguinte frase: O assunto mais importante deste texto é...

HOMILÉTICA, HERMENÊUTICA e EXEGESE II

Introdução: A hermenêutica e a Exegese são duas disciplinas fundamentais para a homilética.

1. A hermenêutica é a ciência da interpretação textual, grego hermenêutica: Significa interpretação.

2 A exegese é a arte de EXPOR uma idéia.

a) A finalidade da exegese é dispor os elementos, a serem expostos, de maneira clara, lógica, seqüencial, progressiva e estética, de sorte a formar um conjunto convincente. Vamos aprofundar em HOMILÉTICA:

b) O termo homilética: Deriva do substantivo grego “homília“, que significa literalmente ( ASSOCIAÇÃO ), (COMPANHIA), e do verbo homíléo, que significa FALAR, CONVERSAR, I COR 15: 33, As más conversações corrompem os bons costumes

c) O termo HOMILÉTICA, recebeu no século XVII E XVIII, RECEBERAM nomes gregos, como por exemplo, dogmática, apologética e hermenêutica:

1. Keríctica, derivado de Kéryx, que significa (ARAUTO).

2. Haliêutica, derivado de halieos, que significa (PESCADOR).

NOTA; O termo (homilética) firmou-se e foi mundialmente aceito para referir-se à disciplina teológica que estuda a ciência, a arte e a técnica de analisar, estruturar e entregar a MENSAGEM do evangelho.

NOTA: É uma falta de muitos pregadores que não estão usando a homilética.

d) HOMILÉTICA:

1. Homilos, que significa (multidão), (turma), (assembléia do povo Conf. Atos 18: 17)

2. Homilia, que significa (associação), (companhia), Conf. I Cor 15: 33,

3. Homileó, que significa (falar), conversar, Lucas 24; 14; Atos 20: 11; 24: 26.

A RELAÇÃO ENTRE A HOMILÉTICA E OUTRAS DISCIPLINAS:

Como disciplina teológica, a homilética pertence à teologia prática. As disciplinas que mais se aproximam da homilética são a hermenêutica e a exegese. Enquanto a hermenêutica é a ciência, arte de interpretar corretamente a palavra de Deus, e a exegese a ciência, arte de expor a idéia bíblicas, a homilética é a arte de comunicar o evangelho. A hermenêutica interpreta um texto bíblico à luz de seu contexto; a exegese expõe um texto bíblico à luz da teologia bíblica; e a homilética comunica um texto bíblico à luz da pregação bíblica.

A homilética depende amplamente da hermenêutica e da exegese. Uma homilética sem hermenêutica bíblica é trombeta de som incerto (I Cor 14: 8) e uma homilética sem exegese bíblica é a mera comunicação de uma mensagem humanista e morta.

A HOMILÉTICA deve valer-se dos recursos da retórica (assim como da eloquência), utilizar os meios e métodos da comunicação moderna e aplicar a avançada ESTILÍSTICA.

Não se pode ignorar o perigo de substituir a pregação do evangelho pelas disciplinas seculares e de adaptar a pregação do evangelho às demandas do sectarismo. Pois as Escrituras Sagradas são a fonte primária, a revelação vertical, o fundamento básico de toda a HOMILÉTICA Evangélica. Por isso, o apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios

“Eu, irmãos, quando fui: Ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fiz com ostentação de linguagem, ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana; e sim, no poder de Deus “(I Cor 2 : 1-5).

III- OS PROBLEMAS DA HOMILÉTICA:

A) A palavra de Deus afirma “a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo“ (Rom 10: 17).

1. O problema não está na palavra em si, Porque “A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração “( Heb 4: 12).

2. Como é possível, então, que surjam dificuldades quando esta palavra é proclamada?

a) O problema não está na palavra de Deus, Mas em sua proclamação, quando feita POR PREGADORES QUE NÃO ADMITEM SUAS IMPERFEIÇÕES HOMILÉTICAS PESSOAIS! Atualmente, as dificuldades mais comuns da pregação Bíblica encontram-se nas seguintes áreas:

FALTA DE PREPARO ADEQUADO DO PREGADOR:

Na maioria das vezes, a pregação pobre tem sua raiz na falta de ESTUDO DO ORADOR. Muitos julgam Ter condições de preparar uma mensagem Bíblica em menos de seis horas, sem árduo trabalho EXEGÉTICO e Estilístico. Pensam que basta Ter um esboço de três ou quatro pontos para edificar a igreja, ou acham suficiente manipular as quatro leis espirituais para levar um indivíduo perdido à obediência a Cristo.

