HAMARTIOLOGIA - A NATUREZA DO PECADO
Que é pecado? A Bíblia usa uma
variedade de termos para expressar o mal de ordem moral, os quais nos explicam
algo de sua natureza. Um
estudo desses termos, nos originais, hebraico e grego, proporcionará a
definição bíblica do pecado.
1)
A palavra mais comumente usada para o pecado significa "errar o alvo". Reúne as seguintes idéias:
(1)
Errar o alvo, como um arqueiro que atira mas erra, do mesmo modo, o pecador
erra o alvo final da vida.
(2)
Errar o caminho, como um viajante que sai do caminho certo.
(3)
Ser achado em falta ao ser pesado na balança de Deus. Em Gên. 4:7, onde a
palavra é mencionada pela primeira vez, o pecado é personificado como uma besta
feroz pronta para lançar-se sobre quem lhe der ocasião.
2)
Outra palavra significa literalmente "tortuosidade", e é
muitas vezes traduzida por "perversidade". É, pois, o
contrário de retidão, que significa literalmente, o que é reto ou conforme um
ideal reto.
3)
Outra expressão comum que se traduz por "mal", exprime o
pensamento de violência ou infração, e descreve o homem que infringe ou viola a
lei de Deus.
1.
O ensino do Antigo Testamento
O
pecado considerado — As diferentes palavras hebraicas descrevem o pecado
operando nas seguintes esferas:
(a) Na
esfera moral - As palavras usadas para expressar
o pecado nesta esfera são as seguintes:
(b) Na esfera da conduta
fraternal.
A
palavra usada para determinar o pecado nesta esfera, significa violência ou
conduta injuriosa. (Gên. 6:11; Ezeq. 7:23; Prov. 16:29) Ao excluir a restrição
da lei, o homem maltrata e oprime seus semelhantes.
(c) Na esfera da
santidade.
As
palavras usadas para descrever o pecado nesta esfera implicam que o ofensor
usufruiu da relação com Deus. Toda a nação israelita foi constituída em
"um reino de sacerdotes", cada membro considerado como estando em
contato com Deus e seu santo tabernáculo. Portanto, cada israelita era santo,
isto é, separado para Deus, e toda a atividade e esfera de sua vida estavam
reguladas pela Lei da Santidade. As coisas fora dessa lei eram
"profanas" (o contrário de santas), e o que participava delas se
tornava "imundo" ou contaminado. (Lev. 11:24, 27, 31, 33, 39) Se
persistisse na profanação, era considerada uma pessoa irreligiosa ou profana.
(Lev. 21:14; Heb. 12:16) Se acaso se rebelasse e deliberadamente repudiasse a
jurisdição da lei da santidade, era considerado "transgressor". (Sal.
37:38; 51:13; Isa. 53:12) Se prosseguia neste último caminho, era julgado como
criminoso, e tais eram os publicanos, na opinião dos contemporâneos do nosso
Senhor Jesus.
(d) Na
esfera da verdade.
As
palavras que descrevem o pecado nesta esfera dão ênfase ao inútil e fraudulento
elemento do pecado. Os pecadores falam e tratam falsamente (Sal. 58:3; Isa.
28:15), representam falsamente e dão falso testemunho (Êxo. 20:16; Sal.
119:128; Prov. 19:5, 9). Tal atividade é "vaidade" (Sal. 12:2; 24:4;
41:6), isto é, vazia e sem valor. O primeiro pecador foi um mentiroso (João
8:44); o primeiro pecado começou com uma mentira (Gên. 3:4); e todo pecado
contém o elemento do engano (Heb. 3:13).
(e) Na
esfera da sabedoria.
Os
homens se portam impiamente porque não pensam ou não querem pensar
corretamente; não dirigem suas vidas de acordo com a vontade de Deus, seja por
descuido ou por deliberada ignorância.
1)
Muitas exortações são dirigidas aos "simples" (Prov. 1:4, 22; 8:5).
