INTRODUÇÃO A TEOLOGIA
A Teologia Sistemática é uma importante ferramenta em nos ajudar a compreender e ensinar a Bíblia de uma forma organizada.
A Bíblia é para o teólogo o que a natureza é para o homem de ciência. É sua fonte de fatos concretos.
É motivo de grande satisfação notarmos que as Escrituras contêm todos os fatos da teologia, admitindo verdades intuitivas, tanto intelectuais como morais, por causa da nossa constituição como seres racionais e morais.
DEFINIÇÃO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA
A palavra “teologia” é derivada dos termos gregos theos, que significa “Deus” e logos, que significa “palavra”, “discurso”, “tratado” ou “estudo”.
A Teologia pode então ser conceituada, do modo mais simples, como “a ciência do estudo de Deus”. O seu campo é estendido não apenas à pessoa de Deus, mas também às Suas obras, de forma que ela tem sido chamada de “o estudo de Deus e de sua relação para com o Universo”,
”Sistematizar”, por sua vez, é “reduzir diversos elementos a um sistema” ou “agrupar em um corpo de doutrina”.
Sistemático, portanto, é aquilo que segue um sistema, uma ordenação, um método.
Quando se aplica o adjetivo a essa disciplina da enciclopédia teológica não se quer dizer que outras disciplinas (como a exegese ou a teologia bíblica) não seguem qualquer sistema, mas que é a Teologia Sistemática que procura oferecer a verdade acerca de Deus e sua obra, apresentada na Bíblia, como um todo, como um sistema unificado.
Teologia Sistemática é qualquer estudo que responda à pergunta: “O que a Bíblia toda nos ensina hoje?” sobre qualquer assunto. (John Frame, Westminister Seminary, Escondido, Califórnia – EUA).
Essa definição índica que Teologia Sistemática envolve coletar e compreender todas as passagens relevantes na Bíblia sobre vários assuntos e então resumir seus ensinos claramente de modo que conheçamos aquilo que cremos sobre cada assunto.
OUTRAS DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA
CHAFER: Teologia sistemática pode ser definida como a coleção, cientificamente arrumada, comparada, exibida e defendida de todos os fatos de toda e qualquer fonte referentes a Deus e às Suas obras. Ela é temática porque segue uma forma de tese humanamente idealizada, e apresenta e verifica a verdade como verdade (Lewis Sperry Chafer).
HODGE: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia, e averiguar os princípios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles Hodge).
THOMAS: A ciência é a expressão técnica das leis da natureza; a teologia é a expressão técnica da revelação de Deus. Faz parte da teologia examinar todos os fatos espirituais da revelação, calcular o seu valor e arranjá-los em um corpo de ensinamentos. A doutrina, assim, corresponde às generalizações da ciência (W. H. Griffith Thomas).
STRONG: A ciência de Deus e dos relacionamentos de Deus com o universo (A. H. Strong).
SHEDD: Uma ciência que se preocupa com o infinito e o finito, com Deus e o universo. O material, portanto, que abrange é mais vasto do que qualquer outra ciência. Também é a mais necessária de todas as ciências (W. G. T. Shedd).
OUTRAS ÁREAS DA TEOLOGIA
TEOLOGIA BÍBLICA: Investiga a verdade de Deus e o Seu universo no seu desenvolvimento divinamente ordenado e no seu ambiente histórico conforme nos apresentados diversos livros da Bíblia. A teologia bíblica é a exposição do conteúdo doutrinário e ético da Bíblia, conforme originalmente revelada. A teologia bíblica extrai o seu material exclusivamente da Bíblia, seu período compreende somente até o final da era apostólica.
TEOLOGIA DOGMÁTICA: É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da Igreja. Assim temos "Dogmática Cristã", por H. Martensen, com uma exposição e defesa da doutrina luterana; "Teologia Dogmática", por Wm. G. T. Shedd, como uma exposição da Confissão de Westminster e de outros símbolos presbiterianos; e "Teologia Sistemática", por Louis Berkhof, como uma exposição da teologia reformada.
TEOLOGIA EXEGÉTICA: Estuda o Texto Sagrado e assuntos relacionados, através do estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica e da teologia bíblica.
TEOLOGIA HISTÓRICA: Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas também investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange história bíblica, história da Igreja, história das missões, história da doutrina e história dos credos e confissões. A teologia histórica tem seu período compreendido desde a era apostólica até os dias atuais.
TEOLOGIA NATURAL: Estuda fatos que se referem a Deus e Seu universo que se encontra revelado na natureza.
