TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO – INTRODUÇÃO / AS PRINCIPAIS DOUTRINAS
TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO – INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O
Novo Testamento forma a Parte II da Bíblia. Ele é uma coleção de vinte e sete
livros, mas tem somente um terço do volume da Parte 1, o Antigo Testamento. O
Antigo Testamento cobre um período de milhares de anos de história, juntamente
com o Novo Testamento.
"Novo
Testamento" quer dizer, de fato, "Nova Aliança" em contraste com
a antiga aliança. O vocábulo "testamento" transmite-nos a idéia de
uma última vontade, e só passa a ter efeito na eventualidade da morte do
testador. Assim a Nova Aliança entrou em vigor em face da morte de Jesus
(Hebreus 9:15-17).
Escrito
originalmente em grego, entre 45-95 D.C.. Os livros do Novo Testamento não
estão arranjados na ordem cronológica em que foram escritos. As primeiras
epístolas de Paulo foram os primeiros livros do Novo Testamento a serem
escritos, e não os evangelhos.
E
mesmo o arranjo das epístolas paulinas não segue a sua ordem cronológica,
porquanto Gálatas (ou talvez 1 Tessalonicenses) foi a epístola escrita bem
antes daquela dirigida aos Romanos, a qual figura em primeiro lugar em nossas
Bíblias pelo fato de ser a mais longa das epístolas de Paulo; e entre os
evangelhos, o de Marcos, não o de Mateus, parece ter sido aquele que primeiro
foi escrito.
A
ordem em que esses livros aparecem, por conseqüência, é uma ordem lógica. Os
evangelhos estão postos em primeiro lugar porque descrevem os eventos cruciais
de Jesus. Entre os evangelhos, o de Mateus vem apropriadamente antes de todos
devido à sua extensão e ao seu intimo relacionamento com o Antigo Testamento,
que o precede imediatamente. No livro de Atos dos Apóstolos, uma envolvente
narrativa do bem sucedido surgimento e expansão da Igreja na Palestina e daí
por toda a Síria, Ásia Menor, Macedônia, Grécia e até lugares distantes como
Roma, na Itália.
O
livro de Atos é a segunda divisão de uma obra em dois volumes (Lucas - Atos).
Bastam-nos essas idéias quanto aos livros históricos do Novo Testamento.
As
epístolas e, finalmente, o livro de Apocalipse, explanam a significação
teológica da história da redenção, além de extraírem dai certas implicações
éticas. Entre as epístolas, as de Paulo ocupam o primeiro lugar e entre elas, a
ordem em que foram arranjadas segue primariamente a idéia da extensão
decrescente, levando-se em conta a grande exceção formada pelas Epístolas
Pastorais (I e II Timóteo e Tito), as quais antecedem a Filemom, a mais breve
das epístolas paulinas que chegaram até nós.
A
mais longa das epístolas não-paulinas, aos Hebreus (cujo autor nos é
desconhecido), aparece em seguida, depois da qual vêm as epístolas Católicas ou
Gerais, escritas por Tiago, Pedro, Judas e João.
E
por fim, temos o livro que lança os olhos para o futuro retorno de Cristo, o
Apocalipse, livro esse que leva o Novo Testamento a um climax.
Dentro
do estudo do Novo testamento estaremos observando as principais Doutrinas e
Teologia.
CONCEITO
GERAL
DEFINIÇÃO
Teologia
é a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus, e das coisas divinas. A
teologia abrange vários ramos, vejamos :
Teologia
Exegética - Exegética vem da palavra grega
que significa extrair. Esta teologia procura descobrir o verdadeiro significado
das Escrituras.
Teologia
Histórica - Envolve o Estudo da História da
Igreja e o desenvolvimento da interpretação doutrinária.
Teologia
Dogmática - É o estudo das verdades
fundamentais da fé como se nos apresentam nos credos da igreja.
Teologia
Bíblica - Traça o progresso da verdade
através dos diversos livros da Bíblia e descreve a maneira de cada escritor em
apresentar as doutrinas mais importantes.
Teologia
Sistemática - Neste ramo de estudo os
ensinamentos a respeito de Deus e aos homens são agrupados em tópicos.
OS
QUATRO EVANGELHOS
Vamos
dirigir agora a nossa atenção aos quatro evangelhos. Uma coleção de registros
muito especial quando os examinamos coletivamente. Para começar, nos
encontramos perguntando: Por que há quatro evangelhos, especialmente quando os
três primeiro parecem abranger quase o mesmo assunto? Um só não seria melhor?
