domingo, 23 de agosto de 2020

HERESIOLOGIA - A Importância da Teologia na Apologética - Seitas e Heresias - Uma breve análise


Já há algum tempo, o renomado apologista Jan Karel Van Baalen, em sua importante obra, O caos das seitas, nos alertou acerca de um problema que a igreja evangélica no mundo vem enfrentando. Notadamente, Van Baalen ressalta o desconhecimento das doutrinas bíblicas fundamentais por parte dos cristãos em contraposição ao empenho incansável dos adeptos das seitas no estudo metódico de suas doutrinas e também das doutrinas daqueles a quem pretendem convencer. Todo aquele que já teve a experiência de dialogar com um sectário pôde perceber que ele domina os fundamentos de sua crença, e também a doutrina dos divergentes. Raramente esse quadro é pintado de outra forma.

Confirmando os apontamentos de Van Baalen, verificamos que muitos membros de nossas igrejas se esquivam da abordagem aos adeptos de seitas pela admitida incompetência de dialogar com eles, a fim de ganhá-los para Cristo. Paulo, entretanto, observou a importância do estudo bíblico quando recomendou:

“Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”(Tt 1.9; grifo do autor).

A expressão “a fiel palavra, que é conforme a doutrina” pode ser interpretada como um fruto gerado pelo conhecimento teológico. E a expressão “convencer os contradizentes”, pode ser interpretada como um ato de evangelizar pessoas que professam uma fé distinta do genuíno cristianismo.

Será que somos hábeis em conduzir um sectário a Jesus por meio da Bíblia? Qual é a importância da teologia na apologética? Vejamos:

A relação entre a teologia e a apologética

A apologética cristã é uma disciplina da teologia cuja finalidade é defender os princípios bíblicos por ela (teologia) expressos. Assim, a apologética visa combater os desvios doutrinários identificados nas diversas disciplinas teológicas, especialmente nas doutrinas essenciais, como a natureza divina (Pai, Filho e Espírito Santo) e a encarnação, morte e ressurreição de Cristo, entre outras.

Observando esta relação, podemos concluir que a apologética atua em função da teologia. É porque os princípios doutrinários existem e são distorcidos que a apologética é necessária. Logo, todos os elementos da apologética dependem e convergem para a teologia. Com isso em mente, entendemos que a apologética será conduzida de acordo com a teologia que quer defender. Portanto, se alguém possuir algumas doutrinas distorcidas como base, sua apologética seguirá a mesma tendência. Diante destes pressupostos, vejamos algumas categorias da apologética e como essas categorias se relacionam com as doutrinas teológicas:

Apologética clássica

Este tipo de abordagem trabalha com o principal pressuposto teológico, isto é, a existência de Deus. É essa linha apologética que vai explorar os argumentos comprobatórios da existência divina. Os principais argumentos são:

a.) Cosmológico: uma vez que cada coisa existente no Universo, deve ter uma causa, deve haver um Deus, que é a última causa de tudo.

b.) Teológico: existe um objetivo, um propósito para a criação do Universo e do ser humano.

c.) Ontológico: Deus é maior do que todos os seres concebidos porque existe na mente do homem um conhecimento básico da existência de Deus.

Os teólogos que se destacaram como apologistas clássicos foram: Agostinho, Anselmo de Cantuária e Tomás de Aquino.

Apologética evidente

Como já podemos inferir do próprio nome, esta linha apologética procura defender as doutrinas teológicas ressaltando as evidências que as envolvem, tais como: a infalibilidade da Bíblia, a veracidade da divindade de Cristo e sua ressurreição, entre outras. Um teólogo que representa bem esta classe de apologistas em nossos dias é Josh McDowell, autor do livro (um best seller) Evidências que exigem um veredicto.

Apologética histórica

Esta classe de apologética enfatiza as evidências históricas. Seus representantes acreditam que a existência de Deus pode ser provada com base apenas na evidência histórica, porém, isso não significa que não lancem mão de outros artifícios. Geralmente, o fundamento deste tipo de abordagem são os documentos do Novo Testamento e a confiabilidade de suas testemunhas.

Podemos encontrar teólogos expoentes da apologética histórica nos primórdios da igreja, como Justino Mártir e Tertuliano.

Apologética experimental

Este tipo de apologética, geralmente, é apresentada por fiéis que arrogam para si experiências religiosas pessoais e, às vezes, exclusivas. Assim, alguns apologistas rejeitam este tipo de abordagem por seu caráter excessivamente místico e alegam que tais experiências são comprobatórias apenas para os que nelas crêem ou delas compartilham. Em suma, a apologética experimental se apóia na experiência cristã como evidência do cristianismo e está relacionada à teologia do leigo; ou seja, à teologia que não é acadêmica, mas popular.

Um ponto negativo desta abordagem é que ela se apresenta de forma um tanto quanto subjetiva. Ou seja, é difícil de sentenciá-la como verdade ou fraude. O seu ponto positivo, porém, é que a nossa crença precisa, de fato, ser vivida, experimentada, do contrário não passará de teoria.

