NOVO TESTAMENTO VI

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO - TEOLOGIA DOS APÓSTOLOS JOÃO, PEDRO E PAULO / TEOLOGIA DOS APÓSTOLOS II

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO - TEOLOGIA DOS APÓSTOLOS JOÃO, PEDRO E PAULO

TEOLOGIA DO APÓSTOLO JOÃO

João filho de Zebedeu e de Salomé, irmão menor de Tiago, foi um dos primeiros discípulos a ser escolhido pelo Senhor e o último a morrer, humilde e simples, conhecido com Apóstolo do Amor. O centro, a base, o alicerce da teologia de João é a pessoa de Cristo. Ele introduz sua teologia apresentando três declarações que excedem o entendimento do ser humano.

João 1: 1 - 2 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus."

Este princípio é diferente de iniciar, começar, partida. Gênesis 1: 1 "No princípio criou Deus os céus e a terra" .

Este princípio é indefinido. É um tempo quando por um ato soberano Deus criou o universo.

João guiado pelo Espírito Santo nos conduz para além das eternidades passadas. Esta teologia é chamada de Cristocêntrica, porque para o apóstolo, Cristo é tudo. Não é uma teologia apenas da razão, é uma teologia do Espírito. A mensagem de João mostra que Deus pode ser conhecido em Jesus Cristo.

João 16: 13 "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras."

TEOLOGIA DO APÓSTOLO PEDRO

Pedro era um homem modesto, simples, pescador e observador, sincero e por natureza impulsivo, sempre falando, sempre ativo tomava a frente com facilidade, violento, instável.

Pedro dirigia-se aos cristãos dispersos pelas províncias da Ásia Menor, para confortar os fieis que sofriam as perseguições em muitos lugares.

Lucas 22: 31 - 33 "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. Respondeu-lhe Pedro : Senhor, estou pronto a ir contigo tanto para a prisão como para a morte."

Para edificação dos novos convertidos não somente dos judeus, mas, também, entre os gentios. Para alertar aos cristãos sobre a falsas doutrinas que iam entrando nas igrejas.

O Conceito De Pedro Sobre A Pessoa De Cristo

I Pedro 1: 3 "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos"

Jesus é apresentado por Pedro como o Salvador, cuja obra redentora foi consumada no Gólgota.

Jesus é considerado a Pedra Viva e Preciosa para os crentes, e pedra de tropeço para os incrédulos, conforme descrito no capítulo 2: 4 - 10 da primeira epístola de Pedro. Jesus é o exemplo que devemos seguir.

Jesus é fiel para com os seus; Ele voltará para recompensar a seus servos, I Pedro 5: 1 - 11.

Muitos Dos Seus Ensinos Ele Aprendeu Diretamente De Jesus Cristo:

TEOLOGIA DO APÓSTOLO PAULO

Era da tribo de Benjamim, nativo da cidade de Tarso, tinha cidadania romana como direito de nascença, de família influente, tinha herança judaica, grega e romana. Sua natureza era profundamente religiosa. Era homem educado em toda cultura secular.

No caminho de Damasco, numa intervenção divina, o Senhor se revela a ele. Assim passa a reconhecer que os cristãos a quem perseguia pertenciam ao Senhor Jesus Cristo. Houve uma transformação instantânea

Tema Central De Seus Ensinamentos É A Graça

Vejamos:

Efésios 2: 8 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus"

Romanos 3: 24 "sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus"

I Coríntios 15: 10 "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo."

Efésios 3: 8 "A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo"

Paulo apresenta a Graça como uma atitude de Deus para com o homem, Ef. 2:7; uma obra em seu favor, Tito 2: 11; um Dom concedido ao homem, Ef. 4: 7.

Gálatas 5: 16 "Digo, porém : Andai em Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne."

Paulo ao referir-se em " andai em espírito " quer dizer que devemos usar nossas qualidades para inclinar-se à Deus. Para o cristão a vida espiritual é o domínio da carne. É o viver consciente no Espírito.

Sua Teologia Enfatiza O Homem Em Seu Estado Completo.

Corpo, Alma E Espírito.

I Tessalonicenses 5: 23 "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

II Coríntios 2: 3 "E escrevi isto mesmo, para que, chegando, eu não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós."

I Tessalonicenses 1: 6 "E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo."

O Conceito De Paulo Sobre O Pecado

Romanos 5: 21 "Para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor."

O Pecado É Uma Realidade E Paulo O Apresenta Como Uma Herança De Adão.

Romanos 5: 12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram."