Essa palavra descreve o homem natural, que não se desenvolveu, quer na direção
do bem, quer do mal; sem princípios fixos, mas com uma inclinação natural para
o mal, a qual pode ser usada a fim de seduzi-lo. Falta-lhe firmeza e fundamento
moral; ele ouve mas esquece; portanto, é facilmente conduzido ao pecado. (Vide
Mat. 7:26)
2)
Muitas vezes lemos acerca desses "faltos de entendimento" (Prov. 7:7;
9:4), isto é, aqueles que por falta de entendimento, mais do que por propensão
pecaminosa, são vitimas do pecado. Faltos de sabedoria, são conduzidos a
expressar precipitados juízos acerca da providência divina e das coisas além da
sua compreensão. Desse modo precipitam-se na impiedade. Tanto essa classe, como
os "simples", são indesculpáveis porque as Escrituras apresentam o
Senhor oferecendo gratuitamente — sim, rogando-lhes que aceitem (Prov. 8:1-10)
— aquilo que os fará sábios para a salvação.
3)
A palavra freqüentemente traduzida "insensato" (Prov. 15:20),
descreve uma pessoa capaz de fazer o bem, contudo está presa às coisas da carne
e facilmente é conduzida ao pecado pelas suas inclinações carnais. Não se
disciplina a si mesma nem guia as suas tendências de acordo com as leis
divinas.
4)
O "escarnecedor" (Sal. 1:1; Prov. 14:6) é o homem ímpio que justifica
sua impiedade com argumentos racionais contra a existência ou realidade de Deus,
e contra as coisas espirituais em geral. Assim, "escarnecedor" é a
palavra do Antigo Testamento equivalente à nossa moderna palavra
"infiel", e a expressão "roda dos escarnecedores"
provavelmente se refere à sociedade local dos infiéis.
2.
O ensino do Novo Testamento.
O
Novo Testamento descreve o pecado como:
(a)
Errar o alvo, que expressa a mesma ideia que a
conhecida palavra do Antigo Testamento.
(b)
Dívida. (Mat. 6:12) O homem deve (a palavra
"deve" vem de dívida) a Deus a guarda dos seus mandamentos; todo
pecado cometido é contração de uma dívida. Incapaz de pagá-la, a única
esperança do homem é ser perdoado, ou obter remissão da dívida.
(c)
Desordem. "O pecado é iniqüidade"
(literalmente "desordem", 1 João 3:4). O pecador é um rebelde e um
idólatra porque deliberadamente quebra um mandamento, ao escolher sua própria
vontade em vez de escolher a vontade de Deus; pior ainda, está se convertendo
em lei para si mesmo e, dessa maneira, fazendo do eu uma divindade. O pecado
começou no coração daquele exaltado anjo que disse: "Eu farei", em
oposição à vontade de Deus. (Isa. 14:13, 14). O anticristo é proeminentemente
"o sem-lei" (tradução literal de "iníquo"), porque se
exalta a si mesmo sobre tudo que é adorado ou que é chamado Deus. (2 Tess.
2:4-9) O pecado é essencialmente obstinação e obstinação é essencialmente
pecado. O pecado destronaria a Deus; o pecado assassinaria Deus. Na Cruz do
Filho de Deus, poderiam ter sido escritas estas palavras: "O pecado fez
isto!"
(d)
Desobediência, literalmente, "ouvir mal";
ouvir com falta de atenção. (Heb. 2:2) "Vede pois como ouvis" (Luc.
8:18)
(e)
Transgressão, literalmente, "ir além do
limite" (Rom. 4:15). Os mandamentos de Deus são cercas, por assim dizer,
que impedem ao homem entrar em território perigoso e dessa maneira sofrer
prejuízo para sua alma.
(f)
Queda, ou falta, ou cair para um lado (Efés. 1:7) no
grego, donde a conhecida expressão, cair no pecado. Pecar é cair de um padrão
de conduta.
(g)
Derrota é o significado literal da
palavra "queda" em Rom. 11:12. Ao rejeitar a Cristo, a nação judaica
sofreu uma derrota e perdeu o propósito de Deus.
(h)
Impiedade, de uma palavra que significa
"sem adoração, ou reverência". (Rom. 1:18; 2 Tim. 2:16) O homem ímpio
é o que dá pouca ou nenhuma importância a Deus e às coisas sagradas. Estas não
produzem nele nenhum sentimento de temor e reverência. Ele está sem Deus porque
não quer saber de Deus.