Apologética pressuposicional

Esta abordagem é chamada assim porque parte de uma pressuposição para construir sua defesa. O “pressuposicionalismo” pode ser assim classificado:

a.) Revelacional: todo o entendimento da verdade parte da pressuposição da revelação de Deus e da legitimidade da Bíblia em expor esta revelação.

b.) Racional: a pressuposição básica gira em torno da coerência do argumento. Se o cristianismo arroga para si a posição de única verdade, então isso implica em dizer e provar que todos os demais sistemas são falsos.

c.) Prático: a pressuposição aqui é a de que somente as verdades cristãs podem ser vividas.

Os teólogos que se destacaram como apologistas “pressuposicionalistas” foram: Cornelius Van Till e John Carnell.

A teologia como um baluarte contra o erro

Como podemos confirmar, independente do tipo de apologética que esteja sendo exercido, o fato é que todas se relacionam com os fundamentos da teologia.

Sabemos que a grande ocorrência da apostasia em nosso meio envolve seitas pseudocristãs, ou seja, aquelas que mais se assemelham com o cristianismo. Isto se deve ao emprego distorcido dos fundamentos teológicos facilmente aceitos entre os crentes incautos. É como se fosse um disfarce do cristianismo, uma maquiagem para a verdade cristã.

Quando um crente encontra-se desabilitado para defender sua fé, ele fatalmente está propenso ao engano. Disse Charles Hodge: “Que ninguém creia que o erro doutrinário seja um mal de pouca importância. Nenhum caminho para a perdição jamais se encheu de tanta gente como o da falsa doutrina”. A tragédia espiritual de inúmeros crentes é que eles não atentam para isso!

O apologista Walter Martin também alertou que é conhecendo a verdadeira nota que conseguimos identificar a falsa. É possível ser um teólogo e não ser apologista, embora isso não seja plausível. Entretanto, é impossível ser um apologista sem ser um teólogo! O conhecimento das doutrinas fundamentais da Bíblia é o maior baluarte contra o erro. Todo o engodo está na deturpação das Escrituras, na distorção da doutrina. Uma teologia voltada para a apologia certamente evitaria os modismos que têm causado escândalo entre os evangélicos em nosso país. Vejamos o que o apóstolo Paulo orientou a Timóteo:

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1Tm 4.16; grifo do autor).

A Tito, ele declarou:

“Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade” (Tt 2.7; grifo do autor).

O nosso desejo e oração é para que, assim como Paulo, os líderes de nossas igrejas também se dediquem em orientar e conscientizar seus colaboradores sobre a importância da teologia na defesa da fé de seus membros. Somente assim, e com o auxílio do Espírito Santo, conseguiremos manter singelas as verdades eternas da Palavra de Deus.

Seitas e Heresias - Uma breve análise

Um breve apanhado histórico  

Todos os homens possuem uma religião. Tal fato sempre intrigou os exploradores. Tribos remotas e lugares distantes tinham seus:

1) Objetos sagrados;

2) Locais e construções sagrados;

3) Rituais mágicos e sagrados;

4) Seres supremos: deuses, forças da natureza;

5) Homens sagrados: xamãs, sacerdotes, sacerdotisas;

6) Conjuntos de oráculos, mitos, lendas, revelações.

É notável entre todas as religiões mais antigas, encontradas em sociedades mais remotas, alguns traços comuns como:

1) A atribuição a Deus da paternidade da vida ancestral;

2) Sua habitação num lugar além dos demais mortais, de preferência no Céu;

3) Onisciência, onipresença e onipotência, ainda que em níveis rudimentares;

4) Moralidade, bondade e eternidade;

5) Vida após a morte;

6) Semeadura e colheita.

Por outro lado, pesquisadores como o francês Andrew Lang, detectaram o fato de que em culturas as mais distantes, como os aborígenes australianos, há de forma disseminada a ideia de um Deus superior aos demais, embora o nome possa ser o mais diversificado. Donde concluímos que o monoteísmo primitivo foi a religião que disseminou-se pelo mundo num primeiro momento. Com o passar dos anos, as crenças se multiplicaram e tomaram o aspecto conhecido hoje. Seitas e Heresias Uma breve análise Andrew Lang 1844-1912

As religiões podem ser classificadas em:

1) Antigas ou modernas. Ex: Cultos egípcios x Islamismo

2) Monoteístas x Politeístas. Ex: Budismo x Judaísmo

3) Ecléticas x Sincréticas. Ex: Cientologia x Candomblé

4) Nacionais x Supranacionais: Xintoísmo x Cristianismo

5) Animistas x Teístas : Wicca e Religiões da Natureza x Cristianismo

Por que estudar sobre seitas? Razões principais:

1. Para conhecimento pessoal e enriquecimento intelectual (I Ts 5:21)

2. Para não sermos alvos fáceis (Cl 2:8)

3. Para defesa perante seus argumentos (I Pe 3:15)

4. Para podermos pregar de maneira eficiente àqueles que não professam a nossa fé

Como identificar uma seita? As quatro peneiras:

1. O sistema doutrinário despreza a Bíblia?

2. Há livros paralelos utilizados no mesmo nível de autoridade da Bíblia?

3. A palavra dos líderes está acima da Bíblia?

4. Duvidam da autenticidade da Bíblia?

5. Enfatizam partes da Bíblia em detrimento de outros?

6. Creem na inspiração plenária da Bíblia?

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (II Tm 3:16)

As quatro peneiras:

1. Como a Bíblia é interpretada?

2. As regras hermenêuticas básicas são seguidas?

1. A Bíblia interpreta a si mesma e possui unidade

2. Cremos em sua autoridade interpretativa através do Espírito Santo

3. A Escrituras se sobrepõem à experiência pessoal

3. A Bíblia é utilizada como regra de fé (ortodoxia) e prática (ortopraxia)?

4. Os intérpretes conseguem distinguir: texto, contexto e pretexto?

As quatro peneiras

1) Há um Deus diferente do Senhor?

