PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO
O
QUE É A BÍBLIA?
A. A
revelação específica de Deus.
1.
A própria Bíblia dá um registro de si ao asseverar que Deus se revelou de
várias maneiras em épocas distintas (Hb 1.1).
2.
A revelação especial é necessária, pois o homem perdeu sua comunhão com Deus ao
pecar. Seu objetivo é aumentar a amplitude do conhecimento de Deus para o
homem. (ERICKSON).
3.
Deus revelou sua vontade por meio de voz audível (Gn 3.8-12; Êx 3.14; Js
1.1-9); outras vezes por meio dos profetas (Jr 18.1; Ez 12.1); também por meio
de visões (Is 1.1; 6.1), Teofanias (Êx 3.2; II Sm 24.16) e por meio de Cristo
(Hb 1.1, Cl 2.9). Esses fatos inegáveis não excluem a possibilidade de uma
revelação escrita, mas, bem ao contrário, a exigem. Torna necessária a
existência de uma revelação escrita, para que não seja esquecida nem alterada,
e inspirada, para que não seja substituída. (TURNER).
B. Um
registro inspirado do que Deus quis que conhecêssemos.
1.
II Tm 3.16; II Pe 1.21. tanto o termo “escrituras” como “profecias” são
referências ao antigo testamento.
2.
Deus supervisionou os autores humanos da Bíblia para que compusessem e
registrassem, sem erros, sua mensagem à humanidade. (RYRIE).
3.
Os textos, e não os autores, é que foram inspirados – (II Tm 3.16) Theopneustos
– literalmente “soprado” por Deus.
4.
Cristo reconheceu a autoridade e autenticou a inspiração do Antigo Testamento
(Lc 16.17; Mt 4.1-11; 15.4).
C. Um
registro inerrante do que Deus quis que conhecêssemos.
1.
Inerrância significa dizer que a Bíblia diz a verdade. Isso inclui linguagem
fenomenológica ou figurativa, aproximações ou arredondamentos numéricos,
omissões em relatos para enfatizar algo específico (o escritor tem a liberdade
de omitir alguns fatos para corroborar com o argumento de sua obra. Ex : Marcos
e Lucas dizem que Cristo curou um cego em Jericó, enquanto Mateus apresenta
dois) e citações livres (o novo testamento cita, muitas vezes, livremente o
antigo).
2.
O ensino de Cristo apresenta o caráter inerrante das escrituras.
1.1
Mateus 5. 17, 18 – Jesus ensina que até mesmo as minúcias do Antigo Testamento
(Lei), “i” e “til”, que se tratam de uma pequena letra e um pequeno traço do
alfabeto hebraico, seriam cumpridos cabalmente.
1.1
Mateus 22.23-33 – Jesus usa somente um tempo verbal (“sou”) de um texto do
Antigo testamento (Êx 3.6) para provar a veracidade da doutrina da ressurreição
para os saduceus, seita judaica que não cria na ressurreição.
1.2
Mateus 22.41-46 – Jesus insinua a divindade do Messias ao colocar uma questão
diante dos fariseus, citando o Salmo 110.1. certamente, se o Messias era filho
de Davi (sua humanidade), e Davi o chama de “Senhor”, isso implica que ele
também deveria ser Deus.
―A
Bíblia é a Palavra de Deus. É como o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a
bússola do piloto e a espada do soldado. Ela é o código de conduta do cristão.
Temos de estar sempre meditando nela, permitindo que comande nosso coração e
direcione nossos passos. Devemos lê-la regularmente, sem pressa e em espírito
de oração‖ (Autor desconhecido).
Não
é necessário ficarmos aqui falando dos adjetivos da Bíblia e da importância
dela para as nossas vidas. Howard Hendricks, em seu livro ― Vivendo na
Palavra‖, se referindo à Bíblia disse:
―
este livro te afastará do pecado, ou o pecado te afastará deste livro.
Não
basta ter uma Bíblia, é preciso usá-la. Bíblias empoeiradas levam a vidas
sujas.
A
Bíblia é o livro mais lido em todo mundo e, a cada leitura, os seus leitores
procuram aplicá-las em suas vidas, buscando uma orientação ou um conforto.
