terça-feira, 15 de dezembro de 2020

DÍZIMOS E OFERTAS NA BÍBLIA

 


DÍZIMOS E OFERTAS NA BÍBLIA

A importância da manutenção e os meios de obter as respostas divinas através da fidelidade.(lei da semeadura)

INTRODUÇÃO:

A infidelidade a Deus nos Dízimos tem impedido muitos crentes de viverem a vida abundante que a Palavra de Deus promete.

1 - A INSTITUIÇÃO DO DÍZIMO

O dízimo foi instituídos por Deus desde o princípio e para todos os tempos. Em Gen. 4:1-5; 14:20; 28:22, vemos que Deus havia inserido no coração humano o dízimo e as ofertas. Abel e Caim desejaram ofertar a Deus e o fizeram. Abraão entregou a Deus o dízimo de tudo. Jacó votou a Deus entregar-lhe o dízimo de tudo o que Deus lhe desse.

2 - O QUE SIGNIFICA DÍZIMO

* É 10% (dez por cento) ou 1/10 avos.

* Significa 10% (dez por cento). Quem ganha cem, entrega de dízimo dez e fica com noventa, etc... Devemos dizimar como recebemos; seja por semana, por quinzena ou por mês. Quem trabalha por conta própria, deve anotar tudo que gasta para o seu labor, tudo que recebe e dizimar do lucro que teve. Marido e mulher devem somar a renda dos dois, dividir, e dizimar a metade cada um. Devemos dar às crianças e aos jovens (enquanto não têm salário), ofertas para entregarem ao Senhor, para que aprendam e se forme neles o caráter bíblico.

* O dízimo deve ser tirado de toda a nossa renda. Deus entregou o Mundo aos Homens e exigiu apenas 10% (como que um imposto) de tudo o que produzissem. Assim, o dízimo pertence a Deus.

Não devemos usar em relação ao dízimo as expressões dar o dízimo ou pagar o dízimo mas sim entregar o dízimo, pois estamos entregando a parte que é de Deus, daquilo que Ele já nos deu.

3 - O DÍZIMO É BÍBLICO

No antigo testamento

1) Abraão dizimou - Gn 14:20 - Note que Abraão não viveu debaixo da Lei e sim da Graça - Gl 3:17.

2) Jacó dizimava - Gn 28: também viveu antes da lei !

3) Melquisedeque (Sacerdote) recebia dízimos - Hb 7:1-2 - antes da lei !

NO NOVO TESTAMENTO:

1) Em Jesus foi restaurado o tempo da graça (que existiu no tempo de Abraão) - e a graça não exclui o dizimar...

2) O Novo Testamento não anula, cancela ou revoga o V.T. apenas modifica ou adiciona... E não alterou a lei do dízimo !

3) Levi (=Mateus) recebia dízimos - de quem ? Sinal de que era prática apostólica Hb 7:9

4) Judas Iscariotes era Tesoureiro do colégio apostólico - para quê havia um Tesoureiro ? Certamente para recolher dízimos e ofertas !

5) Jesus ratificou a prática do dízimo:

"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus de modo nenhum entrareis no reino dos céus". - Mt 5:20

Exceder - significa fazer tudo de correto que eles faziam e muito mais.

"Ai de vós escribas e fariseus hipócritas, pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé. Deveis porém fazer estas coisas e não omitir aquelas". - Mt 23:23

Estas coisas - deveis fazer... ( praticar o juízo, a misericórdia e a fé ) e Não omitir aquelas = ( dar o dízimo )

7) "Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" - Lc 20:19-26

De César - era o imposto De Deus - o dízimo!

4 - QUAL O PROPÓSITO DE NOSSO DIZIMO ?

* O propósito de Deus em relação aos nossos dízimos e muito claro, como ele revela por meio de Malaquias cap.3 v 10 trazei todos os dízimos para casa do tesouro para que haja mantimento na minha casa.

* O plano de Deus era que houvesse suficiência divina na obra do senhor.

