SOFONIAS
Autor
O nome ―Sofonias significa ―O Senhor escondeu, foi um profeta de Judá. Ele se identificou melhor do que qualquer outro dos profetas menores, remontando sua linhagem quatro gerações até Ezequias, um bom rei que levou o povo de volta a Deus durante o tempo do profeta Isaías.
Data
De acordo com 1.1, Sofonias profetizou no reinado de Josias (640-609 a.C.), de modo que era da época de Jeremias, de Naum e talvez de Habacuque.
VOCÊ SABIA?
- As reformas do rei Josias, e as profecias dos últimos profetas (Sofonias, Jeremias, Habacuque, etc.) não foram suficientes para transformar o coração do povo. Eles rejeitaram a luz, e marcharam para o julgamento.
- Os pecados condenados pelo profeta são os pecados lamentados por Josias (2 Cr 34.35; 2 Rs 22.23).
―DIA na frase ―Dia do Senhor não significa 24 horas, mas uma época ou um período de tempo.
- Alusões ao livro no Novo Testamento: Mt 13.41 (1.3); Mt 24.29 (1.15).
Conteúdo
As condições religiosas do reino de Judá deterioraram-se de modo marcante após a morte do rei Ezequias. Os judeus cada vez mais se inclinavam para a adoção de costumes assírios, que então exerciam grande influência cultural sobre a Palestina. As práticas religiosas degeneradas, anteriores à grande reforma religiosa de Josias, transparecem, com certos detalhes, no trecho de II Reis 23.4-20.
Sofonias se levanta num dos períodos mais negros da história de Judá. Israel, ao norte, havia sido dizimado pela Assíria por causa de seus pecados, há quase 100 anos Isaías e Miquéias já havia se calado há 70 anos. Mas nada fizera o reino de Judá demover-se de seus maus caminhos E a situação ficou ainda mais difícil por causa de seus dois últimos reis, Manassés e Amom.
Idolatria, sincretismo religioso, sacrifícios infantis a Moloque, prostituição, opressão aos pobres, falsos profetas e sacerdotes ladrões eram algumas das realidades do momento histórico em que Sofonias profetizou.
Toda esta situação se refletiu na mais dura e objetiva profecia de juízo dos profetas menores, a de Sofonias. Sofonias anuncia a vinda do Dia do Senhor (1.7,14; 2.2). Dia de juízo, de angústia e desolação. Este "dia do Senhor" seria o dia da invasão babilônica, mas será também o dia do Juízo final.
O juízo do Senhor não virá apenas sobre o seu povo, mas estender-se-á aos vizinhos pagãos também.
Sofonias conclui sua mensagem profetizando a restauração futura de Israel. O remanescente voltará a Sião.
Conclusão
O dia do Senhor não só colocou fim ao reino de Judá e ao orgulho de Jerusalém, mas esse dia também abriu caminho para a restauração do respeito e da identidade do povo do Senhor com Jerusalém, porque o povo reconheceu a presença do Senhor na cidade. Isso prenunciava o novo templo que Zorobabel construiria e a nova cidade que Neemias edificaria. Isso também aponta para uma renovação da verdadeira fé em Deus e no judaísmo do pós-exílio, tanto entre exilados como entre os habitantes de Jerusalém.
PARA MAIS ESTUDOS
- Como Sofonias foi influenciado pela pregação de Amós?
- O que define o modo pelo qual um indivíduo passará pelo dia do Senhor?
- Por que foi necessário Deus punir Judá? O que Deus esperava por meio dos que sobrevivessem ao julgamento?
- Que pecados são condenados em Judá e em outras nações?
AGEU
Autor
Ageu, cujo nome significa "festivo" ou "minha festa", foi a primeira voz profética a se ouvir depois do exílio babilônico. Ele foi contemporâneo de Zacarias e seu ministério foi o de conclamar o povo à reconstrução do templo, cujo término vinha sendo adiado por 15 anos. Estas profecias foram pronunciadas entre agosto e dezembro de 520 a.C., e o templo foi completado quatro anos depois. Ageu provavelmente retornara a Jerusalém vindo da Babilônia com Zorobabel.