Contudo, para fazermos isso de uma maneira eficiente, é necessário aprendermos
a manejá-la corretamente, pois uma interpretação errada leva, fatalmente, a uma
aplicação também.
Por
isso, o PROPÓSITO DO CURSO é dar ao aluno uma visão panorâmica dos livros do
Antigo e do Novo Testamento, um entendimento básico da mensagem de cada livro,
dentro das suas respectivas divisões, visando encontrar o significado
verdadeiro da passagem bíblica, com vistas à aplicação sensata e sadia em sua
vida e também na vida de outras pessoas.
As
vantagens de estudarmos a Bíblia são várias. Em primeiro lugar a pessoa
torna-se capaz de pensar por si mesmo. Além disso, ela torna-se capaz de
avaliar os pensamentos de outros e também a experimentar a alegria da
descoberta de um texto. Assim, aquelas dúvidas que ficam em nossa mente, depois
de ouvirmos algum estudo bíblico, poderão ser investigadas de uma maneira
criteriosa e sábia.
“Examinais
as Escrituras, porque julgai ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que
testificam de mim.” João 5.39
O
QUE É O ANTIGO TESTAMENTO?
A. Sua
formação.
1.
Escrito num intervalo de mais ou menos 1500 a.C. (Jó) à 400 a.C. (Malaquias).
2.
Provavelmente Esdras foi o organizador dos 39 livros do Antigo Testamento,
conforme a tradição judaica (TURNER).
3.
Foi escrita em hebraico, aramaico e grego. Chegou até nós por cópias. Cópias
extremamente precisas. 1947 (MAR MORTO) x 900 DC
Achados
arqueológicos confirmam a exatidão das Escrituras. A Bíblia é história
autêntica !
B. Seu
conteúdo.
1.
A queda do homem, a formação de um povo para Deus (a partir de Abraão) para
que, por meio desse povo Deus remisse os demais eleitos (nação de sacerdotes)
(Gênesis). Deus estabelece um pacto com esse povo criando uma nação, e essa
nação deveria cumprir o que foi estabelecido nesse pacto (Êxodo –
Deuteronômio).
2.
As decadências e os avivamentos desse povo ao descumprir o pacto, ou ao cumprir
o pacto, durante vários períodos de sua história: o período tribal (Josué e
Juízes), o período monárquico (Samuel, Reis-Crônicas) e o período exílico e
pós-exílico (Esdras, Neemias).
3.
Os arautos usados por Deus para exortar o povo a cumprir sua parte do pacto, e
a promessa de que Deus cumpriria Sua parte (profetas).
C. Seu
audiente principal.
O
povo de Israel foi seu audiente imediato.
AS
DUAS ALIANÇAS OU TESTAMENTOS
Embora
a Bíblia seja constituída de muitos livros, ela é, na verdade, um só livro, uma
história contínua com duas partes distintas. A estas chamamos testamentos. Este
vocábulo, derivado do latim testamentum, significa "aliança" ou
"acordo".
O
Antigo Testamento apresenta a aliança de Deus com o povo de Israel no monte
Sinai.
“Agora,
pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança,
então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos.” Ex 19.5.
O
Novo Testamento revela a aliança entre Deus e a humanidade, predita pelo
profeta Jeremias.
“Eis
aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança.” Jr 31.31.
Esta
foi instituída por Jesus na última ceia, quando disse:
“Este
é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós”. Lc 22.
A
ORIGEM, A ESTRUTURA E OS LIVROS DA BÍBLIA.
O
vocábulo Bíblia, em grego, significa "livros". Portanto a Bíblia é
uma coleção de livros, embora, tecnicamente, nem todos os escritos nela
contidos possam ser considerados como tais.
Salmos
e Provérbios, por exemplo, são coletâneas de poemas e ditos, e a maioria dos
livros do Novo Testamento são, na verdade, cartas.
A
Bíblia foi escrita ao longo de 1.600 anos - entre 1.500 a.C. e 100 d.C. - por
vários autores, a maioria desconhecida. Esses homens viviam em lugares
diversos: Palestina, Babilônia, Corinto, Éfeso, Roma, Antioquia e a ilha de
Patmos, para citar apenas alguns.