TEOLOGIA PRÁTICA: Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens trazidas pelos outros ramos da teologia, sobretudo a sistemática. Ela busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para edificação, educação, e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os cursos de homilética, administração da igreja, liderança liturgia, educação cristã e missões.
OBJETIVO DA TEOLOGIA
“A coleção, o arranjológico, a comparação, a exposição e a defesa de todos os fatos de todas as fontes com respeito a Deus e Suas relações com o Universo”. (Paul Davidson, Vol. I, p. 2).
“O papel da Teologia como ciência não é criar fatos, mas descobri-los e apresentar a relação deles entre si. Os fatos com que lida a Teologia estão na Bíblia” (Paul Davidson, idem).
LIMITAÇÕES AO CONHECIMENTO TEOLÓGICO
Limitações da mente humana (Rm 11:33; II Pe 3:16);
Limitações da linguagem humana (II Co 12:4);
Restrições colocadas pelo próprio Deus (Dt 29:29; Pv 25:2; Mc 13:32; Jô 16:12; At 1:7).
Para chegarmos à organização que temos hoje, foram necessários anos de estudos e combate às heresias. Após a era apostólica (morte dos apóstolos) surgiram figuras de muita importância no cenário cristão, os apologistas, estudiosos cristãos que defendiam a fé diante das heresias que surgiam em sua época, como Justino Mártir, Tertuliano, Irineu entre outros (100 – 451 d.C.). Essa apologética contribuiu em muito para a organização das doutrinas bíblicas como as temos hoje.
A NATUREZA DA DOUTRINA
A doutrina cristã (a palavra "doutrina" significa "ensino" ou "instrução") pode definir-se assim : as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática.
Este estudo chama-se comumente: "teologia", ou seja, "um tratado ou um discurso racional acerca de Deus". (Os dois termos serão usados alternadamente nesta seção.) A teologia ou a doutrina assim se descreve: a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem. Trata de tudo quanto se relaciona com Deus e com os propósitos divinos.
A Bíblia Sagrada dá grande relevância à doutrina, e afirma fornecer o material próprio para seu conteúdo.
- Ela é enfática em sua condenação contra o que é falso.
- Adverte contra as "doutrinas dos homens" (Cl 2.22);
- Contra a "doutrina dos fariseus" (Mt 16.12);
- Contra os "ensinos de demônios" (I Tm 4.1);
- Contra os que ensinam "doutrinas que são preceitos de
homens" (Mc 7.7);
- Contra os que "são levados ao redor por todo vento de doutrina" (Ef 4.14).
No entanto, se por um lado a Bíblia condena o falso profeta, por outro exorta e recomenda a verdadeira doutrina.
Entre outras coisas " Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;" (II Tm 3:16).
Portanto, nas Escrituras a doutrina é reputada como "boa" (I Tm 4.6); "Sã" (I Timóteo 1.10); "Segundo a piedade" (I Tm 6.3); "De Deus" (Tt 2.10), e "De Cristo" (II Jo 9).
Para alguns cristãos, a palavra "doutrina" pode se mostrar um tanto ameaçadora. Ela evoca visões de crenças muito técnicas, difíceis e abstratas, talvez apresentadas de forma dogmática. Doutrina, entretanto, não é isso.
A doutrina cristã é apenas a declaração das crenças mais fundamentais do cristão: crenças sobre a natureza de Deus; sobre sua ação; sobre nós, que somos suas criaturas; e sobre o que Deus fez para nos trazer à comunhão com ele.
Longe de serem áridas ou abstratas, são as espécies mais importantes de verdades.
São declarações sobre as questões fundamentais da vida, ou seja, quem sou eu? Qual é o sentido último do universo? Para onde vou?
A doutrina cristã, portanto, constitui-se das respostas que o cristão dá àquelas perguntas que todos os seres humanos fazem.
A doutrina lida como verdades gerais ou atemporais sobre Deus e sobre o restante da realidade. Não é apenas um estudo de eventos históricos específicos tais como o que Deus fez, mas da própria natureza do Deus que atua na história.
Crenças doutrinárias corretas são essenciais no relacionamento entre o cristão e Deus.
Assim, por exemplo, o autor de Hebreus disse: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11.6).
Também importante para um relacionamento adequado com Deus é a crença na humanidade de Jesus; João escreveu: "Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus" (I João 4.2).
Paulo destacou a importância da crença na ressurreição de Cristo: "Se você confessar com a boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação" (Romanos 10.9,10).
DOUTRINA E DOGMA
Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras; dogma é a declaração do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo. Esperamos confiadamente que a teologia ou doutrina encontre o lugar que merece no pensamento e na educação religiosa.