2) Personificam Deus em forças da natureza, pessoas ou objetos?

3) Cultuam ou atribuem poder a antepassados, espíritos ou demônios, ou objetos e coisas inanimadas? Creem na intercessão de pessoas para o perdão ou salvação das almas?

4) Há um Salvador diferente de Jesus?

5) Creem na Trindade?

6) Creem na vida eterna? Que temos uma parte imaterial que não morre jamais?

7) Creem no pecado e na condenação eterna?

As quatro peneiras

1) É sincrética, ou seja, mistura as doutrinas de várias religiões ou segue seus cultos?

2) É mitológica ou mitomaníaca?

3) Prega estados alterados da consciência, seja através da meditação, terapias alternativas, uso de drogas ou semelhantes?

4) Atribui papel preponderante aos anjos no culto?

5) Utiliza artifícios ou atitudes típicas de cultos ocultistas, esotéricos, místicos ou espiritistas?

6) Enfatiza as boas obras em detrimento da fé? Ou creem na salvação pelas obras?

7) Enfatiza a meditação como prática cotidiana?

Como estar preparado para a apologia?                       

Atitudes de um verdadeiro apologeta:

1) Ame o ouvinte discordante

2) Leia e estude a Palavra de Deus

3) Entenda e pesquise seus argumentos

4) Só fale quando você puder argumentar, mas se não puder, argumente assim mesmo

5) Esteja pronto para as batalhas espirituais

6) Cuidado com o contato com o veneno, você pode ser infectado

Quais as principais seitas que exigem atenção? 

Catolicismo

1) Personificado pelo Papa Francisco

2) Possuem uma versão adulterada da Bíblia, à qual adicionaram seis livros

3) São fortemente idólatras

4) Devemos conhecer soteriologia, cristologia e eclesiologia

5) A refutação à idolatria deve ter forte fundamento bíblico

Espiritismo

1) Fundado por Allan Kardec

2) Escreveu um livro chamado o Livro dos Espíritos, que se tornou a base para a disseminação da doutrina espírita

3) São muito fortes no conhecimento de sua doutrina e tem sempre uma explicação lógica para todos os fenômenos da vida

4) Devemos conhecer sobre soteriologia, antropologia bíblica e atuação maligna através das Escrituras

Testemunhas de Jeová

1) Fundado por Charles Taz Russel

2) Utiliza uma tradução adulterada da Bíblia, chamada Tradução do Novo Mundo. Possuem um dos melhores parques gráficos do mundo

3) São muito fortes no conhecimento de sua doutrina e fazem cultos especiais de debates

4) São especialistas em “pescaria em aquário”, ou seja, arrebanhar membros entre os crentes

5) Devemos conhecer sobre soteriologia, escatologia e usar a própria história da seita

Mormonismo

1) Fundado por Joseph Smith

2) Utiliza o Livro de Mórmon, que possui várias partes da Bíblia. É um livro de relato de visões de anjos, etc

3) São persuasivos e buscam arrebanhar membros entre os crentes

4) Devemos conhecer sobre cristologia, bibliologia e outras para argumentar com seus adeptos

Adventistas do Sétimo Dia

1) Disseminada por Ellen G White

2) Argumentam sobre a necessidade de guardar o sábado

3) Defendem muito bem seus argumentos, levando muitos crentes a acreditar em suas teses

4) Devemos conhecer sobre soteriologia, escatologia, refutando sua confiança nos escritos de Ellen G White, em detrimento da Bíblia. Previu, por exemplo, a volta de Jesus para 1844, e que seria à meia noite

Islamismo

1) Fundada por Maomé

2) É a religião que mais cresce no mundo, inclusive na Europa e Brasil

3) Possuem um livro próprio chamado Alcorão

4) São violentos e compreender que aqueles que não os seguem são infiéis que, em algumas interpretações mais radicais, devem morrer

5) Devemos conhecer soteriologia, bibliologia, teologia para poder argumentar com eles

Teologia da Prosperidade

1) Disseminada por Kenneth Hagin

2) Argumentam que todo crente deve ser abençoado, que a pobreza é maldição

3) Devemos estar preparados pois tal heresia se enraizou na maioria das igrejas neo-pentecostais: Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus, Renascer em Cristo e, infelizmente, tem enraizado entre outras igrejas inclusive, em algumas Assembleias de Deus