A
Bíblia já foi traduzida para aproximadamente 2.300 línguas e mais de 95% da
população mundial tem acesso à Palavra de Deus - ou pelo menos a uma porção
dela - em sua língua nativa.
O
ANTIGO TESTAMENTO
O
Antigo Testamento da Bíblia evangélica contém trinta e nove livros; o da
católica, quarenta e seis; e o da ortodoxa, cinquenta. Eles são divididos em
quatro categorias.
O
Pentateuco ou Tora: É composto dos cinco livros : Gênesis, Êxodo, Levítico,
Números e Deuteronômio. Neles vemos como Deus escolheu os israelitas para ser
seu povo, libertou-os da escravidão no Egito e firmou com eles uma aliança no
monte Sinai. O Pentateuco também contém os preceitos da lei judaica instituída
por Deus.
Os
livros históricos: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2
Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Esses livros relatam a história de Israel ao
longo de um período de 800 anos, começando com a entrada do povo na terra
prometida (Canaã) sob a liderança de Josué em 1.250 a.C. Além disso, dão
detalhes da conquista daquela terra durante os 200 anos de governo dos juízes.
Contam a vida dos reis Saul, Davi (1.000 a.C.) e Salomão. Relatam a divisão da
terra em dois reinos (Israel e Judá) e a derrota dos judeus nas guerras contra
os assírios (721 a.C.) e os babilônios (586 a.C.). Focalizam também o retorno
dos exilados para Israel (538 a.C.) e o reassentamento do povo em Jerusalém e
na Judéia, sob a liderança de Esdras e Neemias (aproximadamente em 450 a.C.).
Os
profetas: Inclui o compêndio dos quatro profetas "maiores" — Isaías,
Jeremias, Ezequiel, Daniel — e dos doze profetas "menores" — Oséias,
Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu,
Zacarias, Malaquias — Há também o livro de Lamentações que registra a tristeza
de Jeremias pela destruição de Jerusalém, efetuada pelos babilônios no ano de
586 a.C.
Os
livros poéticos ou de sabedoria: São eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes
e Cantares de Salomão (também chamado Cântico dos Cânticos).
GEOGRAFIA
DO ANTIGO TESTAMENTO
Cinco áreas geográficas:
1.
Serra central.
2.
Vale do Arabá.
3.
Planície litoral.
4.Montanhas
transjordânicas.
5.
Deserto oriental.
QUESTIONÁRIO
1
) O QUE É A BÍBLIA?
2)
DEUS SI REVELOU DE ALGUMAS MANEIRAS; CITE TRÊS FORMAS PELAS QUAIS DEUS SI
REVELOU NO PASSADO AO HOMEM.
3)
MARQUE COM X A RESPOSTA CERTA. DEUS INSPIROU:
( )
OS AUTORES
BÍBLICOS ( )
OS TEXTOS BÍBLICOS
4)
CITE UMA PASSAGEM BÍBLICA EM QUE CRISTO RECONHECE A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS.
5)
O QUE SIGNIFICA "INERRÂNCIA BÍBLICA?
6)
POR QUE O ENSINO DE CRISTO APRESENTA O CARÁTER INERRANTE DAS ESCRITURAS?
7)
QUAL A NECESSIDADE DE MANUSEARMOS BEM A PALAVRA DE DEUS?
8)
QUAL A CONSEQUÊNCIA DE UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DA BÍBLIA?
9)
CITE DUAS VANTAGENS QUE PODEMOS TER ESTUDANDO A BÍBLIA.
10)
SEGUNDO JESUS, POR QUE DEVEMOS EXAMINAR AS ESCRITURAS?
11)
O QUE É O ANTIGO TESTAMENTO?
12)
O ANTIGO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM UM PERÍODO DE MAIS OU MENOS QUANTOS ANOS?
13)
EM QUAIS LÍNGUAS A BÍBLIA FOI ESCRITA?
14)
A BÍBLIA PODE SER DIVIDIDA EM DUAS GRANDES PARTES. QUAIS SÃO ELAS?