5 - ONDE ENTREGAR O DÍZIMO

* O membro da Igreja não deve dividir seu dízimo ou reduzir para ajudar em outra Igreja. Se fizer isto, estará administrando os recursos de Deus por conta própria, contrariando a Bíblia. A administração é feita por pessoas eleitas e aprovadas pela assembleia da Igreja, investidas dessa autoridade, que recebem orientação de Deus para esse ministério. Todo crente, seja batizado ou não, membro da Igreja ou não, deve ser fiel a Deus no dízimo.

* Em Atos 20:35 diz: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Portanto, entregue o seu dízimo e na Igreja de onde  você é membro, pretende ser ou está frequentando (Mal. 3:10). Porém se sentir desejo de ajudar alguma outra Igreja ou alguma pessoa em particular, deve fazê-lo, mas com recursos extras, sem diminuir o que costuma entregar em sua Igreja.

6 - DESCULPAS INFUNDADAS ( QUE DEUS JAMAIS ACEITARÁ ! )

1) NÃO ENTREGO O DÍZIMO MAS DOU OFERTAS

- Lv 27:30-32 O dízimo é santo ao Senhor - A lei não foi revogada ! Mal 3:8 diz que quem não dizima rouba a Deus - Uma oferta que é menor (não pelo valor !) não substitui uma dívida maior ! O dízimo é mais importante !

2) EU ADMINISTRO O MEU DÍZIMO...

- Errado ! Está escrito : Trareis à Casa do Tesouro - Deve ser entregue publicamente na Igreja onde se é membro ou participante;

3) NÃO DOU O DÍZIMO PORQUE GANHO POUCO

- Injustificável... Sendo o dízimo percentual, ele é proporcional... É cálculo justo, igual para todos (10%). - Jesus não olha apenas o que damos, mas o que nos sobra ! (caso da viúva pobre, ele percebeu que não lhe sobrou nada !)

4) NÃO DOU PORQUE NÃO SOBRA

- O Dízimo deve ser primícia para Deus. Deve ser o primeiro pagamento quando recebemos o nosso salário. Deve ser dado pela fé ! Deus está em primeiro lugar, e deve ocupar o primeiro lugar na sua vida, e também no seu orçamento.

5) NÃO CONCORDO COM A ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA

- Ao entregar o dízimo, o estamos entregando para Deus... - Os Administradores dos recursos de Deus, terão que prestar contas da sua administração...E você prestará contas do que não deu ! - concordando ou não, devemos entregar o dízimo na igreja onde somos membros ou participantes.

7 - FAÇA UMA PROVA COM DEUS

Dízimo e ofertas são o único assunto na Bíblia, em que Deus desafia o Homem a prová-lo (Mal. 3:10). Deus quer que cada um de nós faça de Cristo o Senhor de sua vida. Para que Deus aceite o que Lhe oferecemos, primeiro devemos nos dar a Ele por inteiro e depois à Igreja para servi-lo (2a Cor. 8:1-5 e v. 9).

Observe que a oferta de Abel foi aceita, mas antes o Senhor aceitou o próprio Abel. Caim não foi aceito. Consequentemente, sua oferta também não foi (Gen. 4:3-5).

8 - O DÍZIMO É UMA QUESTÃO ESPIRITUAL

* Deus é o dono do Mundo e dos que nele habitam (Sal. 24:1). Quando alguém crê em Jesus e não sente o desejo de ser fiel a Deus nos dízimos precisa de libertação (João 8:32 e v. 36; 15:3; Luc. 21:34-36). Em 1a Cor. 6:19-20 diz que nós não somos donos de nós mesmos, mas somos propriedade exclusiva de Deus. Nos Salmos (39:5-6; 90:10; 144:4) vemos que nossos dias são como a sombra, passam rapidamente e nós voamos.

9 - AS BÊNÇÃOS DA FIDELIDADE:

* Foi por isso que Deus disse:

"Trazei todos os dízimos e ofertas à casa do tesouro do Senhor, para que haja mantimento na minha casa... (Mal. 3:8-10).

É benção para nós que participarmos da obra de Deus com dízimos. Em Mal. 3:7-12 temos 7 promessas de bênçãos para os que são fiéis e muitíssimas mais em toda a Bíblia.

- 1a v.7, Eu me tornarei para vós.