FALTA DE UNIDADE CORPORAL NA PRÉDICA:

Os ouvintes do sermão dominical perdem o interesse pêlo recado do pastor quando este apresenta uma mensagem que consiste numa mera junção de versículos Bíblicos às vezes até desconexos, pulando de um livro para outro, sem unidade interior, sem organização nenhuma. (Este que vos fala era um que pensavam por usar muitos versículos, eram o suficiente. Sem conhecer a homilética).

FALTA DE VIVÊNCIA REAL DO PREGADOR NA FÉ CRISTÃ:

O pior que pode acontecer ao pregador do evangelho é proclamar as verdades libertadoras de Cristo e, ao mesmo tempo, levar uma vida arraigada no pecado e em total desobediência aos princípios da palavra de Deus. Por isso, Paulo escreveu:

"... Esmurro ( subjugo ) o meu corpo , e o reduzo à escravidão, para que , tendo pregado a outros , não venha eu mesmo a ser desqualificado (adókimos) desaprovado. I Cor 9: 27.

NOTA: Os pregadores atuais, cometem muitas FALTAS por não conhecer, HOMILÉTICA; Hermenêutica e Exegética.

Obs: Uma hora ele prega, 10 minutos, outra ele prega 2 horas, meia hora, uma hora. Não tem ordem.

I. O CONTEÚDO DA HOMILÉTICA:

A) Com a palavra de Deus, é-nos dado o conteúdo da pregação. Pregamos esta Palavra, e não mera palavras humanas.

Na comunicação da Palavra de Deus. lembramos-nos de que nossa pregação deve consistir nessa mesma Palavra: Se alguém fala, fale de acordo com os ORÁCULOS DE DEUS ...(I Pedro 4 : 11). Ler

Este falar não é o nosso falar, sendo antes um Dom de Deus, um charisma no poder de Deus, nosso falar torna-se o falar de Deus:

",, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e, sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando EFICAZMENTE em vós, os que credes (I TESS 2:13; Conf I COR 2: 4; II COR 5: 20; Efes 1: 13.

Concluímos, pois, que o CONTEÚDO DA HOMILÉTICA evangélica é a palavra de Deus. Com ela, é-nos confiado um TESOURO EM VASO DE BARRO (II Cor 4:7). É a nossa responsabilidade, como ministro de Cristo, e despenseiros de Deus (I COR 4:1), QUE ANUNCIAM (todo conselho de Deus) Atos 20:27, Conselho, ou propósito e desígnio (BOULÉM) NO GREGO.

VAMOS COMENTAR (I Pedr 4: 11):

O PREGADOR: Tem que passar para o povo o ORÁCULO DE DEUS.

A) Se alguém fala (laleî), Efes 4:29; II Cor 3:5; 4:2; Jer 14:14; 23:21; 27:15,16; 29:9.

B) Oráculo de Deus, (Palavra de Deus), Loguia, Rom 3:2; Atos, 7:38; Heb 5:12; Rom 11:4 = Aqui (Resposta Divina), Grego, crematismós no Hebraico, Heloim. Em II Sam 16: 23 = A Palavra de Deus, Grego, lógo toû Teoû, Hebraico, bidebar raheloim.

C) FORÇA, PODER, que Deus da, concede, Efes 1:19; 6:10; II Pedr 2:11; Apoc 12:10

D) ‘PARA QUE EM TUDO, todas as coisas, sejam Deus Glorificados. quer comais, quer bebais fazei tudo para Gloria de Deus. I Cor 10: 31.

E) Se alguém serve, ou ministra: Concede, da, Verbo Presente indicativo Ativo, suprir, fornecer .

F) Por meio de, Jesus Cristo, é tudo e por meio de Jesus.

