TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO - TEOLOGIA DOS APÓSTOLOS JOÃO, PEDRO E PAULO / TEOLOGIA DOS APÓSTOLOS II
TEOLOGIA
DO NOVO TESTAMENTO - TEOLOGIA DOS APÓSTOLOS JOÃO, PEDRO E PAULO
TEOLOGIA DO
APÓSTOLO JOÃO
João filho
de Zebedeu e de Salomé, irmão menor de Tiago, foi um dos primeiros discípulos a
ser escolhido pelo Senhor e o último a morrer, humilde e simples, conhecido com
Apóstolo do Amor. O centro, a base, o alicerce da teologia de João é a pessoa
de Cristo. Ele introduz sua teologia apresentando três declarações que excedem
o entendimento do ser humano.
João 1: 1 -
2 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era
Deus. Ele estava no princípio com Deus."
Este
princípio é diferente de iniciar, começar, partida. Gênesis 1: 1 "No
princípio criou Deus os céus e a terra" .
Este
princípio é indefinido. É um tempo quando por um ato soberano Deus criou o
universo.
João guiado
pelo Espírito Santo nos conduz para além das eternidades passadas. Esta
teologia é chamada de Cristocêntrica, porque para o apóstolo, Cristo é tudo.
Não é uma teologia apenas da razão, é uma teologia do Espírito. A mensagem de
João mostra que Deus pode ser conhecido em Jesus Cristo.
João 16: 13
"Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda
a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos
anunciará as coisas vindouras."
TEOLOGIA DO
APÓSTOLO PEDRO
Pedro era um
homem modesto, simples, pescador e observador, sincero e por natureza
impulsivo, sempre falando, sempre ativo tomava a frente com facilidade, violento,
instável.
Pedro
dirigia-se aos cristãos dispersos pelas províncias da Ásia Menor, para
confortar os fieis que sofriam as perseguições em muitos lugares.
Lucas 22: 31
- 33 "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como
trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te
converteres, fortalece teus irmãos. Respondeu-lhe Pedro : Senhor, estou pronto
a ir contigo tanto para a prisão como para a morte."
Para
edificação dos novos convertidos não somente dos judeus, mas, também, entre os
gentios. Para alertar aos cristãos sobre a falsas doutrinas que iam entrando
nas igrejas.
O Conceito
De Pedro Sobre A Pessoa De Cristo
I Pedro 1: 3
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a
sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela
ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos"
Jesus é
apresentado por Pedro como o Salvador, cuja obra redentora foi consumada no
Gólgota.
Jesus é
considerado a Pedra Viva e Preciosa para os crentes, e pedra de tropeço para os
incrédulos, conforme descrito no capítulo 2: 4 - 10 da primeira epístola de
Pedro. Jesus é o exemplo que devemos seguir.
Jesus é fiel
para com os seus; Ele voltará para recompensar a seus servos, I Pedro 5: 1 -
11.
Muitos Dos
Seus Ensinos Ele Aprendeu Diretamente De Jesus Cristo:
TEOLOGIA DO
APÓSTOLO PAULO
Era da tribo
de Benjamim, nativo da cidade de Tarso, tinha cidadania romana como direito de
nascença, de família influente, tinha herança judaica, grega e romana. Sua
natureza era profundamente religiosa. Era homem educado em toda cultura
secular.
No caminho
de Damasco, numa intervenção divina, o Senhor se revela a ele. Assim passa a
reconhecer que os cristãos a quem perseguia pertenciam ao Senhor Jesus Cristo.
Houve uma transformação instantânea
Tema Central
De Seus Ensinamentos É A Graça.
Vejamos:
Efésios 2: 8
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é
dom de Deus"
Romanos 3:
24 "sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção
que há em Cristo Jesus"
I Coríntios
15: 10 "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo
não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a
graça de Deus que está comigo."
Efésios 3: 8
"A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar
aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo"
Paulo
apresenta a Graça como uma atitude de Deus para com o homem, Ef. 2:7; uma obra
em seu favor, Tito 2: 11; um Dom concedido ao homem, Ef. 4: 7.
Gálatas 5:
16 "Digo, porém : Andai em Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da
carne."
Paulo ao
referir-se em " andai em espírito " quer dizer que devemos usar
nossas qualidades para inclinar-se à Deus. Para o cristão a vida espiritual é o
domínio da carne. É o viver consciente no Espírito.
Sua Teologia
Enfatiza O Homem Em Seu Estado Completo.
Corpo, Alma
E Espírito.
I
Tessalonicenses 5: 23 "E o próprio Deus de paz vos santifique
completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados
irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."
II Coríntios
2: 3 "E escrevi isto mesmo, para que, chegando, eu não tenha tristeza da
parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria
é a de todos vós."
I
Tessalonicenses 1: 6 "E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor,
tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo."
O Conceito
De Paulo Sobre O Pecado
Romanos 5:
21 "Para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também
viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso
Senhor."