Data
As mensagens de Ageu foram proferidas num período de quatro meses, em 520 a.C., no segundo ano do rei Dario. A primeira mensagem foi entregue no primeiro dia do sexto mês (29 de agosto), e a última, no dia 24 do nono mês (18 de dezembro).
“No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, governador de Judá... No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu...” (Ageu 1.1a : 2.1 )
VOCÊ SABIA?
- Ageu é o segundo livro mais curto do AT.
- 14 anos já haviam passado desde o começo da reconstrução do Templo.
- É possível que Ageu tivesse visto o Templo de Salomão (2.3).
- É um dos três profetas depois do exílio.
Conteúdo
A primeira leva do povo de Deus que volta do cativeiro, sob o comando do governador Zorobabel e do sumo sacerdote Josué, contava apenas com cerca de 42 mil homens. Eram pobres e logo que iniciaram a reconstrução do templo, sofreram oposição dos samaritanos. Com isto um desânimo completo tomou conta dos judeus. Voltaram-se, então, para os seus interesses pessoais, em plantar, colher e construir suas próprias casas. Investiram nestas coisas por um período de 14 anos. Por isto Deus levanta o profeta Ageu para falar ao povo e aos líderes do povo que era tempo de reconstruir totalmente o templo do Senhor.
O livro de Ageu trata de três problemas comuns a todos os povos em todos os tempos oferecendo soluções inspiradoras.
O primeiro problema: o desinteresse (1.1-15)
Para despertá-los da sua atitude de indiferença, Deus fala duas vezes ao povo. Primeiro, eles precisam perceber que são infrutíferos (1.5-6), porque eles tinham abandonado a Casa de Deus e ido para sua própria casa (1.7-9). Todo esforço deles para construir seu próprio reino nunca produzirá resultados permanentes. Após ver seu problema, o povo, então, precisa entender que Deus irá aceitar o que eles fazem a fim de que Deus seja glorificado, se eles entregarem a ele o que eles têm (1.8)
O Segundo problema: Desencorajamento (2.1-9)
Ageu leva uma mensagem destinada a tratar decisivamente do desencorajamento. A solução tem duas partes: uma trata do problema urgente; a outra trata de uma solução a longo alcance. Por hora, basta ao povo esforçar-se e trabalhar (2.4). A outra chave para combater o mal é para os construtores saberem que eles estão construindo para o dia em que Deus encher essa Casa com a glória que será maior do que a Glória do templo de Salomão (2.9).
O terceiro problema: Insatisfação (2.10-23)
Agora que o povo está trabalhando, eles esperam uma inversão imediata de todos os seus anos de inatividade. Então o profeta vai com uma pergunta aos sacerdotes (2.12-13) acerca das coisas limpas e imundas e da influência deles sobre a outra. A resposta dos sacerdotes é que a imundície é infecciosa, enquanto a santidade não é.
Conclusão
A aplicação é obvia: Não espere que o trabalho de três meses desfaça a negligência de dezesseis anos. A próxima palavra do Senhor ao povo é uma surpresa: “Mas desde este dia vos abençoarei” (2.19). O povo precisava entender que as bênçãos de Deus não podem ser ganhas como pagamento, mas vem como dádivas graciosas de um Deus doador.
A mensagem do profeta Ageu tem muitas verdades que devem ser aplicadas à nossa vida cristã, principalmente na área do serviço e do trabalho que Deus na Sua graça nos confere.
A prioridade e a fidelidade devem ser o desafio maior para todo aquele que pleiteia a construção de uma obra que venha glorificar a Deus.
Temos o mesmo encorajamento pela presença, pelo poder e pela promessa de Jesus (como em 1 Co 15.58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”).
O trabalho do Senhor recebe prioridade na minha vida?