Adão fora criado para viver eternamente e continuaria nesta condição se não houvesse pecado. Toda a criação sofre por causa do pecado, este é universal e afeta toda natureza e não somente o homem.

Romanos 8: 19 - 22 "Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora"

O Conceito De Paulo Sobre A Pessoa De Cristo

Cristo foi o tema central da pregação de Paulo, a morte foi para que os nossos pecados fossem apagados e consequentemente as nossas almas resgatadas e alcançarmos a reconciliação com Deus.

Os ensinamento de Paulo abrange também a vinda do Senhor. Ele destaca essa vinda em duas fases, para arrebatar a Igreja onde não será visto pelo mundo incrédulo e Jesus vindo em glória para implantar o milênio aqui na terra. Esta vinda será visível a todo olho :

- Para arrebatar a Igreja. I Cor. 15: 50 - 52; I Tes. 4: 16 - 17

- Para implantar o milênio, conforme citação do próprio Senhor Jesus Cristo em Mateus 24:27 à 31.

O Conceito De Paulo Sobre O Espírito Santo

A Ação do Espírito Santo no ministério do apóstolo era real. Paulo nos orienta a termos uma vida totalmente voltada para a submissão ao Espírito Santo.

A santificação, e o crescimento na graça, são frutos do viver no Espírito. O Espírito Santo é Deus operando no aperfeiçoamento do Corpo de Cristo, a Igreja. A Igreja aparece como corpo onde Cristo é a cabeça.

TEOLOGIA DOS APÓSTOLOS II

TEOLOGIA NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS

A Superioridade De Cristo

A fim de impedir seus leitores de retornarem ao judaísmo, o autor ressalta a superioridade de Cristo, especialmente em relação as várias características do judaísmo originadas do Antigo Testamento. O tema é a superioridade de Cristo, um tema reiterado por toda a obra, mediante exortações para que seus leitores não apostatassem da fé cristã.

Cristo é superior aos profetas do Antigo Testamento, o herdeiro do universo, o criador, o reflexo exato da natureza divina, o sustentador da vida, o purificador dos pecados, o Ser exaltado e, por conseguinte, a última e mais excelente palavra de Deus ao homem (Hebreus 1:1-3).

Cristo também é superior aos anjos, porque Cristo é o Filho divino e criador eterno, mas os anjos são apenas servos e seres criados (Apocalipse 7:3). Era mister que Ele se tivesse tornado um ser humano a fim de estar qualificado como aquele que, por Sua morte, pudesse elevar o homem.

Cristo é superior a Arão e seus sucessores no ofício sumo sacerdotal. O autor da epístola aos Hebreus primeiramente destaca dois pontos de semelhança entre os sacerdotes arônicos e Jesus Cristo:

1- À semelhança de Arão, Cristo foi divinamente nomeado ao sumo sacerdócio, e

2- ao compartilhar de nossa experiência humana, Cristo adquiriu por nós uma simpatia pelo menos igual àquela de Arão.

Os Itens Frisados Da Superioridade De Cristo Sobre Arão São:

1. Cristo se tornou sacerdote em virtude de um juramento divino, mas não assim com os aronitas,

2. Cristo é eterno, ao passo que os aronitas morriam e tinham de ser substituídos;

3. Cristo é impecável, ao passo que os aronitas não o eram;

4. As funções sacerdotais de Cristo envolvem as realidades celestiais, mas as dos aronitas dizem respeito somente a símbolos terrenos;

5. Cristo ofereceu-se a Si mesmo voluntariamente como um sacrifício que jamais precisará ser repetido, ao passo que as repetitivas ofertas de animais desmascaram a sua ineficácia, pois animais não podem tirar os nossos pecados;

6. O próprio Antigo Testamento, escrito durante o período do sacerdócio arônico, predizia que sobreviria uma nova aliança, que tornaria obsoleto a Antiga Aliança, segundo o qual funcionava o sacerdócio arônico.

Exortações Finais

A epístola aos Hebreus encoraja os seus leitores a uma contínua perseverança, citando, como exemplos, os heróis da fé do Antigo Testamento, e, finalmente, citando a pessoa de Jesus como o mais extraordinário exemplo de paciente perseverança sob os sofrimentos, após o que recebeu o seu galardão.

Em conclusão, o escritor sagrado exorta os seus leitores ao amor mútuo, à hospitalidade (especialmente necessária naqueles dias, para os pregadores itinerantes), à simpatia, ao uso saudável e moral do sexo, dentro do matrimônio, evitar a avareza, à imitação dos líderes eclesiásticos, evitar os ensinamentos distorcidos, à aceitação conformada diante da perseguição, às ações de graças, à generosidade e à oração.

