domingo, 6 de dezembro de 2020

INTRODUÇÃO A MISSIOLOGIA / MISSÃO DIVINA - MISSÕES NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO


INTRODUÇÃO

A visão panorâmica atual é de um mundo que vive sem Deus, sem paz e sem salvação, a espera da esperança libertadora e salvadora do Evangelho de Cristo Jesus. Não podemos nos conformar, nem encarar tal fato de maneira natural, este fato é inquietante, para os que amam a Cristo Jesus e querem ver cumprido o escrito em Ap 7.9 “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão a qual ninguém podia contar, de todas as nações e tribos, e povos, e línguas que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mãos”.

MISSÃO DIVINA

Enviado Em Cumprimento À Promessa Divina

Após a queda do homem Deus toma a iniciativa de ajudar o homem. Tendo infringido a ordem divina que proibia o homem de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Apesar da gravidade desse ato de desobediência, Deus se inclinou por ajudá-lo, prometendo um Redentor vindouro (Gn 3.15).

A humanização de Jesus se constitui num grande milagre na Bíblia, Jesus, o verdadeiro e eterno Deus (1 Jo 5.20). “Aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Fp 2.7). Era o verbo eterno assumindo carne humana (Jo 1.14; 1 Tm 3.16). Este milagre foi possível devido à ação soberana do Espírito Santo no ventre de Maria (Lc 3.15).

“Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei” (Gl 4.4,5)

A vitória de Cristo sobre o Diabo na cruz do calvário, erroneamente ensinada como derrota de Deus, foi o momento que Deus despojou Satanás (Cl 2.15) “maniatando assim o valente”(Mt 12.29). “Visto que os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é o diabo, e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão” (Hb 2.14,15).

A Obra Do Calvário É De Alcance Universal

Não obstante “o mundo está no maligno” (1 Jo 5.19). Apesar da inconteste manifestação do diabo no mundo, a Bíblia registra, de forma inequívoca, o interesse do Espírito Santo em aplicar a obra de Jesus realizada no Gólgota, como remédio divino para os males espirituais dos homens em todas as nações. Na cruz do Calvário, Deus estava reconciliando o mundo consigo mesmo (2 Co 5.19).

Apesar da salvação ganha por Jesus ser de alcance universal, a maior parte do mundo, ainda não conhece o benefício do qual tem direito de gozar. Lembremo-nos de que a mesma Bíblia que diz que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29), também diz: “IDE por todo o MUNDO, pregai o evangelho a toda a criatura”(Mc 16.15).

A ORDEM MISSIONÁRIA DE JESUS

A Quem Foi Dada A Ordem Missionária?

A Grande Comissão de Jesus não foi dada aos líderes religiosos de Israel, tampouco aos membros do Sinédrio de Jerusalém, etc. A ordem missionária foi dada aos discípulos. No momento da ascensão de Jesus, os discípulos com Ele reunidos, representavam a Igreja na sua vocação e missão no mundo.

A ordem missionária foi dada a Igreja hodierna. A Igreja de hoje está ligada à Igreja primitiva, não apenas por suas raízes históricas. Esta se identifica com aquela na responsabilidade de evangelizar os povos em todas as nações. Por isto, os seus membros devem ser treinados para serem testemunhas de Jesus até aos confins da terra (At 1.8).

Obediência Inquestionável

A primeira palavra da ordem missionária de Jesus é “ide”. Esta palavra é um verbo no modo imperativo, exigindo uma ação decisiva. Apesar disto, muitas vezes o trabalho de evangelização não vai além de projetos e de planejamento. Ainda se repete em nossos dias aquilo que Débora, no seu cântico sobre os reis de Canaã, falou sobre a tribo de Rubem. Ela disse: “Nas correntes de Rubem foram grandes as resoluções do coração... Porque ficaste tu entre os currais?... Nas divisões de Rubem tiveram grandes esquadrinhações do coração” (Jz 5.15,16). Rubem não fez como a tribo de Zebulom, que “expôs a sua vida à morte” (Jz 5.18). Ela ficou no meio dos currais com grandes planos e projetos. Jesus não convidou os discípulos para somente fazerem planos e projetos. Ele os mandou ir ao campo, que é o mundo.