Ageu nos convoca a empreender grandes coisas pelo Senhor, Egoísmo vazio e medo de fracasso não devem impedir a ação do povo de Deus. Nossos atos revelarão se Deus é ou não a prioridade de nossa vida. Se não honrarmos a Deus naquilo que fizermos, não seremos bem-sucedidos, não importa o quanto nos esforcemos. Deus providencia para seu povo líderes como Zorobabel para assisti-lo no serviço que lhe é prestado.
ZACARIAS E MALAQUIAS
ZACARIAS
Autor
O pai de Zacarias, Berequias, morreu provavelmente quando o profeta ainda era muito jovem, fazendo de Zacarias o sucessor imediato de seu avô, Ido (Ne 12.4). Este era um sacerdote que voltara de Babilônia com Zorobabel e Josué e fora, segundo a tradição judaica, um membro da Grande Sinagoga (o grupo governante dos judeus antes da criação do Sinédrio). O nome Zacarias (usado no AT para outras 27 pessoas) significa ―Javé se lembra. Este Zacarias foi contemporâneo do profeta Ageu (Ed 5.1; 6.14).
Data
O ministério de Zacarias começou em 520 a.C., dois meses após Ageu haver completado sua profecia. A visão dos primeiros capítulos foi dada, aparentemente, enquanto o profeta ainda era um jovem (2.4). Os caps. 7-8 ocorrem dois anos mais tarde, em 518 a.C. A referência à Grécia em 9.13 pode indicar que os caps. 9-14 foram escritos depois de 480 a.C., quando a Grécia substituiu a Pérsia como o grande poder mundial. As profecias que abrangem o Livro de Zacarias foram reduzidas à escrita entre 520 a.C. e 475 a.C.
VOCÊ SABIA?
- O maior dos profetas menores.
- As oito visões foram dadas em uma só noite.
- “Assim diz o Senhor” aparece 89x, e ―o Senhor dos exércitos” 36x.
- Zacarias contém mais promessas específicas em relação à crucificação do que qualquer outro livro do Antigo Testamento exceto os Salmos e Isaías. (9.9; 11.12,13; 13.6,7; 12.10).
Pano de Fundo
Zacarias volta na primeira leva do povo que vem do exílio babilônico e chega à Jerusalém em ruínas. O povo, além das dificuldades próprias de uma reconstrução penosa e cansativa, encontra oposição dos samaritanos (Ed 4). Há desânimo e uma parada de cerca de 14 anos nas obras. Deus os adverte através da seca, calor, colheitas estéreis e levanta os profetas Ageu e Zacarias.
Conteúdo
Inicialmente Zacarias prega ao povo a necessidade de reconstruir o templo. Ele os está advertindo, mas ao mesmo tempo restaurando confiança própria e esperança. O povo se sentia fraco, impotente e desamparado. Zacarias tem algumas visões que falam do pecado de Israel, suas derrotas, mas também da esperança, da restauração da nação, de seu papel mundial, do Messias que haveria de vir e da justiça de Deus que seria sobre todas as nações.
Seis aspectos básicos caracterizam o livro de Zacarias.
1. É o mais messiânico dos livros do AT, em virtude de suas muitas referências ao Messias, que ocorrem em seus catorze capítulos. Somente Isaías, com seus sessenta e seis capítulos, contém mais profecias a respeito do Messias do que Zacarias.
2. Entre os profetas menores, possui ele as profecias mais específicas e compreensíveis a respeito dos eventos que marcarão o final dos tempos.
3. Representa a harmonização mais bem sucedida entre os ofícios
sacerdotal e profético em toda a história de Israel.
4. Mais do que qualquer outro livro do AT., suas visões e linguagem altamente simbólicas assemelham-se aos livros apocalípticos de Daniel e Apocalipse.
5. Revela um exemplo notável de ironia divina ao prever a traição do Messias por trinta moedas de prata, tratando-as como ―esse belo preço em que fui avaliado por eles‖ (11.13).