4) Devemos conhecer como Deus abençoa seus servos, eclesiologia e soteriologia

Modismos teológicos

1) Confissão Positiva

2) Culto aos anjos

3) Sincretismo religioso

4) Ecumenismo

5) Marxismo/Esquerdismo

6) Teologia relacional/Teísmo aberto

7) Liberalismo teológico

8) Secularismo

Bibliografia 

1. Leite Filho, Tácito da Gama, Origem e desenvolvimento da religião, JUERP, 1993

2. http://www.gotquestions.org/Portugues/definicao-seita.html, acessado em Agosto/2015

3. http://www.cacp.org.br/como-identificar-uma-seita/ , acessado em Agosto/2015

HERESIOLOGIA - O OBREIRO EM DEFESA DE SUA FÉ - Seitas Cristãs


O OBREIRO EM DEFESA DE SUA FÉ

 "Em defesa de Cristo e em defesa da sua fé"

"Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade ; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias ; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." I Pe 2.1-3

INTRODUÇÃO

Hoje vivemos dias difíceis onde o grupo de pessoas que se dizem ser obreiros ou desejam, não estão preparados e capacitados para defender a sua fé e o Evangelho de Cristo.

A secularização, modernismo e a pós- modernidade, juntamente com as heresias e a grande proliferação das seitas tem levado muitos à destruição e morte espiritual.

Em nossa cultura, o sincretismo religioso tem promovido surgimento de heresias, influenciando de forma árdua ao ponto de em alguns movimentos neo-pentecostais serem o alicerce de suas doutrinas e liturgia.

Onde está baseada a nossa fé? Em Cristo. Onde estão os rudimentos do nosso Senhor em nossa vida, ministério? Devemos ter obreiros aprovados (II Tm 2.15), a fim de entender, defender e ensinar as doutrinas da Palavra do Senhor, seja para os salvos e não salvos.

Devemos estar em plena execução da defesa de nossa fé. Onde o obreiro como referencial da distinta chamada em sua vida, aplique na igreja do Senhor. Combatendo os formadores de opiniões, obras de Satanás, falta de amor, as heresias, o evangelho fácil e mercantilista, etc.

CREDO DA CRISTANDADE

- O "CREDO" vem do latim e significa CREIO. Desde muito cedo na história do Cristianismo, o credo tornou-se mais do que um conjunto de crença; é uma confissão de fé. O objetivo é sintetizar as doutrinas essenciais do Cristianismo para facilitar as confissões públicas, e conservar a doutrina contra as heresias. (Hb 6.1-2)

- CONFISSÃO PÚBLICA DOS JUDEUS

O primeiro credo da Bíblia está em Dt 6.4: "Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor", citado por Jesus como o primeiro de todos os mandamentos (Mc 12. 29); ainda hoje é citado pelos judeus religiosos três vezes ao dia.

CREDO DOS APÓSTOLOS

- É o mais antigo dos três principais credos da Igreja Cristã. Diz à tradição que foi elaborado logo após a ressurreição de Jesus, e que cada um deles apresentou um artigo de fé. Muitos creem que esse documento constituía a confissão batismal daquela época.

- Conteúdo : Creio em Deus pai Todo-poderoso. E em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu do Espirito santo e da virgem Maria; que foi crucificado sob o poder de Pôncio Pilatos, morto e sepultado; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu, e está assentado à direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa igreja; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo.

- Outros credos:

NICENO - 325 D.C., Contem princípios do Credo anterior e novos elementos que lhe dão feição própria.

ATANÁSIO - 381 D.C. Ocupa-se da doutrina da Trindade; todas as suas afirmações podem ser confirmadas nas Escrituras.

DECLARAÇÃO DE FÉ DO MINISTÉRIO RESGATE

A Bíblia é a nossa única autoridade em matéria de fé. De doutrina e de conduta. Ela está acima de todos os credos e da tradição.

O nosso credo está baseado nas Escrituras, com a necessidade de formular a nossa confissão de maneira que qualquer pessoa possa em resumo saber e entender o que cremos.

Nosso credo constitui em 11 artigos, que são: 

1. Cremos na existência de um único Deus eterno, pessoal, inteligente e espiritual, eternamente existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

2. Cremos na soberania e sabedoria de Deus na criação e sustento do universo, na providência, na revelação e na redenção.

3. Cremos no Senhor Jesus Cristo como Filho Unigênito e coexistente com o Pai, na Sua encarnação humana, no Seu nascimento virginal, na sua vida sem pecado, nos seus milagres divinos, no Seu sacrifício redentor, na Sua ressurreição e ascensão corporal, na Sua mediação junto de Deus, na Sua segunda vinda pessoal, visível e em poder e glória.

4. Cremos no Espírito Santo, Sua personalidade, divindade e atividade, que opera a conversão e regeneração do pecador e lhe concede poder para testemunhar do Evangelho e exercitar dons.

5. Cremos na inspiração divina e total das Escrituras Sagradas, na Sua suprema autoridade como única e suficiente regra em matéria de fé e de conduta e que não existe qualquer erro ou engano em tudo o que ela declara.

6. Cremos que o homem foi criado por Deus à Sua imagem, que pecou em Adão, que caiu do seu primitivo estado de santidade por transgressão voluntária e que é atualmente um pecador por natureza e escolha, estando, por isso, sob a condenação de Deus.