(i)
O erro (Heb. 9:7) Descreve aqueles
pecados cometidos como fruto da ignorância, e dessa maneira se diferenciam
daqueles pecados cometidos presunçosamente, apesar da luz esclarecedora. O
homem que desafiadoramente decide fazer o mal, incorre em maior grau de culpa
do que aquele que é apanhado em falta, a que foi levado por sua debilidade.
A
NATUREZA DA QUEDA DO HOMEM
Já
sabemos que o pecado é uma transgressão, um erro de caminho ou alvo
(tortuosidade ou perversidade), contrário à “retidão” que é um andar reto num
ideal ou alvo colocado por Deus.
SEU
CARÁTER FORMAL
-
Pode-se dizer que numa perspectiva puramente formal, o primeiro pecado do homem
consistiu em comer ele dá arvore do conhecimento do bem e do mal.
Quer
dizer que não seria pecaminoso, se Deus não tivesse dito: “Da árvore do
conhecimento do bem e do mal não comerás.”
A
ordem dada por Deus para não se comer do fruto da árvore serviu simplesmente ao
propósito de por à prova a obediência do homem. Foi um teste de pura obediência
desde que Deus de modo nenhum procurou justificar ou explicar a proibição.
SEU
CARÁTER ESSENCIAL E MATERIAL
-
O primeiro pecado do homem foi um pecado típico, isto é, um pecado no qual a
essência real do pecado se revela claramente. A essência desse pecado está no
fato de que Adão se colocou em oposição a Deus, recusou-se a sujeitar a sua
vontade a vontade de Deus de modo que Deus determinasse o curso da sua vida, e
tentou ativamente tomar a coisa toda das mãos de Deus e determinar ele próprio
o futuro.
Naturalmente
pode-se distinguir diferentes elementos do seu primeiro pecado: No intelecto,
revelou-se como incredulidade e orgulho na vontade como o desejo de ser como
Deus, e nos sentimentos como uma ímpia satisfação ao comer do fruto proibido.
A ORIGINAL QUEDA – O PECADO
A
CULPA ORIGINAL
A
palavra “culpa” expressa a relação que há entre o pecado e a justiça, ou, como
o colocam os teólogos mais antigos, e a penalidade da lei.
É
a condenação a qual todo homem está sujeito por causa do pecado.
Quem
é culpado está numa relação penal com a lei.
Podemos
falar da culpa em dois sentidos, a saber, como: Reatusculpae (réu convicto) e
como Reatuspoenae (réu passível de condenação)
O
sentido habitual, porém, em que falamos de culpa na teologia, é o de
reatuspoenae. Com isto se quer dizer merecimento de punição, ou obrigação de
prestar satisfação à justiça de Deus pela violação da lei, feita por
determinação pessoal. Isso é evidenciado pelo fato de que, como a Bíblia
ensina, a morte, como castigo do pecado, passou de Adão a todos os seus
descendentes: Romanos 5:12 - 19, Ef 2:3, I Coríntios 15:22).
DEPRAVAÇÃO
TOTAL
O
significado Teológico da palavra é “que todos os homens são por natureza
pecadores, totalmente depravados‘, ou seja, todas as inclinações mentais (que
são o princípio das ações externas) são completamente corrompidas. Em vista do
seu caráter impregnante, a corrupção herdada toma o nome de depravação total;
muitas vezes esta frase é mal compreendida, e portanto requer cuidados
discriminação.
Esta
depravação total é negada pelos pelagianos, pelos socinianos e pelos arminianos
do século dezessete, mas é ensinada claramente na Escritura. (João 5:42,
Romanos 7:18, 23, 8:7, Efésios 4:18, II Timóteo 3:2 – 4, Tito 1:15, Hebreus
3:12).
EXISTEM
GRAUS DE PECADO?
Serão
alguns pecados piores do que os outros? A pergunta pode ser respondida de modo
afirmativo ou negativo, dependendo do sentido que se lhe dê.
CULPA
LEGAL
-
No tocante à nossa posição legal perante Deus, qualquer pecado, mesmo aquilo
que nos pareça um pecado leve, torna-nos legalmente culpados perante Deus, e,
portanto, dignos de castigo eterno. Adão e Eva aprenderam isso no jardim do
Éden, onde Deus lhes disse que um só ato de desobediência resultaria na pena de
morte.