6. A profecia de Zacarias a respeito do Messias no capítulo 14, como o grande Rei-guerreiro reinando sobre Jerusalém, é uma das que mais inspiram reverente temor em todo o AT.
Há uma aplicação profunda de Zacarias no NT A harmonização da vida pessoal de Zacarias, entre os aspectos sacerdotal e profético pode ter contribuído para o ensino do NT de que Cristo é tanto sacerdote quanto profeta. Além disso, Zacarias profetizou a respeito da morte expiatória de Cristo pelas mãos dos judeus, que, no fim dos tempos, leva-los-á a prantearem-no, arrependerem-se e serem salvos (12.10—13.9; Rm 11.25-27). Mas a contribuição mais importante de Zacarias diz respeito a suas numerosas profecias concernente a Cristo. Os escritores do NT citam-nas, declarando que foram cumpridas em Jesus Cristo. Entre elas estão:
- Ele virá de modo humilde e modesto (9.9; 13.7; Mt 21.5; 26.31, 56);
- Ele restaurará Israel pelo sangue do seu concerto (9.11; Mc 14.24);
- Será Pastor das ovelhas de Deus que ficaram dispersas e desgarradas
(10.2; Mt 9.36);
- Será traído e rejeitado (11.12,13; Mt 26.15; 27.9,10);
- Será traspassado e abatido (12.10; 13.7; Mt 24.30; 26.31, 56);
- Voltará em glória para livrar Israel de seus inimigos (14.1-6; Mt
25.31; Ap 19.15);
- Reinará como Rei em paz e retidão (9.9,10; 14.9,16; Rm 14.17; Ap
11.15);
- Estabelecerá seu reino glorioso para sempre sobre todas as nações (14.6-19; Ap 11.15; 21.24-26; 22.1-5).
Conclusão
Zacarias 1—6, assim como Ageu, conclama o povo de Deus a empreender grandes coisas para Deus, especificamente a reconstrução do templo. Zacarias 7—8 lembra a mensagem de profetas anteriores, como Amós e Miquéias: Deus não valoriza o ritual de culto daqueles que tratam os outros com injustiça. Zacarias 9—14 serve como lembrete de que o plano de Deus para o futuro de Israel ia além do retorno de um número relativamente pequeno de exilados da Babilônia e da construção de um segundo templo.
Os autores do Novo Testamento haviam visto o plano de Deus concretizado
em Jesus. Eles aplicaram, com frequência, as imagens de Zacarias a Jesus: o Rei
triunfante, mas pacífico (9.9); o traspassado (12.10); e o Pastor abatido
(13.1).
Através do livro de Zacarias, podemos ver que o Senhor possui o controle de todas as coisas e tudo acontece pela Sua vontade ativa ou permissiva. Nosso Deus é soberano e Ele tem um plano para tudo, inclusive para nossas vidas.
PARA MAIS ESTUDOS
- De acordo com Zacarias, o que deve fazer o povo de Deus para
experimentar suas bênçãos?
- Que ensina Zacarias acerca dos planos de Deus para o futuro de seu
povo? Como Jesus atendeu essas expectativas?
- Enquanto esperamos a volta do Senhor, estamos vivendo uma vida de acordo com o padrão bíblico da ética? Zc 8.14-23.
MALAQUIAS
Autor
O livro é atribuído a Malaquias, cujo nome significa ―meu mensageiro. Como o termo ocorre em 3.1 e tanto os profetas quanto os sacerdotes eram chamados mensageiros do Senhor (v. 2.7; Ageu 1.13), há quem acredite que "Malaquias" fosse mero título atribuído ao autor pela tradição. Essa teoria tem sido reforçada recorrendo-se à antiga tradução grega (a Septuaginta), em que o termo de 1.1 aparece como ―seu mensageiro‖ e não como nome próprio. A questão, no entanto, permanece incerta, e ainda continua muito provável que Malaquias fosse, na realidade, o nome do autor.