7. Cremos na salvação e justificação do pecador pelo sacrifício expiatório de Jesus Cristo, que se adquire pela fé nele, como uma graça de Deus, independente do mérito humano, de boas obras ou de cerimônias.

8. Cremos na imortalidade da alma, na ressurreição corporal de todos os mortos, no juízo final do mundo pelo Senhor Jesus Cristo, na eterna bem-aventurança dos crentes e na eterna condenação dos não crentes.

9. Cremos que a Igreja é o corpo universal e espiritual de Cristo, cuja cabeça é Ele, com missão de pregar o Evangelho no mundo inteiro e que, na sua expressão local, ela é um corpo vivo, uma comunhão de crentes congregados para a sua edificação, adoração e proclamação do Evangelho. Cremos também que Cristo conferiu à sua Igreja, com carácter de permanência, duas ordenanças: o Batismo e a Ceia do Senhor.

10. Cremos que é dever de todas as igrejas locais e de cada crente em particular esforçarem-se por fazer discípulos em todas as nações e proclamarem a toda a criatura a grande salvação de Deus.

11. Cremos que é dever de todo o cristão servir a Deus em boa mordomia, promover a paz entre todos os homens e a cooperação entre as igrejas e os irmãos, tendo em vista a concretização dos grandes objetivos do Reino de Deus.

APOLOGÉTICA

O QUE É APOLOGÉTICA?

- Do grego apologia, "defesa". É o ramo da teologia cristã que procura apresentar uma explicação racional para as verdades afirmadas pela fé cristã.

- Importante para:

- Mostrar aos incrédulos à veracidade da fé cristã

- Para fortalecer a fé nos salvos

- Ensinar e responder questionamentos

- Evangelizar

- Fortalecer a operação do Espírito Santo

PARA QUE SERVE A APOLOGÉTICA?

- Muitos dizem, ninguém vêm a Cristo por meio de argumentos, elas dizem as pessoas estão interessadas em ver o cristianismo na pratica - ver para crer". Estão interessadas no que funcionam para elas.

- Serve para formar a cultura

- Serve para fortalecer a fé

- Evangelizar os incrédulos

DOIS TIPOS DE APOLOGÉTICA

- Ofensiva ou de afirmação - apresentar uma defesa da afirmação das verdades do cristianismo

- Defensiva ou de negação - apresentar uma defesa para anular as objeções às afirmações verdadeiras do cristianismo.

ALGUNS TEMAS ABORDADOS PELA APOLOGÉTICA

- Criacionismo

- Evolução

- Aborto

- Argumentos ontológicos, cosmológicos, teleológico, morais da existência de Deus.

- Veracidade do Cristianismo

- Credibilidade dos evangelhos

HERESIOLOGIA

Definição etimológica - vem de dois vocábulos gregos "hairesis" significa escolha, preferencia opinião e "lógica" significa estudo ou tratado.

- Definição teológica - e a disciplina que estuda forma metódica e sistemática, as principais seitas, suas formas litúrgicas e seus ensinos heréticos.

SEITAS

* Do grego heaeresis que no latim passa ser grafada como sacra onde obtemos a palavra seita. Geralmente transmite uma ideia de grupo religioso fechado, que segue a teoria de um mestre, com doutrinas de cunho racial.

* As seitas distorcem as verdades fundamentais sobre Cristo, cujo fundamento encontra-se na Bíblia, e isto resulta em outro evangelho e outro Jesus que oferece uma falsa salvação e um falso céu e inferno para os seus adeptos.

* Em matéria de doutrina, são aquelas que se afastam das Escrituras, adulterando-as ou até mesmo negando-as.

* Elementos que contribuem para o surgimento das seitas:

- Manifestação diabólica no mundo - I Tm 4.1

- Ação diabólica contra a Igreja Mt 13.25

- Resistência diabólica contra a Palavra de Deus Mt 13.19

- Descuido da igreja em pregar o evangelho completo. - Mt 13.16,17

- Falsa interpretação das Escrituras - II Pe 3.16

- Falta de conhecimento bíblico - I Tm 2.15

- Falta de maturidade espiritual - Ef 4.14

COMO IDENTIFICAR UMA SEITA

* É identificada como falsa ou verdadeira, em geral, por aquilo que crê e prega a respeito dos seguintes assuntos.

- Bíblia Sagrada - Consideram-na como sendo de origem humana, étnica ou até mesmo um logro, sem importância no que se refere aos ensinos e doutrinas - Refutação II Tm 3.16; II Pe 1.20

- A natureza de Deus - Segundo algumas seitas, Deus é a mente cósmica e universal que está alienada das criaturas humanas. Falam em um sentido variado, politeístas e panteísmo, ensinando que existem muitos deuses. Refutação - Is 45.21; 43.11

- Queda do homem e sua restauração - Não existe a queda do homem. O pecado é uma característica das mentes fracas, pois ele não existe. O homem é perfeito, é um deus, no uso geral da palavra - Refutação Rm 3.23; 6.23; Sl 51.5; 58.3

PORQUE ESTUDAR AS HERESIAS

* Porque precedem a vinda de Cristo - II Tm 4.1; I Jo 2.18; II Pe 3.3

* Para combater com veemência Jd 3

* Para que a nossa fé se apoie no poder de Deus - II Co 2.4,5

* Para não sermos engodado pelas filosofias - Cl 2.8

* Porque fazem partes dos povos não alcançados.