“Ensinando As Nações”

A palavra “ensinando” vem da palavra grega “matheteuo” o que significa “fazer discípulos”. Neste sentido ele só aparece, aqui e em Atos 14.21. Jesus disse, conforme Marcos 16.15 – “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho”.

É pelo poder do evangelho que os homens são transformados em discípulos de Jesus (Rm 1.16). A Palavra da cruz tem poder (1 Co 1.23,24; 2.1-4).

“Batizando-As Em Nome Do Pai, E Do Filho E Do Espírito Santo”

Como se vê, o batismo em água fazia parte da ordem missionária de Jesus. Os salvos devem, pelo batismo, unir-se à Igreja. Os apóstolos praticavam esta ordem. Deste modo “foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” (At 2.41-47).

“Ensinando-As A Guardar Todas As Coisas Que Eu Vos Tenho Mandado”

A palavra “ensinando” aqui usada vem da palavra grega “didasko” e significa dar instrução. Ensinar aos crentes é uma ordem de Jesus. Isto nos mostra a grande importância do ensino (Ef 4.11), mas todos os que evangelizam devem dar também a sua cooperação neste sentido, como o fez o casal Áquila e Priscila (At 18.26).

Estes Sinais Seguirão Aos Que Crerem

O evangelista Marcos na Ordem Missionária, (Mc 16.15-18), se refere aos maravilhosos sinais que acompanhariam o batismo com o Espírito Santo, e acerca do qual Jesus havia orientado os seus discípulos a buscarem (Lc 24:49; At 1.4,5,6). Podemos então, observar que estes sinais realmente acompanharam a evangelização levada a efeito pelos apóstolos. Vede At 3.7-16; 5.12-16; 9.32-35,37-42 etc.

Estes sinais não se restringiam àqueles tempos, pois estão em vigor hoje também (At 2.39). Jesus disse: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” (Jo 20.21). Portanto, é desta maneira que Jesus, deseja enviar a cada um de nós para a sua seara. Isto é, ele quer que os sinais sigam o nosso trabalho na evangelização (Mc 16.20).

Missão abrange três estágios:

Visto que o significado da palavra missões é enviar, mandar, remeter, o enviado vai com a finalidade de anunciar Cristo e o plano de Deus para a salvação de todos os homens. Sendo assim missões abrange três estágios bem definidos que são :

A. Missão local: Abrange a comunidade local e circo-vizinhanças. Ex: bairros e cidades vizinhas.

B. Missão nacional: Abrange todos os limites da nação de origem do missionário (a).

C. Missão transcultural: Abrange até os confins da terra.

ABRANGÊNCIA DA ORDEM MISSIONÁRIA

Até Aos Confins Da Terra

Jesus disse: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc16.15). Conforme Lucas, Ele também disse que eles pregassem a todas as nações, começando por Jerusalém (Lc 24.47; At 1.8). Para Deus o mais importante é que todos os homens venham ao conhecimento da verdade (1 Tm 2.4), estejam eles perto ou longe. Se cada crente hoje obedecesse à ordem missionária de Jesus, e se cada Igreja estivesse disposta a ouvir Deus falar e a obedecer-lhe (Mt 13.1-4), enviando aqueles que Deus chamou para anunciar a sua Palavra, então o mundo inteiro receberia a Palavra salvadora.

A Nossa Própria Comunidade

De acordo com Atos 1.8 a obediência à ordem missionária de testemunhar de Jesus, deveria começar em Jerusalém, neste caso, onde estava a Igreja local. Isto não quer dizer que os membros da Igreja local só devam começar a pregar o evangelho noutras paragens quando já tiverem saturado a sua cidade da mensagem do evangelho. Pelo contrário, diz que a Igreja deve ter uma visão global da necessidade de toda a humanidade, pois segundo palavras de Jesus, “o campo é o mundo” (Mt 13.38). Deste modo, o mundo, nosso campo de atividades evangelísticas, começa onde habitamos.

Conceituação De Evangelização E Missão

Estas duas expressões são muito usadas entre nós e muitos gostariam de saber se existe alguma diferença entre elas quanto ao significado. Vejamos.