G) A quem pertence, a Gloria, e o poder ou domínio.

(VAMOS CONTINUAR AINDA EM ROMANOS 10: 17):

A importância da homilética: A igreja viva de nosso Senhor JESUS CRISTO ORIGINA-SE, VIVE E É perpetuada pela Palavra de Deus, baseada em Rom 10:17. Pregar o evangelho significa despertar, confirmar, estimular, consolidar e aperfeiçoar a fé (Efes 4:11). Por essa razão, a prédica é a característica marcante do cristianismo.

(A NATUREZA DA HOMILÉTICA)

É a teoria da pregação do evangelho de nosso Senhor Jesus CRISTO, que relata o poder e a justiça de Deus para todo o homem que nEle crê (Rom 1:16) poder dinamis guebura,

O TERMO PREGAR: Vem do Latim (praedicare, que significa (proclamar). O nono testamento emprega quatro verbos para exemplificar a natureza da pregação:

1. Kerysso = Proclamar, ANUNCIAR, TORNAR conhecido (61 ocorrências no Novo Testamento). Está relacionado com o Arauto (Keryx ), que é comissionado pela seu Soberano...para anunciar em Alta voz alguma notícia, para assim torná-la conhecida.

a) Assim pregar o evangelho significa fazer o serviço e cumprir a missão de um Arauto. João Batista era um Arauto de Deus. Para sua atividade, os sinóticos empregam o termo (Kerysso): Mat 3:1; Marc 1:4; Luc 3:3; Jesus era Arauto de seu Pai: Mat 4:17, 23; e os doze discípulos, Paulo e Timóteo, arautos de Jesus: Mat 10:7, 27; Marc 16:15; Luc 24:47; Atos 10: 42; Rom 10: 8; I Cor 1: 23, 15: 11.

1) Um Arauto fala e age em nome do seu Senhor . O Arauto é o porta-voz

De seu mestre. É isto que dá à sua palavra legitimidade e autenticidade

2) A proclamação do arauto já é determinada. Ele deve tornar conhecidas a vontade e a palavra de seu Senhor. O não-cumprimento desta missão desclassifica-o de sua função e responsabilidade;

3) O TEOR principal da mensagem do ARAUTO bíblico é o anúncio do reino de Deus: Mat 4: 17-21; 9: 35; 10: 7; 24: 14; Luc 8: 1; 9: 2; e

4) O RECEPTOR DA MENSAGEM DO ARAUTO bíblico é o mundo inteiro: Mat 24: 14; 26: 13; Marc 16: 15; Luc 24: 47; I Tim 3: 16.

2) Euangelizõmai, EVANGELIZAR. Quem evangeliza transmite boas novas; uma mensagem de alegria. Assim se caracteriza a natureza da prédica evangélica. O pregador do evangelho é o portador de boas novas. (Isa 52:7; Rom 10:15; 1:16; Luc 2:10; Atos 8:35; 17:18; I Cor 15:1; Gal 1:16.

3) MARTYREIN, TESTEMUNHAR, testificar, ser testemunha. O testemunho de Jesus Cristo é outra característica autêntica da prédica evangélica. Jesus convidou seus discípulos para serem Suas testemunhas do poder do Espírito Santo (Luc 24:48; Atos 1:8). Neste sentido, os apóstolos compreenderam e executaram seu ministério (Atos 2:32; 3:15; 5:32; 10:39; 13:31; 22:15; 23:11). A testemunha qualifica-se através da comprovação de sua experiência. Isto lhe dá credibilidade, convicção e liberdade no cumprimento de sua missão. Leia (João 6:69; II Tim 2:2).

4) Didaskein , ENSINAR . Encontramos este verbo 95 vezes no Novo Testamento. Seu significado é sempre ( ensinar ) ou instruir. O Novo testamento apresenta-nos Jesus como grande (EDUCADOR):

“Quando Jesus acabou de proferir estas palavras {O SERMÃO DO MONTE}, ESTAVAM AS MULTIDÕES maravilhadas da sua doutrina; Porque (Ele as ensinava) como quem tem autoridade, e não como os Escribas “(Mat 7:28,29).

a) Deus nos capacita, para ensinar, Jesus recebeu seu ensino diretamente de seu Pai (João 7: 16). Os apóstolos também reconheceram a importância do ensino para as igrejas recém-fundadas (Atos 2: 42 ;5: 28).