CLASSIFICAÇÃO DAS SEITAS.

* Seitas seculares - Apresentam-se na forma mais dominante da expressão intelectual. São elas: Ateísmo, Agnosticismo, Ceticismo, Humanismo, Evolucionismo, Marxismo e Existencialismo.

* Seitas Orientais - Geralmente são sincretistas, Panteístas e de caráter transcendental. São elas: Budismo, Shintoismo, Seicho-no-iê, Moonismo, Bahaismo e Taoísmo.

* Seitas Ocultistas - São idólatras, cultuam o demônio abertamente. Possuem aspectos morais inomináveis e um talante litúrgico, estruturado em cerimonialismo fraudulentos diabólico. São elas: Demonismo, Satanismo, Falicismo e Ofiolatria.

* Seitas Dissidentes - São aquelas que de alguma forma tiveram relação com o Cristianismo histórico. São elas: Catolicismo, Neomodernismo Teológico, Russelismo

* Seitas Históricas - São aquelas que já sucumbiram ao tempo, porém suas idéias tem se difundido tenazmente durante séculos. Estas foram as principais seitas que combateram as doutrinas cristológicas nos primeiro século. São elas: Ebionismo, Maniqueísmo, Marcionismo, Euquitaísmo, Nestorianismo, Arianismo e Apolinarismo.

* Seitas teosóficas espirituais - Estas misturam filosofia, espiritualismo, sincretistas e cultura oriental. São elas : Teosofismo, Racionalismo cristão, Gnose, Esoterismo, Ecletismo, Espiritismo racional e Cientifico, Rosacrucianismo, Ioguistas, Ciência cristã, Astrologia, Kadercismo, Hinduísmo e seus derivados.

* Seitas Afro - associam rituais africanos com uma mescla de catolicismo, rituais de magia como Satanismo, o falicismo e feitiçaria. São Elas : Vodu, Animismo, Umbanda, Quimbanda, Candomblé e Xamanismo.

* Seitas da antiguidade - Em geral caracterizam-se pelo politeísmo, divindades antropomórficas, politeísmo antropomórfico, zoroastrismo e sincretismo rústico com nuances animosas.

EXEMPLO DE SEITAS ESPIRITISMO

Heresia fundamentada na crença de que os espíritos de pessoas falecidas pode comunicar-se com os vivos através de pessoas dotados de faculdades sensitivas, e assim servem de intermediários entre os vivos e os espíritos mortos.

É o mais antigo logro da humanidade. É a mais antiga seita herética. Gênesis 3, temos o registro da primeira sessão espírita: a serpente serviu de médium, Satanás de guia, e Eva de assistente.

O espiritismo foi difundido no mundo primeiramente na Babilônia, e dai para as civilizações do mundo. O espiritismo moderno remota a Franz Anton Mesmer. Em 1774, Mesmer começou a estudar os astros e a influência dos mesmos na vida dos homens. Em 1847, as irmãs Margarete e Kete Fox, deram início ao espiritismo moderno. Oficialmente em 18 de abril de 1857 na França, foi fundado o espiritismo. No Brasil, em Salvador no ano de 1865.

Allan Kardec deu forma ao espiritismo. Seu nome verdadeiro era Hippolyte Leon Denizard Rivail.

As teses do espiritismo kardecismo, as principais são:

- Comunicação com os espíritos desencarnados

- Crença na pluralidade dos mundos habitados.

- A caridade é a virtude única aplicada tanto aos vivos como aos mortos.

- Deus embora exista, é um ser impessoal.

- Os espíritos guias estão mais próximos dos homens que de Deus.

Principais doutrinas:

- Reencarnação - segundo Kardec reencarnação é a volta da alma ou espírito a vida corporal, em um outro corpo novamente formado para ele, todavia diferente do antigo. REFUTAÇÃO Hb 9.27; Jo 11 ressurreição de Lázaro.

- Invocação dos mortos Dt 18.9-14; Is 8.19-20. Refutação Ec 9.5,6; Hb 9.27; Jó 7.9,10; Lc 16.19-31; Sm 28

- Negam a inspiração das Sagradas Escrituras. Refutação II Tm 3.16; II Pe 1,20-21

- Negam a suficiência da Revelação divina. Refutação Gn 1.1,2; II Tm 3.16

- Negam a existência da santíssima Trindade. Refutação Mt 28.19; II Co 13.13

- Negam a divindade de Cristo. Refutação Jo 1.14; Cl 1.15

- Negam a personalidade do Espírito Santo; Refutação At 10.19-20

- Prega a salvação mediante as obras e não por meio de Cristo. Refutação I Pe 1.18

- Prega o panteísmo. Refutação Rm 1.25; Nm 23.19

- Prega e ensina a reencarnação. Refutação Hb 9.27; Jó 10.21

HERESIOLOGIA - Seitas Cristãs

Catolicismo Romano.        

Adventismo do Sétimo dia.      

Testemunhas de Jeová.

Mórmons.

Congregação Cristã no Brasil.