Ambas as expressões têm, conforme o Novo Dicionário da Língua Portuguesa (Aurélio), uma só significação;

É uso generalizado nas nossas Igrejas falar de evangelização quando a pregação da Palavra é feita dentro das fronteiras do país, e falar de missão quando é feita fora delas. Desta maneira, evangelização não é mais importante que missão e vice-versa. Se alguém pensa que missão é algo superior à evangelização deve corrigir a sua ideia.

A Duração Da Ordem Missionária

Quando Jesus deu a ordem missionária Ele terminou dizendo: Eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos (Mt 28.20). Portanto a ordem missionária continuaria até à consumação dos séculos. Por isso a ordem missionária tem hoje a mesma atualidade e vigência como no dia em que Jesus subiu ao céu.

Jesus deu a ordem missionária para que todos os homens conheçam o seu convite à salvação (1Tm 2.4). Fica portanto bem claro que enquanto existirem pessoas ou nações que ainda não ouviram o evangelho da graça, esta ordem continua a ter vital importância. A Bíblia diz: “Uma geração vai, e outra geração vem” (Ec 1.4). Está assim bem claro que ainda que a geração que foi tenha sido evangelizada, a outra geração que vem também precisará do evangelho.

A Ordem Missionária Deve Ser Obedecida

A palavra de Deus nos ensina que devemos estar “sujeitos às potestades” (Rm 13.1), e isto “pela consciência” (Rm 13.5). Se é necessário obedecer a ordens dadas pelas autoridades humanas, quanto mais necessário não é a obediência a uma ordem dada pelo Salvador de todo o mundo que é o Senhor dos senhores e Rei dos reis? (1 Tm 6.15).

A não obediência a esta ordem significa que os homens que não foram alcançados pelo evangelho, por causa da nossa desobediência, estão indo para as trevas, sem saber que Jesus está esperando por eles, para lhes perdoar todos os seus pecados.

A Bíblia fala do crente como um atalaia e diz: “Não o avisando tu, não falando para avisar ao ímpio acerca do seu caminho ímpio para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue de tua mão o requererei (Ez 3.18). Vemos assim que é importante obedecer.

Jesus conta também com a SUA cooperação na evangelização. Assim como o pai, conforme a parábola, disse ao seu filho: “Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha!” (Mt 21.28), assim também Jesus te convida para uma voluntária cooperação no maior empreendimento do universo – levar a mensagem do perdão a todos !

Cronologia Histórica das Igrejas Evangélicas no Brasil.

Veremos agora, um panorama histórico simples das principais Igrejas no Brasil, somente para percebermos o que é o fruto de missões estrangeiras e a dívida que temos com as nações que outrora investiram em missões, em nossa pátria.

1855 - Roberto Kalley - médico escocês, chega ao Brasil e funda no Rio de Janeiro a Igreja Evangélica Fluminense, segundo a ordem Congregacional. Roberto Kalley é o exemplo do missionário "fabricante de tendas".

1859 - A. G. Simonton - chega ao Rio de Janeiro e inicia a Igreja Presbiteriana no Brasil.

1881 - W. B. Bagby - chega em terra brasileira e inicia o trabalho Batista.

1876 - J. S. Newmam e Jonh J. Ranson - conseguiram estabelecer a Igreja Metodista em nossa nação depois de muitas tentativas frustradas.

1911 - Funda-se a maior Igreja Pentecostal de todos os tempos, Assembléia de Deus, pelos missionários Daniel Berg e Gunnan Vigren. Hoje a referida Igreja, já passa de 16 milhões de membros, isso só no Brasil.

1946 - Harold Edwin - chega ao Brasil, funda a Igreja do Evangelho Quadrangular.

Poderíamos citar muitas outras Igrejas aqui, porém foi dada prioridade às Igrejas que foram fundadas através de missionários estrangeiros. Igrejas como: O Brasil para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é amor, Igreja Internacional da Graça de Deus, etc. Foram Igrejas fundadas por missionários nacionais que, inegavelmente, foram chamados para desenvolver o seu trabalho, movidos por uma visão de missões nacionais e, posteriormente transculturais. Já temos notícia do que essas Igrejas estão fazendo além das fronteiras.