(O ALVO DA HOMILÉTICA)

A) A mensagem tem (três) alvos:

É muito importante ver agora o ALVO DA HOMILÉTICA. qual é o alvo da mensagem evangélica?. Podemos ficar com a mera pregação e apresentação da predica? Quais os objetivos de tanto esforço na preparação, estruturação, meditação e, finalmente, pregação do sermão?

B) O Objetivo da mensagem evangélica é a conversão, nutrição, comunhão, motivação e santificação para a vida cristã.

1. O ALVO PRIMÁRIO de toda e qualquer mensagem bíblica é a salvação de pecadores perdidos (Rom 1: 16). “Em toda pregação, Deus procura primeiramente, mediante Seu mensageiro, trazer o homem para a comunhão Consigo“. É por meio da mensagem anunciada, ouvida e crida que os homens são salvos da perdição, da escravidão do pecado e da morte (Rom 10: 10, 17; João 8: 34-36).

2. O SEGUNDO ALVO: A pregação do evangelho, porém, não se dá por satisfeita em apenas chamar à comunhão viva com o Senhor Jesus Cristo. Após a conversão, a ênfase deve estar sobre (as coisas que acompanham a salvação (Heb 6:9). Nutrição, motivação, doutrinamento, perfeição, edificação, consolidação, consagração e santificação devem completar a pregação. Vamos ler todos versículos (Col 1:28; Efes 3:17; 4:1; I Cor 3:11; Rom 15:2; I Cor 14:3; Efes 2:21; I Pedr 2:5; I Cor 3:9; Atos 20:20; João 21:15-17; II Tim 4:2; Efes 4:14; Gal 1:11). Como indivíduo, como igreja, precisamos serem doutrinados.

3. O TERCEIRO ALVO: É ação diaconal de cada membro do corpo de Jesus Cristo (Efes 4:11; I Tes 1:9; Tito 3:8). Faz parte da mensagem neotestamentária que o cristão envolva-se no serviço de Deus (I Cor 9:13; II Cor 5:15; Gal 2:20). A verdadeira mensagem evangélica estimula o cristão para as diversas possibilidades ministeriais, sociais e diaconia (Atos 20:28; I Ped 5:2; 4:10; Rom 12:4-8; Resumindo  Atos 20:27).

(ALÉM DA HOMILÉTICA, HERMENÊUTICA E EXEGESE)

a) Precisamos conhecer outros pontos importantes: A postura do pregador, a voz do pregador, a eloquência do pregador etc. .

1. O cuidado pela voz:

A voz humana abarca uma larga área de sons e, por isso, devemos fazer uso dela todos os dias quando falamos. Cada pessoa deve esforçar-se POR UMA VOZ MELODIOSA E AGRADÁVEL. Tendo em mente a grande importância da voz (na pregação), todos os pregadores devem aprender a treinar a sua voz para melhor apresentarem seu discurso e isso pode e deve ser feito através de uma terapia vocal.

2. A forma correta:

Para que bem falamos, três coisas são necessárias para este momento:

a) Abrir bem a boca: Este conceito é tanto homiliasta como Divino.

(ABRE BEM A TUA BOCA) Sal 81: 10

b) Falar com muita força: Este método segue a mesma sentença do primeiro. Tanto Deus como a técnica ensinam: .. (LEVANTAM A TUA VOZ FORTEMENTE)..Isa 40: 9

c) Pronunciar claramente as palavras: Isto significa que cada palavra vai ser colocada no tempo e no espaço, (Prov 25:11), que diz: Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. (O querido irmão Felix Racy) explica muito bem esta tese, e sempre nos ensinou até obedecer as pontuações.

(CONTEUDO BÍBLICO DE PREGAÇÃO):

A) DEFINIÇÃO: O QUE É EXPOSIÇÃO BÍBLICA?