TEOLOGIA E RELIGIÃO
Qual é a conexão entre a teologia e a religião ? Religião vem da palavra latina "ligare" que significa "ligar"; religião representa as atividades que "ligam" o homem a Deus numa determinada relação. A teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento. A religião e a teologia devem coexistir na verdadeira experiência cristã; porém, na prática, às vezes, se acham distanciadas, de tal maneira que é possível ser teólogo sem ser verdadeiramente religioso, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário.
"Se conheces estas coisas, feliz serás se as observas", é a mensagem de Deus ao teólogo. "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Tim. 2:15), é a mensagem de Deus ao homem espiritual.
A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA
É comum em nossas igrejas, principalmente as pentecostais, existir um sentimento de negativismo em relação à teologia, certa vez ouvi um obreiro dizer o seguinte: “eu não compro uma Bíblia de estudo porque contém teologia de homens”, Bíblias de estudo à parte, esta opinião equivocada tem contribuído para que o ensino teológico seja colocado à margem, talvez por um desconhecimento da teologia e seus efeitos na vida cristã individual e da igreja.
A importância da teologia se dá em alguns aspectos :
SATISFAZ A MENTE HUMANA
Deus quando criou o homem, deu-lhe uma capacidade especial, o intelecto, a razão, ou raciocínio, é da mente humana querer entender o que está ao seu redor, o homem não concebe viver sem entender a vida, já dizia o filósofo Sócrates “uma vida sem reflexão não merece ser vivida”.
A teologia como ciência humana, vem para tentar preencher a lacuna do entendimento humano acerca de Deus, fundamentando-se no que Ele revelou em sua Palavra, a Bíblia, que é a fonte primária da teologia (Mateus 22.37).
AJUDA NA FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO
A teologia injeta em nosso intelecto um conhecimento sobre Deus que influi no desenvolvimento do nosso caráter cristão, moldando a nossa mente para tornar-se parecida com a de Cristo, ter uma mente cristã é ver o mundo com a lente dos ensinamentos de Cristo. “Ter a mente cristã é compreender o mundo ao nosso redor, influenciados pela verdade de Deus, a ponto de, mesmo imperfeitamente, pensarmos os pensamentos de Deus a respeito de qualquer assunto: desde o salário digno de uma empregada doméstica que tem duas crianças para cuidar e alimentar até as implicações éticas da biogenética. Entre outras coisas, ter a mente cristã é também fazer a análise de um filme ou de uma de um conto seriado, à luz do ensino do evangelho.” (R. RAMOS, 2003, p. 20).
SERVE PARA PUREZA E DEFESA DO CRISTIANISMO
Ao longo da história da Igreja, surgiram, e ainda surgem muitas teorias, doutrinas, correntes, heresias e afins. Para que a igreja esteja preparada para combater isso e manter uma doutrina bíblica pura, sua teologia precisa estar fundamenta da Bíblia, alguns movimentos religiosos têm sua doutrina fundamentada em teorias que foram combatidas ainda pelos pais da Igreja, a doutrina da trindade é um exemplo disso.
CONTRIBUI PARA O AVANÇO DO EVANGELHO
A Igreja avança de forma sadia quando compreende o significado do evangelho, sendo capaz de dar uma explicação inteligível da verdade a outrem. Os líderes da Igreja têm a responsabilidade de cuidar do desenvolvimento do rebanho (Efésios 4.11-14).
FUNDAMENTA A PRÁTICA CRISTÃ
Para o cristão é imprescindível entender as escrituras para por em prática os seus mandamentos, a qualidade da nossa espiritualidade é proporcional à qualidade do nosso entendimento da Bíblia.
QUESTIONÁRIO:
1) O QUE É TEOLOGIA?
2) POR QUE A TEOLOGIA SISTEMÁTICA É UMA FERRAMENTA IMPORTANTE?
3) O QUE A BÍBLIA É PARA UM TEÓLOGO?
4) O QUE É SISTEMÁTICO?
5) O QUE É TEOLOGIA SISTEMÁTICA?
6) O QUE É TEOLOGIA BÍBLICA?
7) O QUE É TEOLOGIA DOGMÁTICA?
8) O QUE É TEOLOGIA EXEGÉTICA?
9) O QUE É TEOLOGIA HISTÓRICA?
10) O QUE É TEOLOGIA NATURAL?
11) O QUE É TEOLOGIA PRÁTICA ?
12) QUAL O OBJETIVO DA TEOLOGIA?