O nosso objetivo é conscientizar todos os cristãos brasileiros da dívida que temos com missão transcultural. Por exemplo, se A. G. Simonton, não fosse enviado para o Brasil, existiriam os presbiterianos em terras brasileiras? E se Daniel Berg e seu companheiro Gunnan Vigren não fossem enviados a nossa nação, existiria, hoje, este movimento pentecostal no Brasil, chamado Assembléia de Deus? E assim vale também aos demais missionários enviados de lá para cá, e fincaram aqui no Brasil, a bandeira do evangelho de Cristo e representaram suas respectivas Igrejas. Fica isso para nossa reflexão.

O que Eles Disseram Sobre Missões.

Willam Carey - "Eu vou descer, mas vocês não se esqueçam de que devem segurar bem as cordas".

Adoniran Judson - "Muitos crentes consagrados jamais atingirão os campos missionários com seus próprios pés, mas poderão alcançá-los com os joelhos".

Dick Hills - "Cada coração com Cristo é um missionário, e cada coração sem Cristo, é um campo missionário".

Willam Carey - "Na mente Divina não há distinção entre missões estrangeiras ou missões nacionais. Onde houver uma alma perdida, ai está um campo missionário".

Conde Zinderdorf - "A região do mundo que mais precisa do evangelho passa a ser, doravante, o meu país".

Johannes Blaun - "Enquanto houver neste mundo homens em trevas, sem Deus e sem misericórdia, há de prevalecer a tarefa missionária da Igreja Cristã".

Osvald Smith - Oramos sempre; "Venha o teu Reino". Mas nunca dizemos: "Envia-me a mim".

Hendrick Kraemer - ”O momento do nascimento da Igreja, no pentecostes, foi também o instante em que tarefa missionária nasceu. A descida do Espírito Santo fez dois discípulos apóstolos, isto é missionários".

Adams Brown – “O único, entre os doze apóstolos que não se tornou missionário, veio a ser o traidor".

Walter Knkght - "Quando Jesus disse: "Vinde", Ele vem nos encontrar. Quando Ele diz: "Ide", Ele vai conosco".

Here - "O melhor remédio para uma Igreja enferma, é colocá-la em uma dieta missionária".

Hudson Taylor - "Se Deus o deseja trabalhando nos campos missionários, nem seu dinheiro, nem suas orações, jamais poderão ser substitutos aceitáveis".

MISSÕES NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO

Missões no Antigo Testamento.

Já aprendemos no primeiro capítulo desta apostila que o Deus vivo, é um Deus missionário. E o maior exemplo de missões no Antigo Testamento, começa com o chamado de Abrão, cerca de quatro mil anos atrás.

Em Gn 12, começa a grande promessa feita a Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12. 1-4). A promessa de Deus, feita a Abraão se divide em três aspectos principais:

- A promessa de uma terra.

- A promessa de uma benção.

- A promessa de uma posteridade.

Após Ló ter se separado de Abraão, Deus disse a esse: "Ergue os olhos e olha desde onde estás para norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente, porque toda essa terra que vês, Eu darei a ti, e a tua descendência, para sempre" (Gn. 13. 14 - 15), ali foi confirmada a promessa de uma terra a Abraão e sua descendência.

Em Gn 12. 1 - 4, aparecem cinco vezes as palavras: bênçãos e abençoar. A bênção que Deus prometeu a Abraão transbordaria sobre toda humanidade.

Um pouco mais tarde, Deus confirma a Abraão a promessa de sua posteridade, simbolizada como o pó da terra e como as estrelas do céu de tão inumerável que seria.

Deus cumpriu esta promessa, porque o pó da terra simbolizava a descendência natural de Abraão, os filhos de Israel, que nasceram através de seu neto Jacó (Gn. 32. 12).

As estrelas do céu simbolizavam a descendência espiritual, que são todos os que aceitam a Jesus Cristo, que é descendente de Abraão na carne (Gl. 3. 29), portanto a promessa de Deus feita a Abraão, dizendo : "Em ti serão bendita todas as famílias da terra" (Gn. 12. 3), se cumpre perfeitamente porque o Novo Testamento inicia-se dizendo :”Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão" (Mt. 1. 1). Todas as famílias da terra que aceitam Jesus se tornam também filhos de Abraão e herdeiros da mesma promessa dada a ele (Gl. 3:7-29 / Rm. 4. 16 - 17).