Data
As evidências internas apontam claramente para o período pós-exílico como o tempo em que Malaquias proclamou os seus oráculos. Não obstante, as condições sociais e religiosas que transparecem no livro indicam que ele profetizou algum tempo depois que foi reconstruído o segundo templo de Jerusalém. E a ausência de qualquer referência ao trabalho efetuado por Esdras e Neemias entre os judeus que tinham voltado da servidão na Babilônia parece indicar uma data anterior às reformas religiosas, efetuadas em 444 a.C. Por essas várias considerações, a maioria dos intérpretes postula um tempo de composição em torno de 450 a.C., que se mostra coerente com as evidências internas do próprio livro. Não há razão alguma para supormos que qualquer intervalo de tempo mais amplo se tenha passado entre a entrega oral das profecias de Malaquias e o tempo em que elas foram reduzidas à forma escrita.
De fato, é impossível datar precisamente a composição do livro, por falta de declarações cronológicas nele, mas, levando-se em conta o fato de que Malaquias condenou abusos que eram correntes na época em que Neemias procurou corrigi-los, podemos asseverar que o livro de Malaquias deve ter sido escrito durante o tempo da visita de Neemias a Susã. Ver Neemias 13.6.
VOCÊ SABIA?
- Dos 55 versículos do livro, Deus fala em 47.
- A frase: ―Senhor dos Exércitos aparece 20x.
- Malaquias é um dos profetas pós-exílicos, com Ageu e Zacarias, embora 100 anos mais tarde.
- Malaquias mostra pela última vez no A.T., que o amor de Deus nunca falha, embora o homem sempre esteja sempre se afastando dele.
Conteúdo
Malaquias é levantado e põe-se ao lado de Neemias naquele momento terrível do povo de Deus. Ele exorta o povo, mas ele é constantemente questionado pelo povo. Começa sua mensagem atacando a irreverência do povo contra Deus, o que no fim explicava em grande parte tudo o que estava acontecendo. A seguir os sacerdotes são duramente reprovados por sua falta de reverência, pelas suas ofertas defeituosas, que os tornavam desprezíveis, bem como suas ofertas. O sacerdócio era relaxado e esquecido da aliança de Levi.
Suas exortações, então, dirigem-se à nação, como um todo, em especial por causa dos divórcios fáceis e casamentos com estrangeiras. O povo não cria mais no justo juízo de Deus e em seu caráter santo e reto, afrouxando na vida moral e invejando os idólatras que prosperavam.
Deus lhes responde assegurando-lhes sua presença, poder e ação. O Messias virá em breve, precedido por um mensageiro, e quando este dia chegar quem poderá resistir à purificadora justiça? Suas repreensões completam-se na advertência quanto à sonegação dos dízimos, e por isto são chamados de ladrões. O AT se encerra com a reafirmação de Malaquias quanto à chegada do ―dia do Senhor‖. Dia de glória e vitória, de governo completo, justo e definitivo do Senhor. O apelo é que voltem à obediência, à observância da lei de Moisés. O sinal mais breve de que tudo isto se cumprirá será o envio de um mensageiro, um preparador de caminhos, um anunciador profético, o qual chegará com o mesmo poder, autoridade, sinais, prodígios e mensagem com que Elias falara a Israel centenas de anos antes.
Conclusão
O tema central de Malaquias é que Deus revelou seu amor por seu povo por meio da história desse mesmo povo. Esse amor revelado tornava o povo responsável por seus atos. O povo devia obedecer ao ensino da lei de Deus (tora) e à pregação dos profetas de Deus.
PARA MAIS ESTUDOS
- Quais as semelhanças entre a situação dos exilados que retornaram a Jerusalém e a dos cristãos de hoje?
- Que ensina Malaquias sobre o compromisso de Deus com seu povo?
- Que ensina Malaquias sobre as responsabilidades do povo de Deus?
- Faça uma comparação entre os pecados destacados em Malaquias e
Neemias.
- O princípio de ―dízimos e ofertas ainda aplica hoje?
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