- 2a v.10, abrirei sobre vós as janelas do Céu.

- 3a v.10, derramarei benção sem medida.

- 4a v.11, repreenderei o devorador.

- 5a v.11, a videira vos não será estéril.

- 6a v.12, sereis felizes.

- 7a v.12, sereis terra deleitosa.

Obs. * Os dízimos e as ofertas são utilizados na manutenção da obra de Deus, para pagar a preparação e o salário dos pastores e missionários (1a Cor. 9:13-14), construir ou reformar os templos, adquirir móveis e utensílios para a Igreja, despesas gerais de seu funcionamento, ajuda a irmãos muito pobres, etc...

Obs. Os pastores também entregam a Deus o dízimo do que recebem (Números 18:26-28). A fidelidade é como um atestado de que a vida espiritual está bem. Todas estas coisas e muitas outras só podem ser realizadas se houver pessoas fiéis nos dízimos e ofertas.

* Há servos de Deus fiéis que gastam no supérfluo, esbanjam e desperdiçam sem medida e vivem em dificuldade. A Bíblia é contra este tipo de conduta. Peçamos a Deus sabedoria para administrar bem o que ganhamos e então teremos fartura de tudo.

SETE ORIENTAÇÕES EM RELAÇÃO A OFERTA

INTRODUÇÃO:

A infidelidade a Deus nas Ofertas tem impedido muitos crentes de viverem a vida abundante que a Palavra de Deus promete.

1 - CONTRIBUA VOLUNTARIAMENTE

"Diga aos israelitas que ME traga uma oferta. receba-a de todo aquele cujo CORAÇÃO se mover a dar voluntariamente" êxodo cap. 25 v 02 ver comentários de Hebreus cap. 10 v

CONTRIBUA SEM RECLAMAR E COM ALEGRIA

"Cada um de conforme determinou em seu CORAÇÃO, não com pesar nem por obrigação, pois Deus ama quem da com alegria". 2 Coríntios cap. 9 v

CONTRIBUA MESMO COM SACRIFÍCIO

"Agora, irmãos, queremos que VOCÊS tomem conhecimento da graça que Deus concedeu as igrejas da Macedônia.no meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e ate além do que podiam por iniciativa PRÓPRIA eles nos suplicaram insistentemente o privilegio de participar da assistência aos santos".2-Corintios cap. 8 v 1-4

"Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou; afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa. Ofertas mais do que todos os outros. todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver". Marcos cap.12 v

CONTRIBUA COM PUREZA DE PROPÓSITO

"E o povo se alegrou do que deram voluntariamente, porque, com CORAÇÃO perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e TAMBÉM o rei Davi se alegrou com grande alegria". 1 Crônicas cap. 29 v 9

"Ainda que eu de aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso ME valera"1-Corintios cap. 13 v

CONTRIBUA COM SIMPLICIDADE

"Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade: o que preside com cuidado: o que exercita misericórdia, com alegria".

6 - CONTRIBUA SEM BUSCAR RECONHECIMENTO

"Tenham o cuidado de não praticar suas obras de justiça diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, VOCÊS não terão nenhuma recompensa do pai celestial. portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros.eu lhes garanto que eles já receberam a sua plena recompensa mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que esta fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo, e seu pai que vê o que e feito em segredo o recompensará" Mateus cap. 6 v

CONTRIBUA NA EXPECTATIVA DE QUE DEUS SUPRIRÁ TODAS AS SUAS NECESSIDADES

"Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; e os seus celeiros ficaram plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho" Provérbios cap. 3 v 9-10

"Deem e se LHE a dado: uma boa medida, recalcada, sacudida e transbordante será dado a VOCES pois a medida que usarem TAMBÉM SERÁ usada para medir VOCÊS Lucas cap. 6 v 38

"O meu Deus, segundo as riquezas, suprira todas as vossas necessidades em Cristo Jesus" Fp cap. 4 v 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

MISSIOLOGIA / INTRODUÇÃO

MISSIOLOGIA / INTRODUÇÃO A Missiologia estuda a teologia da missão baseada nos fundamentos bíblicos, abordando elementos de espiritual...

Postagens mais visitadas