Como
estamos tratando de escritos divinamente inspirados, a resposta final,
naturalmente, é que há quatro porque Deus assim quis: mas podemos acrescentar
que existem razões claras para Deus Ter feito isso.
Existem
quatro evangelhos em lugar de um, de modo a apresentar-nos um retrato de
Cristo. Os quatro Evangelhos têm cada um uma individualidade que não pode ser
anulada.
A
unidade do tema, somada à sua diversidade é que os torna tão interessantes à
mente e tão satisfatório ao coração.
Também
podemos explicar a necessidade dos quatro evangelhos facilmente pelo fato de
ter havido, nos tempos apostólicos, quatro classes representativas do povo :
Judeus, Romanos, Gregos e a Igreja.
Cada
um dos evangelistas escreveu para uma dessas classes, adaptando-se ao seu
caráter, às suas necessidades e ideais.
MATEUS
Sabendo
que os Judeus esperavam pela vinda do Messias, prometido no Velho Testamento,
apresenta Jesus como o Messias o filho de Deus.
O
leão era o símbolo da tribo de Judá, a tribo real. Em Mateus nosso Senhor é
singularmente "o Leão da Tribo de Judá "
Mateus
3: 17 "e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem
me comprazo."
Em
Mateus, o evangelho do Rei, vê-se nos primeiros capítulos o Rei dos Judeus e
por Fim o Rei soberano nos céus e na terra, enviado para exigir sua sujeição e
homenagem.
MARCOS
Escreveu
aos Romanos, um povo cujo ideal era o poder e o serviço, assim Marcos descreveu
Cristo o Servo fiel.
O
boi é o emblema do trabalho servil. Ele representava entre os antigos do
oriente, o trabalho paciente e produtivo. A ênfase do livro se encontra num
Cristo ativo, um Servo forte, mas humilde.
Em
Marcos, o evangelho do grande Servo de Deus enfatiza os atos de Cristo, não as
Suas palavras, Marcos conta a vida incansável do Servo de Jeová.
LUCAS
Escreveu
a um povo culto, os Gregos, cujo objetivo era atingir a perfeição e assim
chegar a ser deus, assim Lucas apresenta Cristo como o Filho do homem, perfeito
em tudo e que chegou a ser Deus.
O
homem é símbolo de inteligência, razão, emoção, vontade, conhecimento, amor.
Lucas
5: 24 "Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra
autoridade para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo:
Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa."
Em
Lucas, o evangelho do Filho do homem, mostra-se o coração de Jesus em uma série
de manifestações de Sua compaixão, ternura e amor.
JOÃO
João
ao escrever tinha em mente a Igreja, pois já fazia muitos anos que Cristo tinha
sido crucificado e as verdades do Evangelho estavam sendo esquecidas, por isso
João, vendo as necessidades dos cristãos de todas as nações apresenta as
verdades mais profundas do Evangelho.
João
4: 42 "e diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois
agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador
do mundo."
Em
João, o evangelho do Filho de Deus, vê-se como Jesus assemelha-se à natureza da
águia que voa e nos leva às alturas da Sua divindade eterna. É o livro que nos
revela o mistério de Ele ser com o Pai.
PARALELO
SIGNIFICATIVO
Ezequiel
1: 10 "E a forma dos seus rostos era como o rosto de homem; e à mão
direita todos os quatro tinham o rosto de leão, e à mão esquerda todos os
quatro tinham o rosto de boi; e também tinham todos os quatro o rosto de
águia;"
O
Leão simboliza a soberania a força suprema, o homem a mais alta inteligência, o
boi o serviço, a águia o celestial o divino.
Os
quatro aspectos são necessários para transmitir toda a verdade. Como soberano
Ele vem para reinar e governar. Como servo vem para servir e sofrer. Como Filho
do Homem vem para participar e consolar. Como Filho de Deus vem para revelar e
remir.
Maravilhosa
fusão - soberania e humanidade; humildade e divindade.
OS
SINÓTICOS E JOÃO
Sinótico:
Que
tem forma de sinopse; resumido. Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas cobrem
quase o mesmo terreno, apresentando apenas narrações dos fatos enquanto o
registro de João, além de ter sido escrito mais tarde do que os demais, trata
em sua maior parte da matéria não mencionada por eles.