15)
O QUE SIGNIFICA A PALAVRA TESTAMENTO REFERENTE AS ESCRITURAS?
16)
CITE UMA DAS ALIANÇAS FEITA ENTRE DEUS E O HOMEM.
17)
O QUE SIGNIFICA O NOME BÍBLIA?
18)
EM QUANTAS LÍNGUAS APROXIMADAMENTE A BÍBLIA JÁ FOI ESCRITA?
19)
O ANTIGO TESTAMENTO DA BÍBLIA CRISTÃ EVANGÉLICA TEM QUANTOS LIVROS?
20)
CITE CADA UM DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO NA ORDEM EM QUE SE ENCONTRAM NA
BÍBLIA.
21)
EM QUANTAS PARTES PODEMOS DIVIDIR O ANTIGO TESTAMENTO E QUAIS SÃO ELAS?
22)
CITE EM ORDEM OS LIVROS QUE FORMAM O PENTATEUCO
23)
CITE EM ORDEM OS LIVROS QUE FORMAM OS LIVROS HISTÓRICOS DO A.T.
24)
CITE EM ORDEM OS LIVROS DOS CHAMADOS PROFETAS MAIORES DO A.T.
25)
CITE EM ORDEM OS LIVROS DOS CHAMADOS PROFETAS MENORES DO A.T.
26)
CITE EM ORDEM OS LIVROS POÉTICOS DO A.T.
INTRODUÇÃO
AOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO
AO PENTATEUCO.
I. NOMES
USADOS.
1. Pentateuco –
grego: “cinco livros”.
2.
No AT o Pentateuco é chamado de:
2.1 Lei –
Js 8.34; Ed 10.3.
2.2 Livro
de Moisés – Ed 6.18; II Cr 25.4.
2.3 Lei
do Senhor – Ed 7.10; I Cr 16.40.
2.4 Lei
de Deus - Ne 10.28,29.
2.5 Livro
da Lei de Deus – Js 24.26; Ne 8.18.
2.6 Livro
da Lei do Senhor – II Cr 17.9; 34.14
3.
No NT o Pentateuco é chamado de:
3.1 Livro
da Lei – Gl 3.10.
3.2 Livro
de Moisés – Mc 12.26.
3.3 Lei –
Mt 12.5; Lc 16.16; Jo 7.19.
3.4 Lei
de Moisés – Lc 2.22; Jo 7.23.
3.5 Lei
do Senhor – Lc 2.23,24
II. A
IMPORTÂNCIA DO PENTATEUCO (ELLISEN).
A. Importância
cósmica.
1.
Explica a causa primeira da existência do cosmo (universo).
2.
O principio unificador de tudo, tão procurado as cegas pelos filósofos
clássicos, está compreendido na primeira sentença (Gn 1.1).
B. Importância
étnica.
O
pentateuco descreve a origem e a expansão das três divisões raciais do mundo:
oriental, negroide e ocidental.
C. Importância
histórica.
1.
Esses livros são os únicos a traçar a origem do homem em uma linha continua a
partir de Adão.
2.
Sua intensão não é apresentar a história completa das raças, mas apresentar um
relato da implantação do reino teocrático no mundo e do plano de redenção da
humanidade.
D. Importância
teológica.
Esses
livros tratam da criação do homem e sua queda; das alianças de Deus e Sua
promessa de enviar o redentor.
E. Importância
profética.
1.
Esses livros dão origem aos temas proféticos mais importantes da Bíblia.
2.
A história centralizada nos messias associada à profecia nele centralizada.
INTRODUÇÃO
AOS LIVROS HISTÓRICOS.
I. NOMENCLATURA.
1.
Os livros denominados históricos (Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II
Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester) eram chamados de “profetas
anteriores” pelos hebreus. (ELLISEN).
2.
Em nossas Bíblias, esses livros são chamados “históricos” por mostrarem a
movimentação histórica da nação de Israel durante toda sua história na
Palestina. (ELLISEN).
3.
A chamada história deuteronimista compartilha com o livro de Deuteronômio uma
perspectiva comum a respeito da história e da teologia. A história de Israel é
vista em termos de lealdade à aliança. A obediência à lei e a fé no Senhor
trazem bênçãos e prosperidade da Aliança (Dt 28), ao passo que desobediência e
apostasia acarretam maldições. (WALTON).