O Pecado É
Uma Realidade E Paulo O Apresenta Como Uma Herança De Adão.
Romanos 5:
12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos
pecaram."
Adão fora
criado para viver eternamente e continuaria nesta condição se não houvesse
pecado. Toda a criação sofre por causa do pecado, este é universal e afeta toda
natureza e não somente o homem.
Romanos 8:
19 - 22 "Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos
filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua
vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a
própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade
da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente,
geme e está com dores de parto até agora"
O Conceito
De Paulo Sobre A Pessoa De Cristo
Cristo foi o
tema central da pregação de Paulo, a morte foi para que os nossos pecados
fossem apagados e consequentemente as nossas almas resgatadas e alcançarmos a
reconciliação com Deus.
Os
ensinamento de Paulo abrange também a vinda do Senhor. Ele destaca essa vinda
em duas fases, para arrebatar a Igreja onde não será visto pelo mundo incrédulo
e Jesus vindo em glória para implantar o milênio aqui na terra. Esta vinda será
visível a todo olho :
- Para
arrebatar a Igreja. I Cor. 15: 50 - 52; I Tes. 4: 16 - 17
- Para
implantar o milênio, conforme citação do próprio Senhor Jesus Cristo em Mateus
24:27 à 31.
O Conceito
De Paulo Sobre O Espírito Santo
A Ação do
Espírito Santo no ministério do apóstolo era real. Paulo nos orienta a termos
uma vida totalmente voltada para a submissão ao Espírito Santo.
A
santificação, e o crescimento na graça, são frutos do viver no Espírito. O
Espírito Santo é Deus operando no aperfeiçoamento do Corpo de Cristo, a Igreja.
A Igreja aparece como corpo onde Cristo é a cabeça.
TEOLOGIA DOS
APÓSTOLOS II
TEOLOGIA NA
EPÍSTOLA AOS HEBREUS
A
Superioridade De Cristo
A fim de
impedir seus leitores de retornarem ao judaísmo, o autor ressalta a
superioridade de Cristo, especialmente em relação as várias características do
judaísmo originadas do Antigo Testamento. O tema é a superioridade de Cristo,
um tema reiterado por toda a obra, mediante exortações para que seus leitores
não apostatassem da fé cristã.
Cristo é
superior aos profetas do Antigo Testamento, o herdeiro do universo, o criador,
o reflexo exato da natureza divina, o sustentador da vida, o purificador dos
pecados, o Ser exaltado e, por conseguinte, a última e mais excelente palavra
de Deus ao homem (Hebreus 1:1-3).
Cristo
também é superior aos anjos, porque Cristo é o Filho divino e criador eterno,
mas os anjos são apenas servos e seres criados (Apocalipse 7:3). Era mister que
Ele se tivesse tornado um ser humano a fim de estar qualificado como aquele
que, por Sua morte, pudesse elevar o homem.
Cristo é
superior a Arão e seus sucessores no ofício sumo sacerdotal. O autor da
epístola aos Hebreus primeiramente destaca dois pontos de semelhança entre os
sacerdotes arônicos e Jesus Cristo:
1- À
semelhança de Arão, Cristo foi divinamente nomeado ao sumo sacerdócio, e
2- ao
compartilhar de nossa experiência humana, Cristo adquiriu por nós uma simpatia
pelo menos igual àquela de Arão.
Os Itens
Frisados Da Superioridade De Cristo Sobre Arão São:
1. Cristo se
tornou sacerdote em virtude de um juramento divino, mas não assim com os
aronitas,
2. Cristo é
eterno, ao passo que os aronitas morriam e tinham de ser substituídos;
3. Cristo é
impecável, ao passo que os aronitas não o eram;
4. As
funções sacerdotais de Cristo envolvem as realidades celestiais, mas as dos
aronitas dizem respeito somente a símbolos terrenos;
5. Cristo
ofereceu-se a Si mesmo voluntariamente como um sacrifício que jamais precisará
ser repetido, ao passo que as repetitivas ofertas de animais desmascaram a sua
ineficácia, pois animais não podem tirar os nossos pecados;
6. O próprio
Antigo Testamento, escrito durante o período do sacerdócio arônico, predizia
que sobreviria uma nova aliança, que tornaria obsoleto a Antiga Aliança,
segundo o qual funcionava o sacerdócio arônico.
Exortações
Finais
A epístola
aos Hebreus encoraja os seus leitores a uma contínua perseverança, citando,
como exemplos, os heróis da fé do Antigo Testamento, e, finalmente, citando a
pessoa de Jesus como o mais extraordinário exemplo de paciente perseverança sob
os sofrimentos, após o que recebeu o seu galardão.
Em
conclusão, o escritor sagrado exorta os seus leitores ao amor mútuo, à hospitalidade
(especialmente necessária naqueles dias, para os pregadores itinerantes), à
simpatia, ao uso saudável e moral do sexo, dentro do matrimônio, evitar a
avareza, à imitação dos líderes eclesiásticos, evitar os ensinamentos
distorcidos, à aceitação conformada diante da perseguição, às ações de graças,
à generosidade e à oração.