1. A comunicação de um conceito Bíblico, derivado de, e transmitido através de um estudo: Histórico e gramatical, o pregador precisa Ter experiência, e, depois, através dele, conhecer (EXEGETICA).

3. EXEGESE: Duas palavras grega!!

1. Dianoígo –

a) Veja Marcos 7: 34,35 , Anoigo Aoristo Passivo

b) Veja ainda Lucas 2: 23, Dianoígo, Particípio Presente.

2. Ektithemi - Tithemi –

a) Veja Atos 7: 21 - Ektithemi, Part Aor Passivo.

b) Veja ainda Atos 11: 4 - Verbo Indicativo Imperfeito Médio. Eketithemi.

3 CONTINUANDO AINDA DUAS PALAVRAS GREGA:

A ) Abre os olhos Luc 24: 31, 45 = Dianoígo.

V , 31: Verbo Indicativo Aoristo Passivo.

V , 45: Verbo Ind Aoristo Ativo, a mesma palavra se repete em Atos 16: 14 e Luc 24: 32 , arde o coração , Atos 17: 1-12 ( V, 3 ) Dianoígo.

4 Atos 18: 26; 28: 23 = Ektithemi, Explicava, expunha .

5 Há três objetivos:

a) Anunciar o caminho da salvação em Jesus Cristo, João 5:39, 40; Rom 15:4; II Tim 3: 15-17

b) Salvar o pecador, reconciliar o homem caído com Deus, João 3: 16

c) E Proclamar a salvação em Cristo. A conversão do homem à vontade de Deus, o juízo de Deus, Atos 26: 15-18; Deut 18: 20; Marc 16: 15,16.

(HERMENÊUTICA)

Regra fundamental: Pelo dito anteriormente, foi-nos possível ver como é apropriado e mais conveniente, que em qualquer documento de importância em se encontrem pontos obscuros se procure que ele seja seu próprio interprete.

1. Interpretação particular:

E a ninguém deve parecer estranho que insistamos em que a primeira e fundamental REGRA da correta interpretação bíblica deve ser a já indicada, (A SABER): A Escritura explicada pela Escritura, OU SEJA: a Bíblia, sua própria interprete.

= PRIMEIRA REGRA =

a) Será preciso repetir aqui, para maior aproveitamento, além do auxílio Divino, que em tal averiguação há modos de proceder que nenhum leitor da Bíblia deve ignorar, sendo sempre necessário Ter em conta (o principio fundamental) que o livro há de ser seu próprio INTÉRPRETE, de cujo princípio se deduzem outros, que chamamos REGRAS ou pautas de interpretação.

b) Destas diz assim a primeira: É preciso, o quanto seja possível, tomar as palavras em seu sentido usual e comum.

(EXEMPLOS):

1. Em Gênesis 6: 12, lemos:

‘Toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra “(Versão revista corrigida).

Tomando aqui as palavras carne e caminho em sentido literal, o texto perde o significado por completo. Porém tomando em seu sentido comum, usando-se como figuras, isto é, carne em sentido (pessoa) e caminho no sentido de (costumes), modo de proceder ou religião, já não só tem significado, mas um significado terminante, dizendo-nos que toda pessoa havia corrompido seus costumes; a mesma verdade que nos declara Paulo, sem figura, dizendo: “Não há quem faça o bem‘ (Rom 3: 12).

2. Pergunta Jesus:

‘Qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontra-la? “

Neste versículo, tomando ao pé da letra, embora nos apresente uma pergunta interessante, estamos longe de compreender a verdade que encerra. Porém, sabendo que contém uma parábola, cujas partes principais e figuradas requerem interpretação e designam realidades correspondente às figuras, não vemos aqui já agora uma pergunta interessante, mas uma mulher que representa a CRISTO; um trabalho afanoso que representa um trabalho semelhante que CRISTO está levando a cabo; e uma (moeda perdida) representa o homem perdido no pecado; Lucas 19:10. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido.