II. MOVIMENTO
HISTÓRICO.
1.
Esses livros registram a história de Israel desde a ocupação da palestina sob a
liderança de Josué, passando pelas apostasias que levaram o povo a ser expulso
pelos assírios e babilônios. (ELLISEN).
2.
O período histórico desses livros é de aproximadamente 1.000 anos. Desde 1405
a.C. até 425 a.C. (ELLISEN).
III. CENÁRIO
GEOGRÁFICO.
1.
O nome “palestina” não era usado nos tempos bíblicos; derivou-se mais tarde do
termo “filisteus”, que identifica os povos chamados de palaistinos pelos gregos
e de palestinos pelos romanos. (ELLISEN).
2.
O nome bíblico para a área era “Canaã”. A terra onde Canaã, filho de Cam, se
estabeleceu e que tinha sido prometida pelo Senhor a Abraão (Gn 9.25; 10.6;
12.5-7). (ELLISEN).
3.
Cinco zonas geográficas: a. planície litoral, b. serra central, c. vale do
Arabá, d. Montanhas transjordânicas, e. Deserto oriental (veja mapa n.1 na
página: ).
IV. DIVISÃO
HISTÓRICA.
Período
/
Duração
/ Data
Juizado
/ Da entrada em Canaã até
1406-1044 a.C.
o
estabelecimento da
monarquia
Monarquia
/ 1) O reino unido:
1044-536 a.C.
Saul, Davi, Salomão
1044-931 a.C.
2)
O reino dividido ou
931-536 a.C.
período profético
Restauração
/ até o silencio profético
536-400 a.C.
Do
cativeiro
babilônico
INTRODUÇÃO
AOS LIVROS POÉTICOS.
I. OS
LIVROS POÉTICOS.
1.
Jó 2. Salmos 3. Provérbios. 4. Eclesiastes. 5. Cântico dos Cânticos.
II. CARACTERÍSTICAS
DA POESIA.
A. Rima.
1.
É um dispositivo literário de sons harmoniosos. Desenvolvendo o ritmo pela
ocorrência regular de terminações sonoras semelhantes.
2.
Ex. minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam,
não gorjeiam como lá.
B. Ritmo.
1.
É a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos
regulares.
2.
Ex. mi1-nha2 te1-rra2 tem1 pal2-mei1-ras2 on1-de2 can1-ta2 o1 sa2-bi1-á2,
C. Figuras
de linguagem.
1.
Figuras de linguagem tem o intento de desafiar a mente a descobrir
relacionamentos óbvios.
2.
Tipos: símile, metáfora, personificação, apóstrofe, hipérbole, etc.
2.1
Símile: seus olhos são como o verde mar.
2.2
Metáfora: ele é um touro (tem força).
2.3
Personificação: a perna da mesa.
2.4
Apóstrofe: “eu quero ser, Senhor amado, como um vaso na mão do oleiro”.
2.5
Hipérbole: todo o Brasil está nas ruas protestando.
III. PARALELISMO
NOS LIVROS POÉTICOS.
Ritmo,
uma das características de muita poesia, geralmente se perde no processo de
tradução de um idioma para outro. Por isso, conseguimos cantar os salmos
somente com alguma adaptação métrica. Mas há outra característica de poesia
muito evidente em livros como Salmos e Provérbios. Paralelismo é uma colocação
de idéias, normalmente duas, numa estrutura que enfatiza a semelhança ou o
contraste entre elas. Diversos estudiosos identificam vários tipos de
paralelismo nesses livros. Entre os exemplos mais comuns são:
A. Paralelismo
sinonímico: Repete idéias idênticas ou
semelhantes usando palavras diferentes.
1.
Salmo 15:1 – Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo ? Quem há de morar no
teu santo monte?
2.
Salmo 19:2 – Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a
outra noite.
B. Paralelismo
antitético: Apresenta um contraste entre
idéias ou imagens.
1.
Salmo 1:6 – Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos
ímpios perecerá.
2.
Provérbios 14:28 – Na multidão do povo, está a glória do rei, mas, na falta de
povo, a ruína do príncipe.
3.
Provérbios 14:34 – A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos
povos.
C. Paralelismo
sintético ou construtivo: A segunda parte
completa ou acrescenta à primeira parte. Às vezes, repete uma parte da primeira
frase e continua com maior desenvolvimento da mesma idéia.
1.
Salmo 29:1 – Tributai ao Senhor, filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e
força.
2.
Salmo 145:18 – Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o
invocam em verdade.
D. Paralelismo
emblemático ou simbólico: Uma linha serve
como ilustração paralela ao ensinamento real da outra. Os tradutores,
freqüentemente, simplificam a expressão usando palavras de comparação:
“como....assim”.
1.
Provérbios 11:22 – Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher
formosa que não tem discrição.
2.
Provérbios 25:25 – Como água fria para o sedento, tais são as boas-novas vindas
de um país remoto.
INTRODUÇÃO
AOS LIVROS DE SABEDORIA.
I. OS
LIVROS DE SABEDORIA.
1.
Jó 2. Provérbios 3. Eclesiastes
II. CARÁTER
DOS LIVROS DE SABEDORIA.
A. Objetivo
prático.
1.
A sabedoria filosófica não era de suma importância para os sábios de Israel,
mas a prática.
2.
A ética e a aplicação das verdades divinas à experiência humana eram os pontos
frisados pela sabedoria hebraica. (ELLISEN).
3.
A sabedoria deveria ser usada para garantir a sobrevivência (princípios que
garantam a existência humana) e o sucesso (princípios que ensinem a proteger
dos perigos da vida e garantia de um sucesso). (WALTON).
B. Humanismo
Divino.
1.
Humanismo secular coloca o homem como a medida de todas as coisas.
2.
Humanismo divino coloca o homem como imagem de Deus e responsável.
INTRODUÇÃO
AOS LIVROS PROFÉTICOS.
I. FUNÇÃO
DO PROFETA.
A. Porta-voz
de Deus.
1.
O termo “profeta” significa “falar por”.
2.
Anunciavam a vontade de Deus, especialmente em épocas de crise.
B. Videntes.
1.
Uma das credenciais de um profeta era a capacidade de prever um evento futuro
verdadeiro (Dt 18.21, 22).
2.
Deus revelou muito acerca do futuro de Israel e das nações por meio deles.
C. Professor
da lei e da justiça.
1.
Era uma função sacerdotal, mas os profetas também desempenharam (Lv 10.11; Dt
33.10; Ez 22.26).
2.
Quando ensinavam, geralmente era num contexto de julgamento (Is 6.8-10; 28.9,
10).
D. Pregadores.
1.
Expunham o pecado do povo.
2.
Exortavam o povo a se arrependerem.
3.
Advertiam o povo do juízo futuro.
II. CLASSIFICAÇÃO
DOS PROFETAS.
A. Quanto
à escrita.
1.
Os que escreveram (todos encontrados na Bíblia).
2.
Os que não escreveram (como Elias, Eliseu, Natã, Gade e vários outros).
B. Quanto
à época em que profetizaram (os da escrita).
Antes
do exílio / Antes e durante o exílio / Durante o exílio / Depois do exílio
---------------------------------------------------------------------------------
Isaías
/ Jeremias /
Ezequiel /
Ageu
--------------------------------------------------------------------------------
Oséias
/ X
/ Daniel
/ Zacarias
---------------------------------------------------------------------------------
Joel
(?) / X
/
X /
Malaquias
---------------------------------------------------------------------------------
Amós
/ X
/
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Obadias
/ X
/
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Jonas
/ X
/
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Miquéias
/ X /
X
/
X
---------------------------------------------------------------------------------
Naum
/ X
/
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Habacuque
/ X /
X
/ X
---------------------------------------------------------------------------------
Sofonias
/ X /
X
/ X
C. Quanto
ao seu audiente.
Ao
reino do sul (Judá) / Ao reino do norte (Israel) / Aos exilados (Babilônia).
---------------------------------------------------------------------------------
Joel
825 a.C. / Oséias 790 a.C.