E
Paulo afirma que “o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação”.
Esse único pecado tornou Adão e Eva pecadores perante Deus, já incapazes de
permanecer na santa presença divina. Portanto, em termos de culpa legal, todos
os pecados são igualmente maus, pois nos fazem legalmente culpados perante Deus
e nos constituem pecadores.
CONSEQUÊNCIAS
NA VIDA E NO RELACIONAMENTO COM DEUS
-
Por outro lado, alguns pecados são piores do que outros, pois trazem
consequências mais danosas para nós e para os outros e, no tocante ao nosso
relacionamento pessoal com Deus Pai, provocam-lhe desprazer e geram ruptura
mais grave na nossa comunhão com Ele.
Segundo
as Escrituras, porém, todos os pecados são “mortais”, pois mesmo o mais leve
deles nos torna legalmente culpados perante Deus e merecedores do castigo
eterno. No entanto, até o mais grave dos pecados é perdoado quando a pessoa se
entrega a Cristo em busca de salvação. Ou seja, os pecados podem variar segundo
as consequências e o grau em que perturbam nosso relacionamento com Deus. No
entanto, pecado, é pecado!
PECADO
IMPERDOÁVEL
-
Diversas passagens da escritura falam de um pecado que não pode ser perdoado,
após o qual é impossível a mudança do coração e pelo qual não é necessário
orar. É geralmente conhecido como pecado ou blasfêmia contra o Espírito Santo.
O
Salvador fala explicitamente dele em (Mateus 12:31 – 32) e passagens paralelas,
e em geral se pensa que (Hebreus 6:4 – 6, 10:26 – 27 e I João 5:16), também se
referem a esse pecado.
CONSEQUÊNCIAS
DO PECADO
A
Bíblia nos ensina que o pecado afetou toda a criação de Deus, trazendo consequências
tanto no céu como na terra.
NO
CÉU - O pecado de Satanás afetou as regiões celestes
contaminando aos anjos caídos que lutam contra os crentes (Ef 6:11 – 12).
NA
TERRA - Por causa do pecado de Adão
houve rompimentos nos relacionamentos do homem.
Do
homem com Deus - Gênesis 3:8 – 10 (se esconderam de Deus)
Do
homem com Ele mesmo - Gênesis 3:10 – 16 (Tiveram medo)
Do
homem com seu semelhante (Humanidade) - Eclesiastes 7:20; Gênesis 3:16 (Adão
culpou Eva)
Do
Homem com a Natureza - Gênesis 3:17 – 18; 9:1 – 3; Romanos 8:18 – 23 (Espinhos
e Abrolhos)
MORTE
ESPIRITUAL
-
O pecado separa de Deus o homem, e isso quer dizer morte, pois é só na comunhão
com o Deus vivo que o homem pode viver de verdade. A morte entrou no mundo por
meio do pecado Romanos 5:12), e que o salário do pecado é a morte (Romanos
6:23). A penalidade do pecado certamente inclui a morte física, mas inclui
muito mais que isso, a separação espiritual e sofrimento eterno.
CONSEQUÊNCIAS
DO PECADO NA PESSOA
Pecado
é ato; rebelião contra a lei e pecaminoso contra Deus, tendo 2 resultados:
resultados dos atos e castigos futuros :
FRAQUEZA
ESPIRITUAL
- DESFIGURA
IMAGEM DIVINA - Traz vergonha perante Deus.
(Isaías 59:2; Tiago 3:9); Será repreendido pelo mundo (Provérbios 3:35; I
Coríntios 15:34).
- PECADO
INERENTE / ORIGINAL - Traz engano (Isaías 64:7;
Salmos 66:18). Inclinado para pecar (Salmos 51:5), Difere de pecado atual (efeito
da queda), sendo maldito, estranho, enganoso, inimigo, escravo, morto e filho
da ira. Deus vai lhe levar em abismos profundos (Salmos 107:26-28).
- DISCÓRDIA
INTERNA - Perdemos a comunhão com Deus.