Jesus Cristo é esta promessa missionária, feita por Deus no Antigo Testamento, ao afirmar : "Digo-vos que muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos céus” (Mt. 8. 11-12).

O chamado missionário de Israel.

Muitos acham que a visão missionária não soa tanto no Antigo Testamento. Isso se dá pelo fato de muitos não compreenderem que Deus estava preparando a nação de Israel como luz do mundo em meio aquele mundo pagão. Notemos isso em Êx 19. 4 - 6 / Sl 67 e, principalmente em Gn 12. 1 - 3. Depois disso percebemos a história de Jonas, que foi enviado por Deus à cidade de Nínive, como autêntico missionário judeu, para pregar aos ninivitas. Ainda vemos a história de Isaías (Is. 6. 8), de Jeremias (Jr. 1. 5) e outros profetas.

O plano missionário de Deus para Israel, se dividia em três pontos:

- Proclamar seu plano de abençoar as nações (Gn. 12.1 - 3).

- Participar do seu sacerdócio como agente dessa bênção (Ex. 19. 4 - 6).

- Provar seu propósito de abençoar todas as Nações (Sl. 67).

O primeiro ponto mostrado acima contradiz as pessoas que defendem a teoria de que, no Antigo Testamento, a visão Missionária era extremamente nacionalista, pelo fato de Deus tratar de forma peculiar a nação de Israel.

Se observarmos a Bíblia, descobriremos que em seu primeiro capítulo, antes mesmo do homem pecar, a palavra dada a Adão e Eva foi esta: "E Deus os abençoou e lhes disse : Sede fecundo, multiplicai-vos". Após o pecado essa benção foi quebrada pela maldição (veja o contraste entre Gn 1. 28 e Gn 3. 17), mas em Gn. 12. 3, com a chamada Abraão, Deus promete abençoar novamente todas as famílias da terra, através da descendência de Abraão (Israel): "Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”.

O segundo ponto mostra o plano de Deus de usar Israel como intercessor das demais nações diante de Deus.

O terceiro ponto é o significado do Sl 67, aplicado a todos os povos, por intermédio do que Deus havia dado a Israel, mostrado através dos sinais e das maravilhas. Isso é percebido, principalmente, quando Deus abriu o Mar Vermelho e o rio Jordão, estes fatos, fizeram com que todas as demais nações temessem ao Deus de Israel, fato que é comprovado pelo testemunho de Raabe:

"...porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Seor e a Ogue que estavam além do Jordão, os quais destruístes. Ouvindo isso, desmaiou o nosso coração e em ninguém há mais ânimo algum, por causa da vossa presença, porque o Senhor vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo da terra".

Atividades de Apoio:

Faça uma redação sobre um personagem do Antigo Testamento, que tenha exercido missões.

Na pesquisa deve ter :

Tempo em que ele viveu.

De quem ele foi contemporâneo.

E porque, você o considera como um missionário.

Missões no Novo Testamento.

Já aprendemos que o Antigo Testamento é uma base indispensável e insubstituível na tarefa missionária da Igreja, entre as nações e povos deste mundo. O Deus que no Antigo Testamento se identifica como o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, e que revela a Moisés o seu nome pessoal Yahweh, é o Deus de todo o mundo. No Novo Testamento, nos é apresentado Jesus, o Salvador do mundo. Do inicio ao fim, o Novo Testamento é um livro de Missões.

Os Evangelhos anunciam a chegada definitiva do reino dos céus, o livro de Atos dos Apóstolos anuncia a propagação deste reino e as Epístolas são instrumentos reais e autênticos do trabalho missionário dos apóstolos às Igrejas recém-inauguradas. Com base na própria pregação de Jesus pode-se afirmar que a obra missionária da Igreja, por todo o mundo, é a exata razão do intervalo entre a ascensão de Jesus e seu retorno como o Filho do Homem.

O mandado missionário do Evangelho de Mateus é a grande Comissão (Mt. 28. 19 - 20). O de Marcos é uma ordem imperativa: "Ide" (Mc. 16. 15). O de João é de que, se alguém não nascer de novo, não poderá ver o reino do céu (Jo. 3. 3).