TEOLOGIA DE
TIAGO
Tiago, líder
da Igreja de Jerusalém e irmão do Senhor Jesus Cristo e não o apóstolo. Embora
não fosse crente em Jesus, durante o ministério público do Senhor. Tiago foi
testemunha do Cristo ressurreto.
I Coríntios
15: 5 - 7 "que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais
de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns
já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos.
A epístola
de Tiago é o livro prático do Novo Testamento, como Provérbios do Antigo. De
fato, suas declarações francas e concisas de verdades morais têm semelhança
notável com Provérbios.
Ela contém
pouquíssimas instruções doutrinárias; o seu propósito principal é pôr em relevo
o aspecto religioso da verdade.
Tiago
escreveu a certa classe de judeus cristãos na qual se manifestava uma tendência
de separar a fé das obras. Pretendiam ter a fé, mas existia entre eles
impaciência sob provação, contendas, acepção de pessoas, difamações e
mundanismo.
Tiago
explica que uma fé que não produz santidade de vida é coisa morta. Salienta a
necessidade de uma fé viva e eficaz para obter a perfeição cristã.
Não há
qualquer conflito entre a Teologia de Paulo e a de Tiago. Paulo fala do aspecto
espiritual e Tiago do prático. As obras para Tiago expressam a fé.
Efésios 2: 8
- 9 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós,
é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie."
Tiago 2:
14,17 "Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não
tiver obras ? Porventura essa fé pode salvá-lo ? Assim também a fé, se não
tiver obras, é morta em si mesma."
A epístola
de Tiago encontrou algumas dificuldades para adquirir lugar no cânom do Novo
Testamento. Vejamos:
1 A
brevidade da epístola, sua natureza prática e não doutrinária.
2 Fato de
Tiago não ser um dos Apóstolos.
3 A
incerteza da identidade de Tiago.
TEOLOGIA NA
EPÍSTOLA DE JUDAS
Judas se
identifica como o irmão de Tiago. Dessa maneira, também era irmão de Jesus,
mas, por modéstia, descreveu a si mesmo como um " servo de Jesus Cristo
"
Judas tinha
tencionado escrever um tratado doutrinário, mas a infiltração da Igreja por
parte de falsos mestres o compelira a alterar a natureza de sua epístola para
uma exortação em defesa da verdade do evangelho.
Enfatiza a
fé e o Dom de Deus. O Espírito Santo como fonte de vida e poder para o crente,
e uma vida de santidade como dever de cada filho de Deus; e Cristo como juiz.
Judas 6
"aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria
habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do
grande dia"
" Anjos
que caíram " Quem são estes personagens ? Os anjos que pecaram com
Lúcifer. Estes encontraram-se em prisões eternas. O lugar preparado para o
Diabo e seus anjos.
A carta foi
escrita para exortar e animar os crentes a batalharem pela fé. Lembrando-lhes
os castigos recebidos pelos ímpios no passado.
Os abusos no
campo da fé serão castigados como ocorreu com os anjos que caíram. A
santificação do crente é um dever.
TEOLOGIA NO
APOCALIPSE
O Apocalipse
é uma mensagem que alcança todos os tempos. Embora tenha uma mensagem para o
presente, o seu alcance penetra até o estado eterno.
Os sete
candeeiros são as sete igrejas locais, mas com características futuras
simbolizam as Igrejas de todos os tempos. As sete estrelas são os sete anjos ou
mensageiros destas igrejas.
No término
de cada mensagem às Igrejas, há uma exortação da parte do Espírito Santo. Quem
tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas.
A PESSOA DE
CRISTO NO APOCALIPSE
Jesus depois
de consumar seu ministério terreno, apresenta-se nesta revelação como O Rei do
Universo, Juiz que executará a sua missão neste mundo e no reino espiritual
maldade. No reino das trevas de satanás.
A humanidade
sem Cristo passará pelo vale escuro da tribulação. Os que lhe pertencem sairão
redimidos e viverão na Pátria Celestial, com Cristo por toda a eternidade.
Jesus Cristo
em sua revelação entre as Igrejas e o envio de mensagens a estas Igrejas,
identifica - SE como o Príncipe dos reis da terra diante do qual todo joelho se
dobrará. O Primogênito dos mortos, a Fiel Testemunha e Aquele que nos ama. Ele
revela a grande tribulação que há de envolver a terra antes do Seu reino
milenar.
Ele revela o
estado eterno e a nova Jerusalém. Jesus é o Herdeiro do Trono conforme as
Escrituras. A vitória mencionada é incontestável.
A Bíblia em seus primeiros capítulos fala-nos da criação do homem, da sua queda e do pecado. Enquanto O Criador anunciava os castigos que deviam envolver Satanás e o homem, prometeu um Redentor Vitorioso que restauraria todas as coisas. À trajetória do Apocalipse revela-nos a redenção e a glória dos remidos.
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