13) QUAIS AS LIMITAÇÕES AO CONHECIMENTO TEOLÓGICO?
14) COMO PODEMOS CHAMAR OS HOMENS DE DEUS QUE DEFENDIAM A FÉ CRISTÃ DIANTE DAS HERESIAS QUE SURGIAM EM SUA ÉPOCA?
15) QUE IMPORTÂNCIA TIVERAM OS APOLOGISTAS QUE SURGIRAM APÓS A MORTE DOS APÓSTOLOS?
16) O QUE SIGNIFICA A PALAVRA DOUTRINA?
17) DÊ UMA DEFINIÇÃO DE DOUTRINA
18) ONDE SE ENCONTRA O MATERIAL DE DOUTRINA CRISTÃ?
19) CITE NA BÍBLIA CINCO REPUTAÇÕES DA DOUTRINA CRISTÃ.
20) FALE COM SUAS PALAVRAS DA IMPORTÂNCIA DE DOUTRINAS CORRETAS PARA O NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS.
21) QUAL A DIFERENÇA ENTRE DOUTRINA E DOGMA?
22) O QUE É RELIGIÃO?
23) QUAL A RELAÇÃO ENTRE A TEOLOGIA E A RELIGIÃO?
24) QUAL A MENSAGEM DE DEUS AO HOMEM ESPIRITUAL EM II TIMÓTEO 2:15?
25) CITE CINCO ASPECTOS QUE REVELAM A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA.
26) QUAL A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA NA FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO?
27) QUAL A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA NA DEFESA DO EVANGELHO?
28) COMO A TEOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DO EVANGELHO?
29) QUAL A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA PARA A QUALIDADE DE NOSSA VIDA
ESPIRITUAL?
INTRODUÇÃO A TEOLOGIA II
CONCEITOS
E DEFINIÇÕES
Junção
de duas palavras gregas theos (Deus) e logia (estudo). A teologia cristã é a
"interpretação racional da fé cristã". Entendemos que:
Teologia
é inteligível-pode ser compreendida pela mente humana. Teologia requer
explicação -envolve análise dos textos bíblicos e sistematização das
ideias.Teologia é baseada na Bíblia - A Bíblia é a base e a fonte da Teologia.
DIVISÃO
DA TEOLOGIA
A
proposta do curso não é esgotar o assunto. Para facilitar o estudo, dividiu-se
em diferentes módulos, procurando aprofundar os assuntos. O termo sistemática é
usada por que pressupõe um sistema, uma organização.
A
maioria dos livros de Teologia Sistemática usa subtemas, usando como base os
termos gregos clássicos, como:
Teologia
própria - Estudo sobre Deus-Pai (também
chamada de Teontologia)
Cristologia-Estudo sobre Jesus
Pnematologia - Estudo sobre o Espírito Santo
Bibliologia - Estudo sobre as Escrituras
Antropologia - Estudo sobre o Homem (Ser Humano)
Hamartiologia - Estudo sobre o Pecado
Soteoriologia - Estudo sobre a Salvação
Angeologia - Estudos sobre anjos
Demonologia - Estudos sobre Satanás e seus demônios
Eclesiologia - Estudo sobre a Igreja
Escatologia - Estudo sobre as últimas coisas
PRESSUPOSTOS
A.
INTERPRETAÇÃO SIMPLES E NORMAL-
Deus
se comunica de modo simples. Quando a Bíblia é lida, devemos interpretá-la
desse modo e não procurar centenas de mensagens escondidas e obscuras por trás
dos textos. Deus usou a linguagem humana para se comunicar com os seres humanos.
B.
PRIORIDADE DO NOVO TESTAMENTO-
A
revelação de Deus foi progressiva. Damos prioridade ao Novo Testamento, pois
nele foi completada a revelação. No NT Jesus Cristo é apresentado como
cumprimento do AT. À luz dele podemos ser muito enriquecidos com as revelações
mais antigas.
C.
LEGITIMIDADE DAS ESCRITURAS-
A
Bíblia deve ser utilizada de maneira correta. Devemos procurar o que ela
realmente quer ensinar e nunca usá-la fora de contexto ou alterando seu
sentido. A experiência pessoal não deve se sobrepujar às Escrituras.
D.
PRESSUPOSTOS PESSOAIS -
O
estudante de Teologia deve:
CRER - Sem fé é impossível o estudante aprender as
verdades de Deus e vê-las transformar sua vida (1 Co 2.10-16).
PENSAR - A fé é racional, portanto o estudante deve
ter métodos de estudo, fazer uma avaliação crítica das evidências e combinar os
diversos ensinos como um todo.