3. Profetizando a respeito de Jesus, disse Zacarias (Lucas 1:69)

“e nos suscitou plena e poderosa salvação na CASA de Davi“

Dificilmente extrairemos daqui alguma coisa clara se tomarmos a palavra CASA em sentido literal. Porém, sabendo que, como símbolo e figura, casa ordinariamente significa (FAMÍLIA OU DESCENDENCIA, já não estamos às escuras: aí se nos diz que Deus levantou uma poderosa salvação entre os descendentes de Davi, como também disse Pedro:

“Deus, porém...o exaltou (a Cristo) a Príncipe e salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados “ (Atos 5: 3).

NOTA: Lucas 1:69, Poderosa, Grego Keras, qeren, cornu, Querem, Força, ponta, chifre, Deut 33: 17.

4. Disse Jesus (Lucas 14: 26):

“Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe...não pode ser meu discípulo“

Ora, tomando ao pé da letra, isso constitui uma contradição ao preceito de amar até aos inimigos. Porém, lembrando-nos do hebraísmo, Pêlo qual se expressam às vezes as comparações entre duas pessoas ou coisas, já não só desaparece a contradição, mas compreendemos o verdadeiro sentido do texto, sentido que sem hebraísmo Jesus mesmo o expressa, dizendo:

“Quem ama seu pai e sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim“ (Mateus 10: 37).

NOTA: A palavra, aborrece ou odeia, amar menos, Missei 

= SEGUNDA REGRA =

a) Na linguagem Bíblica, como em outra qualquer, existem palavras que variam muito em seu significado, segundo o sentido da frase ou argumento em que ocorrem. Importa, pois, averiguar e determinar sempre qual seja o pensamento especial que o ESCRITOR se propõe expressar, e assim, tomando por guia este pensamento, poder-se-á determinar o sentido positivo da palavra que apresenta dificuldade.

b) É, pois tão natural quão importante o que chamamos a SEGUNDA REGRA, e diz: É de todo necessário tomar as palavras no sentido que indica o conjunto da frase.

(EXEMPLOS):

1. Fé:

A palavra fé, ordinariamente significa confiança; mas também tem outras acepções. Lemos de Paulo, por EXEMPLO: “Agora prega a fé que outrora procurava destruir“ Gal 1:23. Do conjunto desta frase vimos claramente que a fé, aqui, significa CRENÇA, OU SEJA, (A DOUTRINA DO EVANGELHO).

a) MAS AQUELE que tem dúvidas, é condenado, se comer, Porque o que faz não provem da fé; e tudo o que não provem de fé é pecado, (Rom 14: 23). Fé aqui é convicção 

2. A nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos, (Rom 13:11). Salvação aqui: à VINDA DE Cristo. Heb 2:3: Salvação aqui, toda a revelação do evangelho.

3. GRAÇA:

O significado comum da palavra graça é favor; porém se usa também em outros sentidos. Lemos, por exemplo:

"Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus“, Efes 2:8, GRAÇA AQUI, é misericórdia e bondade de Deus. Obs, sois se lê, fostes.

4. Falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava (a palavra da sua graça) Atos 14: 3, significa: A pregação do evangelho.

a) Em I Pedro 1: 13: Graça aqui, bem-aventurança que trará em sua vinda.

b) A graça (Tito 2: 11) Aqui usa no sentido do ENSINO DO EVANGELHO.

c) Em Heb 13: 9, graça, neste texto, às doutrinas do evangelho.

d) Em Ezeq 36: 26: CARNE, isto significa, ou uma disposição TERNA E DÓCIL .

e) Carne em Efes 2: 3: Significa nossos desejos sensuais.

f) CARNE EM (I Tim 3: 16), a saber em FORMA HUMANA 

g) Carne em Gal 3: 3, quer dizer, por observar cerimônias judaicas, como a circuncisão, que se faz na carne.

b) SANGUE: Em Mateus 27: 25. Falando de crucificar a Cristo, disseram os Judeus: Caia sobre nós o seu SANGUE, quer dizer: Culpa e suas conseqüências.

= TERCEIRA REGRA =

1. A terceira regra Diz: É necessário tomar as palavras no sentido indicado no CONTEXTO, a saber, os versículos que precedem e seguem ao TEXTO que se estuda.