JOÃO:
O
evangelho de João é obra de um teólogo, que apresenta Jesus como o Cristo, o
Filho de Deus.
TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO - AS PRINCIPAIS
DOUTRINAS
AS PRINCIPAIS DOUTRINAS
Estamos
apresentando as Doutrinas fundamentais contidas no Novo Testamento, através de
um simples esboço, o estudo mais profundo será apresentado quando da matéria
específica.
Doutrina
De Deus
João
7:16 - 17 "Respondeu-lhes Jesus : A minha doutrina não é minha, mas
daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se
a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo."
Doutrina
De Cristo
Mateus
1: 18 "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua
mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do
Espírito Santo" :
-
Natureza de Cristo
-
Os Ofícios de Cristo
-
A Obra de Cristo.
Doutrina
Do Espírito Santo
Romanos
8: 11 "E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita
em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também
os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita."
-
A Natureza do Espírito Santo
-
O Espírito Santo no Antigo Testamento
-
O Espírito Santo em Cristo
-
O Espírito Santo no Cristão
-
Os Dons do Espírito.
Doutrina
Dos Anjos
Hebreus
1: 13 - 14 "Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita
até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Não são todos eles
espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a
salvação ?"
-
Sua Natureza
-
Sua Classificação
-
Seu caráter
-
Sua Obra
-
Reino das trevas.
Doutrina
Do Homem
Mateus
19: 4 "Respondeu-lhe Jesus : Não tendes lido que o Criador os fez desde o
princípio homem e mulher"
-
A Origem do Homem
-
A Natureza do Homem
-
A Imagem de Deus no Homem.
Doutrina
Da Salvação
Romanos
3: 24 "sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a
redenção que há em Cristo Jesus"
-
A Natureza da Salvação
-
Justificação
-
Regeneração
-
Santificação.
Doutrina
Da Igreja
Atos
11: 22 "Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém;
e enviaram Barnabé a Antioquia"
-
A Natureza da Igreja
-
A Fundação da Igreja
-
As Ordenanças da Igreja
-
A Organização da Igreja.
Doutrina
Das Últimas Coisas
Mateus
24: 3 "E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os
seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas,
e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo."
-
Sinais da Vinda de Jesus
-
Grande tribulação
-
Arrebatamento da Igreja
-
Milênio
-
Tribunal de Cristo
-
Juízo do Trono Branco
-
Bodas do Cordeiro.
OS
ENSINOS DE JESUS
Os
ensinamentos de Jesus fora fundamentado nas Escrituras do Velho Testamento.
Mateus
4: 10 "Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao
Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."
Os
ensinos de Jesus Cristo revelam claramente que Ele era o Messias prometido.
Seus ensinamentos eram inspirados por Deus por isso estão ainda hoje vivos em
nossa memória. Ele apresentava-se diante do povo, usava linguagem do povo. Ele
usava as figuras conhecidas para ensinar as idéias corretas e desfazer as
errôneas. O Centro dos ensinamentos de Jesus Cristo era a fé. A fé ensinada por
Jesus opera gloriosos resultados, vemos :
A
Fé Opera Milagres
Mateus
9: 2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois,
vendo-lhes a [fé], disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus
pecados.
A
Fé Promove Santificação
Atos
26: 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e
do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança
entre aqueles que são santificados pela fé em mim.
A
Fé Revela As Qualidades
Romanos
1: 8 Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos
vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
A
Fé Garante Salvação
Romanos
3: 26 "para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele
seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus."
A
fé é crer que Deus é fiel. Ela é a força que move a mão de Deus. A fé conduz o
indivíduo em perfeita relação com Deus.
Jesus
Cristo pregava o Evangelho do Reino, não um reino político ou material, mas um
reino espiritual e futuro. Jesus enfatizava o aspecto escatológico. Nos Seus
ensinamentos Jesus Cristo enfatizava que Sua morte e ressurreição era uma
necessidade para salvação do ser humano. Por várias ocasiões Jesus Cristo
ensinou esta Doutrina.
Lucas
19: 10 "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia
perdido."
Marcos
10: 33 "dizendo: Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será
entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e eles o condenarão à morte,
e o entregarão aos gentios"
João
11: 25 "Declarou-lhe Jesus : Eu sou a [ressurreição] e a vida; quem crê em
mim, ainda que morra, viverá"
João
12: 47 "E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o
julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo."
Jesus ensinou que o homem na condição o seu destino é a perdição eterna. Mateus 16: 26.
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