DEPENDER - A dependência do Espírito Santo para a
compreensão da Teologia é algo fundamental e obrigatório (Jo 16.12-15). Uma
revelação pessoal não pode ser base para formulação de teologia.
ADORAR - O estudo e o conhecimento cada vez mais
profundo de Deus devem levar o estudante a uma posição de adoração a Deus por
reconhecer cada vez mais que Deus é digno de tal adoração.
TEOLOGIA
BÍBLICA
Nem
todo mundo que faz teologia usa como base a Bíblia. Por isso existem tantas
"teologias". Os cristãos dos segmentos católicos e ortodoxos utilizam
pressupostos de uma tradição. Os dogmas são infiltrados, se equiparam e por
vezes sobrepassam as Escrituras.
Pode-se
dividir a teologia em diferentes tipos:
Por
época (patrística, medieval, reformada, contemporânea)
Por
ponto de vista (teologia calvinista, teologia arminiana, teologia católica)
Por
ênfase (teologia histórica, teologia bíblica, teologia sistemática).
Nossa
abordagem é dedutiva, ou seja, usa como base o que a Bíblia tem a dizer a
respeito de um determinado assunto. Ele é essencialmente bíblica. Difere-se
portanto das abordagens da Teologia histórica, que se concentra no que os
cristãos de diferentes períodos entenderam sobre determinadas questões. Também
não é a Teologia filosófica, que usa instrumentos e métodos da filosofia,
usando pouco ou nada do que a Bíblia diz a respeito daquele assunto.
Para
a elaboração de uma Teologia bíblica, é importante lembrar que ela foi escrita
ao longo de aproximadamente 2 mil anos, por 40 autores diferentes.
Existem
características próprias de cada grupo de livros. Por isso, é possível
estabelecer uma teologia distinta dentro de parâmetros claros. Ou seja, no
estabelecimento de uma doutrina não se pode apanhar um versículo isolado, nem
ignorar-se o seu contexto histórico.
Existem
também recursos de linguagem que foram preservados. Por exemplo, alegorias,
símiles, metáforas etc.
Cremos
que a Bíblia é a revelação da vontade de Deus. Contudo, existem muitos autores
de Teologias Sistemáticas que não creem assim.
Ao
longo deste curso veremos mais detalhadamente por que isso é fundamental na
teologia. Por ora, deixa-se claro que a abordagem deste material é protestante,
(evangélica), baseada nos fundamentos bíblicos.
ANTIGO
TESTAMENTO
Formado
por 39 livros escritos originalmente em hebraico, é um relato histórico da obra
de Deus na terra antes do nascimento de Jesus. Divide-se em 3 partes
principais: História, Poesia e Profecia.
OS
LIVROS HISTÓRICOS: Começam com os 5 livros de Moisés,
chamado o Pentateuco. O Pentateuco é chamado pelos judeus de Torah, que
consideram a sua Lei.
OS
LIVROS POÉTICOS: Os 5 livros poéticos foram escritos
em formatos de orações e louvor a Deus (os Salmos), princípios de sabedoria
(Provérbios e Eclesiastes), um poema de amor (Cântico dos Cânticos) e um
testemunho de fé (Jó).
OS
LIVROS PROFÉTICOS: Como o nome indica, revelam
profecias. Isaías, Jeremias, Daniel e Ezequiel escreveram livros mais longos,
por isso são chamados profetas maiores. De Oseias a Malaquias são chamados
profetas menores, por que os livros são mais curtos.
NOVO
TESTAMENTO
Seus
27 livros escritos foram escritos em grego num espaço de cerca de 50 anos. Pode
ser dividido em 4 partes: Evangelhos, as Epístolas e Profecia.
OS
EVANGELHOS: Os quatro primeiros livros do Novo
Testamento são os Evangelhos, que contam a biografia (nascimento, vida, morte e
ressurreição) de Jesus. Mateus, Marcos, Lucas e João tem abordagens diferentes
sobre o mesmo tema.
HISTÓRICO: O livro de Atos é onde estão registrados os
primórdios da igreja e a obra dos discípulos de Jesus. A maior parte fala sobre
as viagens do apóstolo Paulo.
AS
EPÍSTOLAS: São cartas que os apóstolos
escreveram para instruir e encorajar os primeiros cristãos. A maioria delas o
autor é Paulo. Nas outras, o autor se identifica, com exceção de Hebreus.
O LIVRO PROFÉTICO: Apocalipse quer dizer "revelação". É um livro profético que mostra a vitória final de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário