PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO
O QUE É A BÍBLIA?
A. A revelação específica de Deus.
1. A própria Bíblia dá um registro de si ao asseverar que Deus se revelou de várias maneiras em épocas distintas (Hb 1.1).
2. A revelação especial é necessária, pois o homem perdeu sua comunhão com Deus ao pecar. Seu objetivo é aumentar a amplitude do conhecimento de Deus para o homem. (ERICKSON).
3. Deus revelou sua vontade por meio de voz audível (Gn 3.8-12; Êx 3.14; Js 1.1-9); outras vezes por meio dos profetas (Jr 18.1; Ez 12.1); também por meio de visões (Is 1.1; 6.1), Teofanias (Êx 3.2; II Sm 24.16) e por meio de Cristo (Hb 1.1, Cl 2.9). Esses fatos inegáveis não excluem a possibilidade de uma revelação escrita, mas, bem ao contrário, a exigem. Torna necessária a existência de uma revelação escrita, para que não seja esquecida nem alterada, e inspirada, para que não seja substituída. (TURNER).
B. Um registro inspirado do que Deus quis que conhecêssemos.
1. II Tm 3.16; II Pe 1.21. tanto o termo “escrituras” como “profecias” são referências ao antigo testamento.
2. Deus supervisionou os autores humanos da Bíblia para que compusessem e registrassem, sem erros, sua mensagem à humanidade. (RYRIE).
3. Os textos, e não os autores, é que foram inspirados – (II Tm 3.16) Theopneustos – literalmente “soprado” por Deus.
4. Cristo reconheceu a autoridade e autenticou a inspiração do Antigo Testamento (Lc 16.17; Mt 4.1-11; 15.4).
C. Um registro inerrante do que Deus quis que conhecêssemos.
1. Inerrância significa dizer que a Bíblia diz a verdade. Isso inclui linguagem fenomenológica ou figurativa, aproximações ou arredondamentos numéricos, omissões em relatos para enfatizar algo específico (o escritor tem a liberdade de omitir alguns fatos para corroborar com o argumento de sua obra. Ex : Marcos e Lucas dizem que Cristo curou um cego em Jericó, enquanto Mateus apresenta dois) e citações livres (o novo testamento cita, muitas vezes, livremente o antigo).
2. O ensino de Cristo apresenta o caráter inerrante das escrituras.
1.1 Mateus 5. 17, 18 – Jesus ensina que até mesmo as minúcias do Antigo Testamento (Lei), “i” e “til”, que se tratam de uma pequena letra e um pequeno traço do alfabeto hebraico, seriam cumpridos cabalmente.
1.1 Mateus 22.23-33 – Jesus usa somente um tempo verbal (“sou”) de um texto do Antigo testamento (Êx 3.6) para provar a veracidade da doutrina da ressurreição para os saduceus, seita judaica que não cria na ressurreição.
1.2 Mateus 22.41-46 – Jesus insinua a divindade do Messias ao colocar uma questão diante dos fariseus, citando o Salmo 110.1. certamente, se o Messias era filho de Davi (sua humanidade), e Davi o chama de “Senhor”, isso implica que ele também deveria ser Deus.
―A Bíblia é a Palavra de Deus. É como o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto e a espada do soldado. Ela é o código de conduta do cristão. Temos de estar sempre meditando nela, permitindo que comande nosso coração e direcione nossos passos. Devemos lê-la regularmente, sem pressa e em espírito de oração‖ (Autor desconhecido).
Não é necessário ficarmos aqui falando dos adjetivos da Bíblia e da
importância dela para as nossas vidas. Howard Hendricks, em seu livro ― Vivendo
na Palavra‖, se referindo à Bíblia disse:
― este livro te afastará do pecado, ou o pecado te afastará deste livro.
Não basta ter uma Bíblia, é preciso usá-la. Bíblias empoeiradas levam a vidas sujas.
A Bíblia é o livro mais lido em todo mundo e, a cada leitura, os seus leitores procuram aplicá-las em suas vidas, buscando uma orientação ou um conforto. Contudo, para fazermos isso de uma maneira eficiente, é necessário aprendermos a manejá-la corretamente, pois uma interpretação errada leva, fatalmente, a uma aplicação também.
Por isso, o PROPÓSITO DO CURSO é dar ao aluno uma visão panorâmica dos livros do Antigo e do Novo Testamento, um entendimento básico da mensagem de cada livro, dentro das suas respectivas divisões, visando encontrar o significado verdadeiro da passagem bíblica, com vistas à aplicação sensata e sadia em sua vida e também na vida de outras pessoas.
As vantagens de estudarmos a Bíblia são várias. Em primeiro lugar a pessoa torna-se capaz de pensar por si mesmo. Além disso, ela torna-se capaz de avaliar os pensamentos de outros e também a experimentar a alegria da descoberta de um texto. Assim, aquelas dúvidas que ficam em nossa mente, depois de ouvirmos algum estudo bíblico, poderão ser investigadas de uma maneira criteriosa e sábia.
“Examinais as Escrituras, porque julgai ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” João 5.39
O QUE É O ANTIGO TESTAMENTO?
A. Sua formação.
1. Escrito num intervalo de mais ou menos 1500 a.C. (Jó) à 400 a.C. (Malaquias).
2. Provavelmente Esdras foi o organizador dos 39 livros do Antigo Testamento, conforme a tradição judaica (TURNER).
3. Foi escrita em hebraico, aramaico e grego. Chegou até nós por cópias. Cópias extremamente precisas. 1947 (MAR MORTO) x 900 DC
Achados arqueológicos confirmam a exatidão das Escrituras. A Bíblia é história autêntica !
B. Seu conteúdo.
1. A queda do homem, a formação de um povo para Deus (a partir de Abraão) para que, por meio desse povo Deus remisse os demais eleitos (nação de sacerdotes) (Gênesis). Deus estabelece um pacto com esse povo criando uma nação, e essa nação deveria cumprir o que foi estabelecido nesse pacto (Êxodo – Deuteronômio).
2. As decadências e os avivamentos desse povo ao descumprir o pacto, ou ao cumprir o pacto, durante vários períodos de sua história: o período tribal (Josué e Juízes), o período monárquico (Samuel, Reis-Crônicas) e o período exílico e pós-exílico (Esdras, Neemias).
3. Os arautos usados por Deus para exortar o povo a cumprir sua parte do pacto, e a promessa de que Deus cumpriria Sua parte (profetas).
C. Seu audiente principal.
O povo de Israel foi seu audiente imediato.
AS DUAS ALIANÇAS OU TESTAMENTOS
Embora a Bíblia seja constituída de muitos livros, ela é, na verdade, um só livro, uma história contínua com duas partes distintas. A estas chamamos testamentos. Este vocábulo, derivado do latim testamentum, significa "aliança" ou "acordo".
O Antigo Testamento apresenta a aliança de Deus com o povo de Israel no monte Sinai.
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos.” Ex 19.5.
O Novo Testamento revela a aliança entre Deus e a humanidade, predita pelo profeta Jeremias.
“Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança.” Jr 31.31.
Esta foi instituída por Jesus na última ceia, quando disse:
“Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós”. Lc 22.
A ORIGEM, A ESTRUTURA E OS LIVROS DA BÍBLIA.
O vocábulo Bíblia, em grego, significa "livros". Portanto a Bíblia é uma coleção de livros, embora, tecnicamente, nem todos os escritos nela contidos possam ser considerados como tais.
Salmos e Provérbios, por exemplo, são coletâneas de poemas e ditos, e a maioria dos livros do Novo Testamento são, na verdade, cartas.
A Bíblia foi escrita ao longo de 1.600 anos - entre 1.500 a.C. e 100 d.C. - por vários autores, a maioria desconhecida. Esses homens viviam em lugares diversos: Palestina, Babilônia, Corinto, Éfeso, Roma, Antioquia e a ilha de Patmos, para citar apenas alguns.
A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente 2.300 línguas e mais de 95% da população mundial tem acesso à Palavra de Deus - ou pelo menos a uma porção dela - em sua língua nativa.
O ANTIGO TESTAMENTO
O Antigo Testamento da Bíblia evangélica contém trinta e nove livros; o da católica, quarenta e seis; e o da ortodoxa, cinquenta. Eles são divididos em quatro categorias.
O Pentateuco ou Tora: É composto dos cinco livros : Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Neles vemos como Deus escolheu os israelitas para ser seu povo, libertou-os da escravidão no Egito e firmou com eles uma aliança no monte Sinai. O Pentateuco também contém os preceitos da lei judaica instituída por Deus.
Os livros históricos: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Esses livros relatam a história de Israel ao longo de um período de 800 anos, começando com a entrada do povo na terra prometida (Canaã) sob a liderança de Josué em 1.250 a.C. Além disso, dão detalhes da conquista daquela terra durante os 200 anos de governo dos juízes. Contam a vida dos reis Saul, Davi (1.000 a.C.) e Salomão. Relatam a divisão da terra em dois reinos (Israel e Judá) e a derrota dos judeus nas guerras contra os assírios (721 a.C.) e os babilônios (586 a.C.). Focalizam também o retorno dos exilados para Israel (538 a.C.) e o reassentamento do povo em Jerusalém e na Judéia, sob a liderança de Esdras e Neemias (aproximadamente em 450 a.C.).
Os profetas: Inclui o compêndio dos quatro profetas "maiores" — Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel — e dos doze profetas "menores" — Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias — Há também o livro de Lamentações que registra a tristeza de Jeremias pela destruição de Jerusalém, efetuada pelos babilônios no ano de 586 a.C.
Os livros poéticos ou de sabedoria: São eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão (também chamado Cântico dos Cânticos).
GEOGRAFIA DO ANTIGO
TESTAMENTO
Cinco áreas geográficas:
1. Serra central.
2. Vale do Arabá.
3. Planície litoral.
4.Montanhas transjordânicas.
5. Deserto oriental.
QUESTIONÁRIO
1 ) O QUE É A BÍBLIA?
2) DEUS SI REVELOU DE ALGUMAS MANEIRAS; CITE TRÊS FORMAS PELAS QUAIS DEUS SI REVELOU NO PASSADO AO HOMEM.
3) MARQUE COM X A RESPOSTA CERTA. DEUS INSPIROU:
( ) OS AUTORES BÍBLICOS ( ) OS TEXTOS BÍBLICOS
4) CITE UMA PASSAGEM BÍBLICA EM QUE CRISTO RECONHECE A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS.
5) O QUE SIGNIFICA "INERRÂNCIA BÍBLICA?
6) POR QUE O ENSINO DE CRISTO APRESENTA O CARÁTER INERRANTE DAS ESCRITURAS?
7) QUAL A NECESSIDADE DE MANUSEARMOS BEM A PALAVRA DE DEUS?
8) QUAL A CONSEQUÊNCIA DE UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DA BÍBLIA?
9) CITE DUAS VANTAGENS QUE PODEMOS TER ESTUDANDO A BÍBLIA.
10) SEGUNDO JESUS, POR QUE DEVEMOS EXAMINAR AS ESCRITURAS?
11) O QUE É O ANTIGO TESTAMENTO?
12) O ANTIGO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM UM PERÍODO DE MAIS OU MENOS QUANTOS ANOS?
13) EM QUAIS LÍNGUAS A BÍBLIA FOI ESCRITA?
14) A BÍBLIA PODE SER DIVIDIDA EM DUAS GRANDES PARTES. QUAIS SÃO ELAS?
15) O QUE SIGNIFICA A PALAVRA TESTAMENTO REFERENTE AS ESCRITURAS?
16) CITE UMA DAS ALIANÇAS FEITA ENTRE DEUS E O HOMEM.
17) O QUE SIGNIFICA O NOME BÍBLIA?
18) EM QUANTAS LÍNGUAS APROXIMADAMENTE A BÍBLIA JÁ FOI ESCRITA?
19) O ANTIGO TESTAMENTO DA BÍBLIA CRISTÃ EVANGÉLICA TEM QUANTOS LIVROS?
20) CITE CADA UM DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO NA ORDEM EM QUE SE ENCONTRAM NA BÍBLIA.
21) EM QUANTAS PARTES PODEMOS DIVIDIR O ANTIGO TESTAMENTO E QUAIS SÃO ELAS?
22) CITE EM ORDEM OS LIVROS QUE FORMAM O PENTATEUCO
23) CITE EM ORDEM OS LIVROS QUE FORMAM OS LIVROS HISTÓRICOS DO A.T.
24) CITE EM ORDEM OS LIVROS DOS CHAMADOS PROFETAS MAIORES DO A.T.
25) CITE EM ORDEM OS LIVROS DOS CHAMADOS PROFETAS MENORES DO A.T.
26) CITE EM ORDEM OS LIVROS POÉTICOS DO A.T.
INTRODUÇÃO AOS LIVROS
DO ANTIGO TESTAMENTO
INTRODUÇÃO AO PENTATEUCO.
I. NOMES USADOS.
1. Pentateuco – grego: “cinco livros”.
2. No AT o Pentateuco é chamado de:
2.1 Lei – Js 8.34; Ed 10.3.
2.2 Livro de Moisés – Ed 6.18; II Cr 25.4.
2.3 Lei do Senhor – Ed 7.10; I Cr 16.40.
2.4 Lei de Deus - Ne 10.28,29.
2.5 Livro da Lei de Deus – Js 24.26; Ne 8.18.
2.6 Livro da Lei do Senhor – II Cr 17.9; 34.14
3. No NT o Pentateuco é chamado de:
3.1 Livro da Lei – Gl 3.10.
3.2 Livro de Moisés – Mc 12.26.
3.3 Lei – Mt 12.5; Lc 16.16; Jo 7.19.
3.4 Lei de Moisés – Lc 2.22; Jo 7.23.
3.5 Lei do Senhor – Lc 2.23,24
II. A IMPORTÂNCIA DO PENTATEUCO (ELLISEN).
A. Importância cósmica.
1. Explica a causa primeira da existência do cosmo (universo).
2. O principio unificador de tudo, tão procurado as cegas pelos filósofos clássicos, está compreendido na primeira sentença (Gn 1.1).
B. Importância étnica.
O pentateuco descreve a origem e a expansão das três divisões raciais do mundo: oriental, negroide e ocidental.
C. Importância histórica.
1. Esses livros são os únicos a traçar a origem do homem em uma linha continua a partir de Adão.
2. Sua intensão não é apresentar a história completa das raças, mas apresentar um relato da implantação do reino teocrático no mundo e do plano de redenção da humanidade.
D. Importância teológica.
Esses livros tratam da criação do homem e sua queda; das alianças de Deus e Sua promessa de enviar o redentor.
E. Importância profética.
1. Esses livros dão origem aos temas proféticos mais importantes da Bíblia.
2. A história centralizada nos messias associada à profecia nele centralizada.
INTRODUÇÃO AOS LIVROS HISTÓRICOS.
I. NOMENCLATURA.
1. Os livros denominados históricos (Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester) eram chamados de “profetas anteriores” pelos hebreus. (ELLISEN).
2. Em nossas Bíblias, esses livros são chamados “históricos” por mostrarem a movimentação histórica da nação de Israel durante toda sua história na Palestina. (ELLISEN).
3. A chamada história deuteronimista compartilha com o livro de Deuteronômio uma perspectiva comum a respeito da história e da teologia. A história de Israel é vista em termos de lealdade à aliança. A obediência à lei e a fé no Senhor trazem bênçãos e prosperidade da Aliança (Dt 28), ao passo que desobediência e apostasia acarretam maldições. (WALTON).
II. MOVIMENTO HISTÓRICO.
1. Esses livros registram a história de Israel desde a ocupação da palestina sob a liderança de Josué, passando pelas apostasias que levaram o povo a ser expulso pelos assírios e babilônios. (ELLISEN).
2. O período histórico desses livros é de aproximadamente 1.000 anos. Desde 1405 a.C. até 425 a.C. (ELLISEN).
III. CENÁRIO GEOGRÁFICO.
1. O nome “palestina” não era usado nos tempos bíblicos; derivou-se mais tarde do termo “filisteus”, que identifica os povos chamados de palaistinos pelos gregos e de palestinos pelos romanos. (ELLISEN).
2. O nome bíblico para a área era “Canaã”. A terra onde Canaã, filho de Cam, se estabeleceu e que tinha sido prometida pelo Senhor a Abraão (Gn 9.25; 10.6; 12.5-7). (ELLISEN).
3. Cinco zonas geográficas: a. planície litoral, b. serra central, c. vale do Arabá, d. Montanhas transjordânicas, e. Deserto oriental (veja mapa n.1 na página: ).
IV. DIVISÃO HISTÓRICA.
Período / Duração / Data
Juizado / Da entrada em Canaã
até 1406-1044 a.C.
o estabelecimento da
monarquia
Monarquia / 1) O reino unido:
1044-536 a.C.
Saul, Davi, Salomão 1044-931 a.C.
2) O reino dividido ou
931-536 a.C.
período profético
Restauração / até o silencio profético
536-400 a.C.
Do cativeiro
babilônico
INTRODUÇÃO AOS LIVROS POÉTICOS.
I. OS LIVROS POÉTICOS.
1. Jó 2. Salmos 3. Provérbios. 4. Eclesiastes. 5. Cântico dos Cânticos.
II. CARACTERÍSTICAS DA POESIA.
A. Rima.
1. É um dispositivo literário de sons harmoniosos. Desenvolvendo o ritmo pela ocorrência regular de terminações sonoras semelhantes.
2. Ex. minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.
B. Ritmo.
1. É a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares.
2. Ex. mi1-nha2 te1-rra2 tem1 pal2-mei1-ras2 on1-de2 can1-ta2 o1 sa2-bi1-á2,
C. Figuras de linguagem.
1. Figuras de linguagem tem o intento de desafiar a mente a descobrir relacionamentos óbvios.
2. Tipos: símile, metáfora, personificação, apóstrofe, hipérbole, etc.
2.1 Símile: seus olhos são como o verde mar.
2.2 Metáfora: ele é um touro (tem força).
2.3 Personificação: a perna da mesa.
2.4 Apóstrofe: “eu quero ser, Senhor amado, como um vaso na mão do oleiro”.
2.5 Hipérbole: todo o Brasil está nas ruas protestando.
III. PARALELISMO NOS LIVROS POÉTICOS.
Ritmo, uma das características de muita poesia, geralmente se perde no processo de tradução de um idioma para outro. Por isso, conseguimos cantar os salmos somente com alguma adaptação métrica. Mas há outra característica de poesia muito evidente em livros como Salmos e Provérbios. Paralelismo é uma colocação de idéias, normalmente duas, numa estrutura que enfatiza a semelhança ou o contraste entre elas. Diversos estudiosos identificam vários tipos de paralelismo nesses livros. Entre os exemplos mais comuns são:
A. Paralelismo sinonímico: Repete idéias idênticas ou semelhantes usando palavras diferentes.
1. Salmo 15:1 – Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?
2. Salmo 19:2 – Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.
B. Paralelismo antitético: Apresenta um contraste entre idéias ou imagens.
1. Salmo 1:6 – Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
2. Provérbios 14:28 – Na multidão do povo, está a glória do rei, mas, na falta de povo, a ruína do príncipe.
3. Provérbios 14:34 – A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos.
C. Paralelismo sintético ou construtivo: A segunda parte completa ou acrescenta à primeira parte. Às vezes, repete uma parte da primeira frase e continua com maior desenvolvimento da mesma idéia.
1. Salmo 29:1 – Tributai ao Senhor, filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e força.
2. Salmo 145:18 – Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
D. Paralelismo emblemático ou simbólico: Uma linha serve como ilustração paralela ao ensinamento real da outra. Os tradutores, freqüentemente, simplificam a expressão usando palavras de comparação: “como....assim”.
1. Provérbios 11:22 – Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição.
2. Provérbios 25:25 – Como água fria para o sedento, tais são as boas-novas vindas de um país remoto.
INTRODUÇÃO AOS LIVROS DE SABEDORIA.
I. OS LIVROS DE SABEDORIA.
1. Jó 2. Provérbios 3. Eclesiastes
II. CARÁTER DOS LIVROS DE SABEDORIA.
A. Objetivo prático.
1. A sabedoria filosófica não era de suma importância para os sábios de Israel, mas a prática.
2. A ética e a aplicação das verdades divinas à experiência humana eram os pontos frisados pela sabedoria hebraica. (ELLISEN).
3. A sabedoria deveria ser usada para garantir a sobrevivência (princípios que garantam a existência humana) e o sucesso (princípios que ensinem a proteger dos perigos da vida e garantia de um sucesso). (WALTON).
B. Humanismo Divino.
1. Humanismo secular coloca o homem como a medida de todas as coisas.
2. Humanismo divino coloca o homem como imagem de Deus e responsável.
INTRODUÇÃO AOS LIVROS PROFÉTICOS.
I. FUNÇÃO DO PROFETA.
A. Porta-voz de Deus.
1. O termo “profeta” significa “falar por”.
2. Anunciavam a vontade de Deus, especialmente em épocas de crise.
B. Videntes.
1. Uma das credenciais de um profeta era a capacidade de prever um evento futuro verdadeiro (Dt 18.21, 22).
2. Deus revelou muito acerca do futuro de Israel e das nações por meio deles.
C. Professor da lei e da justiça.
1. Era uma função sacerdotal, mas os profetas também desempenharam (Lv 10.11; Dt 33.10; Ez 22.26).
2. Quando ensinavam, geralmente era num contexto de julgamento (Is 6.8-10; 28.9, 10).
D. Pregadores.
1. Expunham o pecado do povo.
2. Exortavam o povo a se arrependerem.
3. Advertiam o povo do juízo futuro.
II. CLASSIFICAÇÃO DOS PROFETAS.
A. Quanto à escrita.
1. Os que escreveram (todos encontrados na Bíblia).
2. Os que não escreveram (como Elias, Eliseu, Natã, Gade e vários outros).
B. Quanto à época em que profetizaram (os da escrita).
Antes do exílio / Antes e durante o exílio / Durante o exílio / Depois
do exílio
---------------------------------------------------------------------------------
Isaías / Jeremias /
Ezequiel /
Ageu
--------------------------------------------------------------------------------
Oséias / X
/ Daniel
/ Zacarias
---------------------------------------------------------------------------------
Joel (?) / X
/
X /
Malaquias
---------------------------------------------------------------------------------
Amós /
X /
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Obadias / X
/
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Jonas /
X /
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Miquéias / X
/
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Naum /
X /
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Habacuque / X
/
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Sofonias / X / X / X
C. Quanto ao seu audiente.
Ao reino do sul (Judá) / Ao reino do norte (Israel) / Aos exilados
(Babilônia).
---------------------------------------------------------------------------------
Joel 825 a.C. / Oséias 790
a.C. / Ezequiel 592 a.C.
---------------------------------------------------------------------------------
Miquéias 750 a.C. / Jonas 765 a.C. / Daniel 537 a.C.
---------------------------------------------------------------------------------
Isaías 740
a.C. / X
/
X
Amós 760 a.C.
---------------------------------------------------------------------------------
Naum 663 a.C. /
X
/ X
---------------------------------------------------------------------------------
Jeremias 627 a.C. /
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Sofonias 625 a.C. /
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Habacuque 607 a.C. / X
/
X
---------------------------------------------------------------------------------
Obadias 586 a.C. /
X /
X
---------------------------------------------------------------------------------
Ageu 520 a.C. /
X
/ X
---------------------------------------------------------------------------------
Zacarias 520-518 a.C. / X
/
X
---------------------------------------------------------------------------------
Malaquias 430 a.C. / X / X
III. A MENSAGEM DOS PROFETAS.
A. Advertência de juízo.
1. A principio, os profetas exortam o povo a voltarem a Deus.
2. Mais tarde eles avisam o juízo inevitável.
B. Promessa de restauração.
1. Inclui quase todos os profetas.
2. Ensinava que Deus cumpriria a sua parte da aliança.
3. Confirmava que o julgamento de Deus sobre a nação de israel não implicava no fim da aliança.
QUESTIONÁRIO
1) O QUE SIGNIFICA O NOME "PENTATEUCO"?
2) DE QUE OUTRAS FORMAS O PENTATEUCO É CHAMADO NO ANTIGO TESTAMENTO?
3) O QUE O PENTATEUCO EXPLICA EM RELAÇÃO AO UNIVERSO?
4) QUANTO A IMPORTÂNCIA ÉTNICA, O QUE O PENTATEUCO DESCREVE?
5) QUAL SERIA UMA DAS INTENÇÕES DO PENTATEUCO?
6) DO QUE TEOLOGICAMENTE TRATA O PENTATEUCO?
7) QUAL A IMPORTÂNCIA PROFÉTICA DO PENTATEUCO?
8) COMO OS HEBREUS CHAMAVAM OS LIVROS HISTÓRICOS?
9) POR QUE OS LIVROS HISTÓRICOS SÃO CHAMADOS DE HISTÓRICOS?
10) QUAL A RELAÇÃO ENTRE A OBEDIÊNCIA E A DESOBEDIÊNCIA EM DEUTERONÔMIO?
11) EM QUE CONTEXTO COMEÇA OS LIVROS HISTÓRICOS E EM QUE CONTEXTO TERMINAM?
12) QUAL O NOME DA REGIÃO DA PALESTINA NOS TEMPOS BÍBLICOS?
13) CITE AS DIVISÕES HISTÓRICAS DOS LIVROS HISTÓRICOS DO A.T
14) QUAIS SÃO OS LIVROS POÉTICOS DA BÍBLIA?
15) QUAIS SÃO OS LIVROS DE SABEDORIA NO A.T?
16) ASSINALE A RESPOSTA CERTA COM X. QUAL SABEDORIA ERA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O POVO DE ISRAEL?
( ) SABEDORIA FILOSÓFICA ( ) SABEDORIA PRÁTICA
17) QUAIS PONTOS ERAM FRISADOS PELA SABEDORIA HEBRAICA?
18) QUAL A DIFERENÇA ENTRE HUMANISMO SECULAR E HUMANISMO DIVINO?
19) O QUE SIGNIFICA O TERMO PROFETA?
20) QUAIS AS FUNÇÕES DOS PROFETAS NO A.T?
21) CITE UMA CREDENCIAL DE UM PROFETA NO A.T
22) QUE FUNÇÃO SACERDOTAL UM PROFETA TAMBÉM DESEMPENHAVA NO A.T?
23) CITE TRÊS CARACTERÍSTICAS DA PREGAÇÃO DE UM PROFETA NO A.T
24) CITE TRÊS PROFETAS BÍBLICOS QUE NÃO ESCREVERAM NENHUM LIVRO DA BÍBLIA
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