Questionário.

Bibliografia.

Heresiologia Seitas cristãs / Catolicismo Romano

Catolicismo Romano: Embora afirmem que Pedro seja seu fundador, o termo Catolicismo que significa “universal” e só foi usado pela primeira vez apenas em 170 dC. Criou força e poder apenas em 313 dC. Quando o imperador Romano Constantino a tornou em religião oficial do Império. Dividiu-se pela primeira vez em 869 dC. Onde a parte oriental passou a se chamar Igreja Católica Ortodóxa Grega, e a parte ocidental Igreja Católica Romana. A segunda grande cisão deu-se em 1521 dC, Quando o monge e teólogo Martinho Lutero foi excomungado por não se retratar sobre as 95 teses que havia elaborado contra a Igreja, dando origem a Reforma Protestante.

Vejamos abaixo algumas heresias do Catolicismo Romano:

- 400 DC: Oração pelos mortos.

- 593 DC: Purgatório.

- 758 DC: Confissão dos pecados ao padre.

- 819 DC: Assunção de Maria.

- 880 DC: Canonização dos Santos.

- 1074 DC: Celibato sacerdotal.

- 1186 DC: A Santa Inquisição.

- 1190 DC: A Indulgência é regulamentada.

- 1229 DC: Proibição da leitura Bíblica por leigos.

- 1303 DC: Declaração de única igreja capaz de proporcionar salvação.

- 1317 DC: Oração a Ave Maria.

- 1414 DC: O pão foi eliminado pela hóstia e o Cálice ficou restrito aos sacerdotes.

- 1870 DC: Infabilidade Papal.

* Vaticano / * Missa Católica / * Papa Bento XVI

Heresiologia Seitas cristãs / Adventismo do Sétimo dia

Adventismo do Sétimo dia: Teve sua origem com Willian Miller, um fazendeiro de origem Batista, autodidata que em 1818 começou a divulgar que segundo seus estudos, a 2ª vinda de Cristo ocorreria em 23 de Março de 1843. Seu entusiasmo, agregado a alguns acontecimentos climáticos e políticos que ocorreram na época contribuíram para que ele conquistasse muitos seguidores. Como em 23 de Março de 1843 nada ocorreu, explicou ter ocorrido um erro em seus cálculos, marcando uma nova data para o“advento:” 22 de Outubro de Nessa ocasião reuniram-se cerca de 50.000 pessoas à espera da 2ª vinda de Cristo. Decepcionado, retratou-se publicamente, voltando a congregarem uma igreja Batista, vindo a falecer em 1849. Mas, alguns seguidores de Miller, deram continuidade ao movimento do “Advento” criando novas doutrinas e profecias. Dentre eles destacaram-se: Hiram Edson, Joseph Bates, James White e Ellen Gould White.

Veja abaixo algumas heresias desta seita:

- Exclusivismo: Segundo os adventistas eles são a linhagem não corrompida da Igreja de Cristo.

- A observância do Sábado: Segundo os adventistas a observância do Sábado é obrigatória, e trabalhar no mesmo equivale a aceitar a marcada besta.

- Revelação doutrinária extra- Bíblica: Segundo os adventistas os escritos de Hellen White possuem conteúdo doutrinário.

- Expiação de Cristo incompleta: Segundo os Adventistas quando Cristo derramou seu sangue na cruz ele perdoou nossos pecados originais, mas como após a conversão ainda pecamos, falta-nos ainda obter a expiação destes novos pecados, através do que eles chama de Juízo investigativo.

* James e Ellen White / * Logomarca / * Willian Miller

Heresiologia Seitas cristãs / Testemunhas de Jeová

Testemunhas de Jeová: Surgiu nos EUA com Charles T. Russel em 1874. Russel era de família evangélica. Cresceu na Igreja Presbiteriana, depois frequentou a Congregacional e com 14 anos ingressou na Igreja Adventista. Ao estudar algumas doutrinas Adventistas, começou a formular algumas heresias dando origem a esta seita que juridicamente já teve vários nomes, e que atualmente chama-se : Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. Popularmente chamada de“Testemunhas de Jeová”. No mundo operam em mais de 232 países, com cerca de 6.000.000 de adeptos. No Brasil um dos países onde a seita mais tem crescido somam hoje cerca de 500.000 adeptos. Entre suas estratégias de ação destacam-se: Material gráfico ilustrado e gratuito, versão da Bíblia exclusiva e distorcida, estudos sistemáticos nos lares e no templo (Salão do reino), metas e obrigações evangelísticas.

Veja abaixo algumas heresias desta seita:

- O Espírito Santo não é uma pessoa: Segundo os Testemunhas de Jeová o Espírito Santo é apenas um energia liberada por Deus.

- Jesus Cristo é criatura não criador: Segundo os Testemunhas de Jeová Jesus foi o 1º ser criado por Deus, corresponde ao Arcanjo Miguel, e só recebeu Divindade após sua morte.

- Não houve a ressurreição corpórea de Cristo: Segundo os Testemunhas de Jeová o corpo de Jesus foi sobrenaturalmente escondido ou dissipado, mas não ressuscitado.

- Transfusão de sangue é pecado: Segundo os Testemunhas de Jeová a Bíblia proíbe tal prática.