/ Ezequiel 592 a.C.
---------------------------------------------------------------------------------
Miquéias
750 a.C. / Jonas 765 a.C. / Daniel 537
a.C.
---------------------------------------------------------------------------------
Isaías 740 a.C.
/
X
/ X
Amós
760 a.C.
---------------------------------------------------------------------------------
Naum
663 a.C. /
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Jeremias
627 a.C. / X
/
X
---------------------------------------------------------------------------------
Sofonias
625 a.C. / X
/
X
---------------------------------------------------------------------------------
Habacuque
607 a.C. / X
/ X
---------------------------------------------------------------------------------
Obadias
586 a.C. / X
/
X
---------------------------------------------------------------------------------
Ageu
520 a.C. /
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Zacarias
520-518 a.C. / X
/ X
---------------------------------------------------------------------------------
Malaquias
430 a.C. / X
/
X
III. A
MENSAGEM DOS PROFETAS.
A. Advertência
de juízo.
1.
A principio, os profetas exortam o povo a voltarem a Deus.
2.
Mais tarde eles avisam o juízo inevitável.
B. Promessa
de restauração.
1.
Inclui quase todos os profetas.
2.
Ensinava que Deus cumpriria a sua parte da aliança.
3.
Confirmava que o julgamento de Deus sobre a nação de israel não implicava no
fim da aliança.
QUESTIONÁRIO
1)
O QUE SIGNIFICA O NOME "PENTATEUCO"?
2)
DE QUE OUTRAS FORMAS O PENTATEUCO É CHAMADO NO ANTIGO TESTAMENTO?
3)
O QUE O PENTATEUCO EXPLICA EM RELAÇÃO AO UNIVERSO?
4)
QUANTO A IMPORTÂNCIA ÉTNICA, O QUE O PENTATEUCO DESCREVE?
5)
QUAL SERIA UMA DAS INTENÇÕES DO PENTATEUCO?
6)
DO QUE TEOLOGICAMENTE TRATA O PENTATEUCO?
7)
QUAL A IMPORTÂNCIA PROFÉTICA DO PENTATEUCO?
8)
COMO OS HEBREUS CHAMAVAM OS LIVROS HISTÓRICOS?
9)
POR QUE OS LIVROS HISTÓRICOS SÃO CHAMADOS DE HISTÓRICOS?
10)
QUAL A RELAÇÃO ENTRE A OBEDIÊNCIA E A DESOBEDIÊNCIA EM DEUTERONÔMIO?
11)
EM QUE CONTEXTO COMEÇA OS LIVROS HISTÓRICOS E EM QUE CONTEXTO TERMINAM?
12)
QUAL O NOME DA REGIÃO DA PALESTINA NOS TEMPOS BÍBLICOS?
13)
CITE AS DIVISÕES HISTÓRICAS DOS LIVROS HISTÓRICOS DO A.T
14)
QUAIS SÃO OS LIVROS POÉTICOS DA BÍBLIA?
15)
QUAIS SÃO OS LIVROS DE SABEDORIA NO A.T?
16)
ASSINALE A RESPOSTA CERTA COM X. QUAL SABEDORIA ERA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O
POVO DE ISRAEL?
( )
SABEDORIA FILOSÓFICA ( ) SABEDORIA
PRÁTICA
17)
QUAIS PONTOS ERAM FRISADOS PELA SABEDORIA HEBRAICA?
18)
QUAL A DIFERENÇA ENTRE HUMANISMO SECULAR E HUMANISMO DIVINO?
19)
O QUE SIGNIFICA O TERMO PROFETA?
20)
QUAIS AS FUNÇÕES DOS PROFETAS NO A.T?
21)
CITE UMA CREDENCIAL DE UM PROFETA NO A.T
22)
QUE FUNÇÃO SACERDOTAL UM PROFETA TAMBÉM DESEMPENHAVA NO A.T?
23)
CITE TRÊS CARACTERÍSTICAS DA PREGAÇÃO DE UM PROFETA NO A.T
24)
CITE TRÊS PROFETAS BÍBLICOS QUE NÃO ESCREVERAM NENHUM LIVRO DA BÍBLIA
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