Desarmonia; divisão interna e fragilidade (conflitos); transforma a pessoa em
perigosa de se estar perto pois a qualquer instante pode descer sobre ela a ira
divina. (Mateus 8:28; Mateus 9:36; I Samuel 31:4; Salmos 78:31; Romanos 1:18;
João 3:36).
PECADO
NO CORPO (MANIFESTAÇÃO)
- BOCA IMPURA -
Querer amoldar a Palavra à sua própria vontade (Salmos 50: 16; Isaías 53: 9;
Tiago 3:6; Isaías 58:9; Salmos 50:19- 23).
- OUVIDOS
IMPUROS - Querer ouvir apenas o que lhe
agrada (Isaías 50:4-5; II Timóteo 4:3; I Reis 22:13; II Crônicas .28:12)
- OLHOS
IMPUROS - Julgar mentalmente as pessoas
pelo que se vê (Isaías 11:3; Salmos 50:20-21; Apocalipse 3:18)
- NARIZ
IMPURO - Símbolo de pessoas empinadas e
orgulhosas (Isaías 65:5; Isaías 3:16-25; Ezequiel 8:17)
- CABEÇA
IMPURA - Menear a cabeça, reprovando as
coisas de Deus. (Jó. 16:4; Isaías 1:5)
- CORAÇÃO
IMPURO - Pessoa maliciosa que guarda
mágoas (Salmos 78:18; Salmos 95:8; Mateus 19:8; Romanos 1:24; Ezequiel 14:3).
Dureza
de coração tem haver com desprezar ouvir e rejeitar a Palavra de Deus
(Provérbios 29:1), de 3 maneiras:
1ª
Negligenciar na oração e leitura
2ª
Fofocar no meio da Igreja e 3ª acalentar pecados secretos (Mateus 24:19).
Envolve
2 tipos de pessoas:
1ª
Os que gostam de ouvir a Palavra de Deus e apreciam o culto, mas não praticam
(Ezequiel 33: 31-32)
2ª
Os que apenas querem sair do aperto, pedindo oração.
- PESCOÇO
IMPURO - Pessoa que carrega e confia em
fardos pesados de pecado (Isaías 10:27; Ezequiel 21:29)
- BRAÇOS
IMPUROS - Ficar de braços cruzados sem
nada fazer para Jesus (Provérbios 6:10; Marcos 10:16; Lucas 2:28)
- MÃOS
IMPURAS - Agir com roubo, violência e
impureza (Jó. 16:17; Salmos 7:3; Salmos 26:10; Salmos 28:4; Salmos 106:42)
- ESTÔMAGOS
IMPUROS - Cheios de iniquidade; desejam
prostituir-se no mundo (Ezequiel 7:19; Lucas 15:16; I Coríntios 6:13)
- RINS
IMPUROS - Quando não se expeli de si, o
que não presta, guarda o mal, como vingança. (Jeremias 20:12)
- VENTRES
IMPUROS - Quando apenas se pensa na
glória terrestre, como o deus da prosperidade (GÁLATAS 1:15) e adeptos da
teologia da prosperidade
- PERNAS
IMPURAS - Quando não se encurva diante de
Deus nem se ajoelha diante dele. (Provérbios 26:7; Ezequiel 21:7)
- PÉS
IMPUROS - Quando se vacila, pisando nos
outros, de modo impuro (Jó. 12:5; Jó. 18:8; Provérbios 6:18; Ezequiel
34:18-19).
- CORPO
IMPURO - Desonrar, prostituir-se em
sensualidade escarnecedora e ímpia (Romanos 1:24-27; I Coríntios 6:15; Judas
1:19)
CASTIGO
POSITIVO
-
Separado da fonte da vida, pela MORTE:
3
Fases:
1)
morte espiritual na vida (Ef 2:1)
2)
morte física (Hebreus 9:27)
3)
2a. morte (Apocalipse 21:8).