TEOLOGIA DE TIAGO

Tiago, líder da Igreja de Jerusalém e irmão do Senhor Jesus Cristo e não o apóstolo. Embora não fosse crente em Jesus, durante o ministério público do Senhor. Tiago foi testemunha do Cristo ressurreto.

I Coríntios 15: 5 - 7 "que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos.

A epístola de Tiago é o livro prático do Novo Testamento, como Provérbios do Antigo. De fato, suas declarações francas e concisas de verdades morais têm semelhança notável com Provérbios.

Ela contém pouquíssimas instruções doutrinárias; o seu propósito principal é pôr em relevo o aspecto religioso da verdade.

Tiago escreveu a certa classe de judeus cristãos na qual se manifestava uma tendência de separar a fé das obras. Pretendiam ter a fé, mas existia entre eles impaciência sob provação, contendas, acepção de pessoas, difamações e mundanismo.

Tiago explica que uma fé que não produz santidade de vida é coisa morta. Salienta a necessidade de uma fé viva e eficaz para obter a perfeição cristã.

Não há qualquer conflito entre a Teologia de Paulo e a de Tiago. Paulo fala do aspecto espiritual e Tiago do prático. As obras para Tiago expressam a fé.

Efésios 2: 8 - 9 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Tiago 2: 14,17 "Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras ? Porventura essa fé pode salvá-lo ? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma."

A epístola de Tiago encontrou algumas dificuldades para adquirir lugar no cânom do Novo Testamento. Vejamos:

1 A brevidade da epístola, sua natureza prática e não doutrinária.

2 Fato de Tiago não ser um dos Apóstolos.

3 A incerteza da identidade de Tiago.

TEOLOGIA NA EPÍSTOLA DE JUDAS

Judas se identifica como o irmão de Tiago. Dessa maneira, também era irmão de Jesus, mas, por modéstia, descreveu a si mesmo como um " servo de Jesus Cristo "

Judas tinha tencionado escrever um tratado doutrinário, mas a infiltração da Igreja por parte de falsos mestres o compelira a alterar a natureza de sua epístola para uma exortação em defesa da verdade do evangelho.

Enfatiza a fé e o Dom de Deus. O Espírito Santo como fonte de vida e poder para o crente, e uma vida de santidade como dever de cada filho de Deus; e Cristo como juiz.

Judas 6 "aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia"

" Anjos que caíram " Quem são estes personagens ? Os anjos que pecaram com Lúcifer. Estes encontraram-se em prisões eternas. O lugar preparado para o Diabo e seus anjos.

A carta foi escrita para exortar e animar os crentes a batalharem pela fé. Lembrando-lhes os castigos recebidos pelos ímpios no passado.

Os abusos no campo da fé serão castigados como ocorreu com os anjos que caíram. A santificação do crente é um dever.

TEOLOGIA NO APOCALIPSE

O Apocalipse é uma mensagem que alcança todos os tempos. Embora tenha uma mensagem para o presente, o seu alcance penetra até o estado eterno.

Os sete candeeiros são as sete igrejas locais, mas com características futuras simbolizam as Igrejas de todos os tempos. As sete estrelas são os sete anjos ou mensageiros destas igrejas.

No término de cada mensagem às Igrejas, há uma exortação da parte do Espírito Santo. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas.

A PESSOA DE CRISTO NO APOCALIPSE

Jesus depois de consumar seu ministério terreno, apresenta-se nesta revelação como O Rei do Universo, Juiz que executará a sua missão neste mundo e no reino espiritual maldade. No reino das trevas de satanás.

A humanidade sem Cristo passará pelo vale escuro da tribulação. Os que lhe pertencem sairão redimidos e viverão na Pátria Celestial, com Cristo por toda a eternidade.

Jesus Cristo em sua revelação entre as Igrejas e o envio de mensagens a estas Igrejas, identifica - SE como o Príncipe dos reis da terra diante do qual todo joelho se dobrará. O Primogênito dos mortos, a Fiel Testemunha e Aquele que nos ama. Ele revela a grande tribulação que há de envolver a terra antes do Seu reino milenar.

Ele revela o estado eterno e a nova Jerusalém. Jesus é o Herdeiro do Trono conforme as Escrituras. A vitória mencionada é incontestável.

A Bíblia em seus primeiros capítulos fala-nos da criação do homem, da sua queda e do pecado. Enquanto O Criador anunciava os castigos que deviam envolver Satanás e o homem, prometeu um Redentor Vitorioso que restauraria todas as coisas. À trajetória do Apocalipse revela-nos a redenção e a glória dos remidos.

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