A Grande Comissão.

Em Mt. 28. 19 - 20, temos o registro da grande comissão dada por Jesus aos seus discípulos.

Dentre os vários aspectos dados por Jesus a essa Grande Comissão, queremos destacar dois pontos principais: 

Primeiro - Uma Ordem. 

Segundo - Uma promessa.

Uma ordem. "Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações” Este “Ide”, ordenado por Jesus é uma confirmação de Mc 16. 15, “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Isso é uma ordem imperativa. Jesus, após ressuscitar disse: “É me dado todo o poder no Céu e na Terra” (Mt. 28. 18). Nesse momento, Ele, como General vitorioso, não pediu aos seus discípulos para evangelizar, Ele deu uma ordem expressa: “IDE”.

Uma Promessa: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt. 28. 20). Ao mesmo tempo em que Jesus nos deu uma ordem, Ele nos consolou, dizendo que estaria conosco na execução de sua grande comissão. Não estamos sozinhos nesta missão, por isso devemos realizar o mais rápido possível o que o Senhor nos confiou, pois Ele está conosco em qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dia que sairmos para fazer a sua obra, cumprindo a suprema tarefa da Igreja, que é a evangelização do mundo.

A Igreja Primitiva Cumpriu a Grande Comissão?

No livro de Atos dos Apóstolos, encontramos a resposta para a pergunta feita acima. Milhões de cristãos julgam que o livro de Atos dos Apóstolos e o de Lucas registram a obediência dos doze Apóstolos à grande comissão. Mas, na verdade relatam a relutância dos mesmos em obedecê-la. Sabemos que os judeus sempre foram exclusivistas e este foi o grande obstáculo para a realização da grande comissão. Parece-nos que os doze apóstolos não entenderam a missão outorgada por Jesus a eles. Percebemos isso quando Cornélio mandou mensageiros buscarem a Pedro. Se não fosse a advertência que o Senhor havia feito a Pedro, através da visão do lençol (Leia At. 10. 9 - 16), ele não teria aceitado ir anunciar o evangelho, pela primeira vez, aos gentios.

O próprio Espírito de Deus advertiu a Pedro, dizendo: “Levanta-te, pois e desce e vai com eles, nada duvidando, porque eu os enviei” (At. 10. 20).

Quando chegou ao conhecimento dos apóstolos, em Jerusalém, e dos crentes, na Judéia, que Pedro havia pregado aos gentios, começaram a criticá-lo por sua atitude. Agora pergunto: será que eles já haviam esquecido que Jesus disse: "Ide até os confins da terra"? Na verdade queriam que o evangelho ficasse restrito somente aos judeus. Vejamos o que diz Gl 3. 26 -28: "Portanto os judeus e os gentios são unidos por Deus pelo sacrifício da morte de Cristo na cruz do calvário".

O Primeiro Concílio Missionário, em Jerusalém.

Nós aprendemos pela história do Cristianismo que, a princípio, os apóstolos achavam que esse seria apenas uma continuação do Judaísmo, só que de uma forma mais ampliada. Mas não foi isso que o Senhor Jesus passou para eles. Quando a notícia de que Pedro havia pregado para a casa de Cornélio chegou em Jerusalém, os apóstolos se reuniram para dar o seguinte parecer: "Ou o cristianismo ficaria restrito à região da Palestina, ou avançaria por ela até os confins da Terra". Após haver grande debate entre os apóstolos, Pedro tomou a palavra, fazendo uma exposição do que Deus havia feito por intermédio dele aos gentios, na casa de Cornélio, e como Deus o havia escolhido para levar o evangelho aos gentios.

Depois da exposição feita pelo apóstolo Pedro, a multidão silenciou para ouvir a exposição feita por Barnabé e Paulo, acerca do que Deus fizera por intermédio deles, na primeira viagem missionária. Ao terminarem, Tiago, que presidia a reunião, tomou a palavra e fez uma exposição, mostrando referências bíblicas em que os profetas prediziam que o nome de Jesus seria invocado entre os gentios. Com isso, o Concilio de Jerusalém, por volta do ano 50 d.C., registrado em At 15, deu seu parecer favorável à expansão do cristianismo entre os gentios e até os confins da terra.

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