OUTRAS
CONSEQUÊNCIAS:
-
EFEITO DO PECADO NOS ANIMAIS; DOENÇAS E MORTE -
(Gênesis 6:11; Gênesis 6:19-20; Gênesis 3:14; Levítico 4:3; Levítico 4:27-28;
Eclesiastes 3:18)
-
EFEITOS NA TERRA E MEIO AMBIENTE -
(Fome, furacão, falta de água e enchentes, tsunamis; Poluição – (Jeremias
5:28-29; Gálatas 6:7; Salmos 18:7; Gênesis 3:17; Romanos 1:26- 32; Sofonias
1:3)
-
EFEITOS DO PECADO NAS NAÇÕES (GUERRAS E DESENTENDIMENTOS) - (Jeremias 30:12; I Reis .8:46; Sofonias
2:11; II Reis .17:11; Amós 9:9).
COISAS
BOAS QUE DEIXAM AS PESSOAS FORA DO CÉU:
-
TER ZELO PELAS COISAS BOAS, DEIXANDO DE LADO AS COISAS DE DEUS - (Mateus 6:33; Colossenses 3:2-3; Hebreus
10:25)
-
TER DESATENÇÃO À PALAVRA E SER ABSORVIDO PELOS PRÓPRIOS INTERESSES - (Lucas 17:30; Jeremias 2:31-32)
-
ESTAR TÃO OCUPADO COM AS COISAS DE DEUS QUE NÃO HÁ TEMPO PARA BUSCÁ-LO - (Salmos 32:6; Salmos 69:13)
-
DAR ATENÇÃO PARCIAL A JESUS - (Colossenses
1:18; Lucas 14:16-24)
-
COLOCAR A FAMÍLIA ANTES DO SENHOR -
(Hebreus 11:7; Efésios 2:19)
-
NÃO SER APAIXONADO POR JESUS, NÃO SE PROTEGENDO O TEMPO TODO AO SEU LADO - (Jeremias 2:31-32; Lucas 14:24).
PERGUNTAR-SE:
QUANDO CHEGAR O DIA, JESUS NOS CONHECERÁ? (João
8:55; Mateus 7:23; Lucas 13:27)
PERMANÊNCIA
NO PECADO:
POR
QUE OS CRISTÃOS PERMANECEM NA PRÁTICA DO PECADO?
-
Não têm temor a Deus pela falta de graça e por não entenderem o completo perigo
do pecado e suas consequências (Provérbios 16:6; Provérbios 3:7; Apocalipse
3:15; Provérbios 4:23).
-
São superconfiante em si mesmo achando-se superior às tentações (II Coríntios
1:3-7).
-
Têm o pecado oculto arraigado há anos dentro de seu coração (Salmos 32:5;
38:3).
OBSERVAÇÃO:
-
DEUS CONDENA MAIS OS PERVERSOS PECADOS DOS CRISTÃOS QUE DOS ÍMPIOS. (Deuteronômio 1:37; Jeremias 1:16).
-
QUANTO MAIS TEMPO NO PECADO, MAIS SE ENDURECE.
(Hebreus 3:12-13)
-
QUANTO MAIS PERMANECE NO PECADO, ENFRENTA A VARA DE DEUS. (Salmos 89:30-34)
-
QUANTO MAIS PERMANECE NO PECADO, ENFRENTA ESVAZIAMENTO DE PAZ E FORÇA. (Salmos 31:10; Salmos 38:3)
-
QUANTO MAIS PERMANECE NO PECADO, ENFRENTA CRESCENTE DÚVIDA E INCREDULIDADE. (I Samuel 13:13-14).
PECADOS
PRINCIPAIS:
IRA - Raiva, cólera ou agressividade exagerada em
querer destruir os outros. (Jó.5:2)
GULA - Querer assimilar tudo, engolindo e não
digerindo. (Isaías 56:11)
INVEJA - Desgosto e pesar pelos bens dos outros; o
outro é mais que eu. (Provérbios 14:30)
ORGULHO -
Ser melhor que outros (Salmos 90:10)
AVAREZA -
Não confiar em ninguém (Isaías 57:17)
PREGUIÇA -
Não querer aprender nada (Eclesiastes 10:8)
LUXÚRIA - (desfrutar do poder de dominar)prazer pelo
excesso (Jeremias 11:15)
IDOLATRIA - Não querer a Deus de modo exclusivo. (II Reis 17:41; Deuteronômio 32:17; I Coríntios 10:20; I Coríntios 10:14; Josué 24:15; II Crônicas .24:18).
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