2. As vezes sucede que não basta o conjunto de uma frase para determinar qual é o verdadeiro significado de certas palavras. Portanto, e em tal caso, devemos começar mais acima a leitura e continuá-la até mais abaixo, para levar em conta o que precede a segue à expressão OBSCURA e, procedendo assim, encontrar-se-á clareza no contexto por diferentes circunstâncias.

EXEMPLOS:

1 NO CONTEXTO ACHAMOS EXPRESSÕES, VERSÍCULOS OU EXEMPLOS QUE NOS ESCLARECEM E DEFINEM O SIGNIFICADO DA PALAVRA OBSCURA. Ao Dizer Paulo: “quando lerdes, podeis compreender o meu discernimento no ministério de Cristo" (Efes 3:4), ficamos um tanto indecisos e posteriores; verificamos que a palavra MISTÉRIO se aplica aqui à participação dos gentios nos benefícios do evangelho. Encontra-se a mesma palavra em sentido diferente em outras passagens, sendo necessário, em cada caso, o contexto para determinar o significado exato. “Quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo“(Gal 4:3,9-11).

Que são rudimentos do mundo?. São práticas de costumes judaicos. (Precisa conhecer o contexto).

(PALAVRAS SIMBÓLICAS)

A linguagem simbólica oferece muita dificuldade no estudo das Escrituras. Porém, ainda quando nos tenhamos de limitar à explicação defeituosa de algumas palavras, cremos que se ganhará algo recapitulando e familiarizando-se com as seguintes:

ABELHA, símbolo dos reis da ASSÍRIA (Isa 7:18), os quais em seus escritos profanos (hieróglifos) também são representados por esta figura; às vezes simboliza também, de um modo geral, um poder invasor e cruel. (Deut 1:44; Salmo 118:12)

ADULTÉRIO, infidelidade, infração do pacto estabelecido e conseqüente símbolo da IDOLATRIA, especialmente entre o povo que tem conhecido a verdade. (Jer 3:8,9 Ezeq 23:37; Apoc 2:22.)

ÁGUIA, poder, vista penetrante, movimento no sentido mais elevado. (Deut 32:11-12 .)

ALFARROBA, palha, nulidade, juízo do mal.

ANCORA, esperança (Heb 6: 19)

ARCA, Cristo. (I Pedr 3: 20 –21; Heb 11: 7 )

ARCO, símbolo de batalha e de vitória (Apoc 6: 2); às vezes também de engano, porquanto se pode quebrar ou atirar o falso. (Oseias 7: 16; Jer 9: 3)

ÁRVORES, as altas, símbolo de governantes. (Ezeq 31:5-9), as baixas, símbolo do povo comum. (Apoc 7: 1; 8: 7.)

AZEITE, fortaleza pela unção, daí a vida e força que infunde o Espirito de Deus (Tiago 5:14.)

AZUL, o celeste, o Céu. (Ester 8: 15.)

BERILO, prosperidade, magnificência. (Ezeq 1: 16; 28: 13)

BABILÔNIA, símbolo de um poder idólatra que persegue as igrejas de Cristo, referindo-se de um modo particular ao poder romano, pagão e papal. (Isa 47: 12; Apoc 17: 13; 18: 24.)

BALANÇA, símbolo de trato íntegro e justo. (Jó 31:6.) Tratando-se da compra de víveres, símbolo a escassez. (Lev 26 : 26; Ezeq 4: 16; Apoc 6: 5.)

BESTA, símbolo de um poder tirano e usurpador, porém às vezes só de um poder temporal qualquer. (Dan 7:3, 17; Ezeq 34:28.)

BRAÇO, símbolo de força e poder; braço nu e estendido significa o poder em exercício. Salmo 10:15; 98:1; Isa 52:10; Êxodo 6 : 6)

CADEIA, símbolo de escravidão. (Marc 5 : 4.)

CÁLICE, símbolo de luxúria provocante. (Apoc 17:1), também de ritos idólatras. (I Cor 10:21) e também da porção que cabe a alquém. ( Apoc 14: 10; 19: 6.)

CABRAS, símbolos dos maus em geral. ( Mat 25: 32,33.)

Há muitos símbolos na Bíblia, que não colocamos aqui.


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