* Salão do Reino / * Charles T. Russel / * Evangelização

Heresiologia Seitas cristãs / Mórmons

Mórmons: Também são conhecidos como: “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias”. Teve sua origem em 1823 através de Joseph Smith que aos 17 anos afirmou ter recebido a visita de um anjo chamado “Moroni”, o qual lhe revelou a existência de um livro, escrito por placas de ouro, que se achava em um monte na cidade de Nova York. Traduzidas, as placas deram origem ao Livro de Mórmon, considerado um novo evangelho entre os adeptos desta seita. Alguns anos após a fundação da seita, Smith concorreu a presidência dos EUA, quando alguns mórmons apóstatas o acusaram fraude em relação a revelação do Anjo Moroni a respeito do novo evangelho encontrado por Smith. Depois disto foi preso outras vezes por outras acusações e em 27 de Junho de 1844, foi assassinado em meio a um tumulto promovido por pessoas indignadas com as fraudes de Smith.

Veja abaixo algumas heresias desta seita:

- Profetas Mórmons mortos viram deuses: Segundo os Mórmons estes“deuses” são seres espaciais que habitam no espaço.

- Poligamia: Segundo os Mórmons Jesus era casado com Marta e Maria, além de outras mulheres.

- A pele negra é uma maldição de Deus: Segundo os Mórmons os negros foram espíritos celestiais fracassados lançados por Deus na Terra.

- Adão teve que pecar para obedecer a Deus: Segundo os Mórmons Adão teve que comer do fruto proibido para poder cumprir o mandamento de encher a Terra.

- Não crêem no nascimento virginal de Jesus: Segundo os Mórmons Maria não ficou grávida do Espírito Santo.

* Missionários / * Joseph Smith / * Livro Mórmon

Heresiologia Seitas cristãs / Congregação Cristã no Brasil

Congregação cristã no Brasil: Fundada pelo Italiano Louis Francescon, que enquanto morou nos EUA se tornou ministro “Presbiteriano”, Mas devido sua dificuldade em aceitar o batismo por “aspersão”, saiu da denominação, tendo algum tempo depois uma experiência pentecostal com um pastor Batista e afirmando estar sendo direcionado por Deus, veio para a Argentina e posteriormente para o Brasil, onde em 1910 iniciou esta seita com cerca de 20 pessoas presentes no culto.

Veja abaixo algumas heresias desta seita:

- Obreiros não podem ser remunerados: Segundo os adeptos da C.C.B. os obreiros não podem ser remunerados e conseqüentemente não podem trabalhar em tempo integral na obra de Deus.

- Não aceitam o ministério pastoral: Segundo os adeptos da C.C.B. o ministério pastoral na instituição é substituído pelo dos “Anciãos”.

- Batismo exclusivista e salvador: Segundo os adeptos da C.C.B. o somente o batismo feito na instituição é biblicamente válido e também é um requisito para salvação.

- Predestinação: Segundo os adeptos da C.C.B. eles devem evangelizar apenas quem Deus revelar pelo Espírito Santo que serão salvos.

- Obrigatoriedade de usos e costumes: Segundo os adeptos da C.C.B. Alguns costumes são obrigatórios como: Véu, calça, terno, cabelo cumprido, oração de joelhos, oração decisória sobre a pregação no culto.

* Culto / * Louis Francescon / * Templo

Questionário Assinale com "X" as alternativas corretas.

1. Quanto às doutrinas Romanas é ERRADO afirmar que:

a) [ ] Maria não teve outros filhos.

b) [ ] Os santos mortos devem ser canonizados.

c) [ ] Devemos confessar nossos pecados aos padres.

d) [ ] Os sacerdotes devem ser celibatários.

2. Associam o trabalho no Sábado com a marca da besta:

a) [ ] Mórmons.

b) [ ] Testemunhas de Jeová.

c) [ ] Adventistas.

3. Para as Testemunhas de Jeová:

a) [ ] O inferno é o lugar das almas perdidas sofrerem.

b) [ ] A Ressurreição de Cristo não foi de forma corporal.

c) [ ] Transfusão de sangue não é pecado.

d) [ ] O Espírito Santo possui atributos de uma pessoa.

4. Os Mórmons também são conhecidos como:

a) [ ] Igreja do Salvador nos fins dos tempos.

b) [ ] Igreja do Messias ressurreto dos últimos dias.

d) [ ] Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias.

5. Quanto a Congregação Cristã no Brasil:

a) [ ] São a favor da manutenção dos obreiros.

b) [ ] Ensinam que a oração só é válida se realizada de joelho.

c) [ ] Reconhecem o Batismo realizado pelas igrejas evangélicas.

BIBLIOGRAFIA Bíblias de estudo: Pentecostal, Genebra e Aplic. pessoal.

Manual do curso básico de teologia do IBADEP. Diversos sites da Internet.

POSTAGEM EM DESTAQUE

MISSIOLOGIA / INTRODUÇÃO

MISSIOLOGIA / INTRODUÇÃO A Missiologia estuda a teologia da missão baseada nos fundamentos bíblicos, abordando elementos de espiritual...

Postagens mais visitadas